Jum Nakao fala da semana Viver Design

Jum Nakao e a querida Paula Limena são os curadores da semana Viver Design em São Paulo. A Mostra, que reúne outros cinco núcleos de design (Habitar, Usar, Comunicar, Pensar e Design Sustentável), acontece dia 2/11 e vai até dia 09/11.

Jum Nakao posa para as lentes toscas do FM no Pense Moda 2007

Para a primeira edição da Semana Viver Design São Paulo, a dupla decidiu estabelecer as bases para a construção do pensamento de moda: memória, o novo e o acesso ilimitado do público ao conhecimento específico dessa área de manifestação da cultura que vem sendo tão bem posicionada e reconhecida no mundo todo. Desta forma, 3 grandes eventos já estão inseridos na semana de 2 à 9 de novembro:

1) O evento Casa de Criadores, uma espécie de laboratório de moda em que diversos talentos da moda brasileira são revelados.

2) O desenvolvimento de um projeto em parceria com o núcleo Habitar Design para a criação de um museu de moda internacional.

3) Amostra re(produzir) em que estilistas já reconhecidos criarão um look acompanhado de sua modelagem em papel para exposição e distribuição em lugares acessíveis da cidade de SP, como algumas estações do metrô.

Jum Nakao adiantou que esta última ação já conta com a adesão da maioria dos grandes estilistas brasileiros:

“Assim como na informática temos vários grupos trabalhando com a idéia de software livre, pensamos uma estratégia própria e próxima conceitualmente na moda. Cada estilista foi convidado a conceber um molde de roupa simples para que ele seja distribuído gratuitamente na cidade. Assim as pessoas vão ter um contato diferente com o mundo da moda. Eles passam de consumidores passivos de moda e imagem e começam a perceber o outro lado do nosso meio. Podem perceber a importância do papel do estilista a partir da participação no processo de produção de uma roupa. Vai ser muito interessante ver as interpretações de um mesmo molde por diferentes pessoas. Imaginou uma roupa da Clo Orozco feito de chita?”

Desde que encerrou sua marca no desfile histórico das roupas de papel, Jum tem aderido a uma tática de guerrilha, como ele mesmo defende:

“Depois do desfile das roupas de papel, além do trabalho como artista, venho desenvolvendo uma certa tática de guerrilha na moda brasileira. Fiz uma consultoria para a marca Nutrisport do Bom Retiro e consegui deixar lá uma menina muito talentosa. Isso representa uma mudança de pensamento dentro de uma grande marca de varejo. O Bom Retiro é conhecido pelas suas cópias e mudar isto já é um grande passo. As grandes marcas de varejo deveriam fazer o mesmo. Riachuelo, Marisa, C&A e Renner deveriam investir mais em contratações de jovens designers comprometidos com a criação e menos com a cópia.”

About these ads

2 Comentários

  1. [...] que eu falei sobre a Semana Viver Design? Então, meus queridos Jum Nakao e Paula Limena começam a montagem hoje, em algumas estações do [...]

  2. [...] “Assim como na informática temos vários grupos trabalhando com a idéia de software livre, pensa… [...]


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 43 outros seguidores