PENSE MODA: Bla bla bla blogue!

Fiquei pensando se escreveria sobre a mesa que participei ontem por várias razões. A mais importante é que como estava participando, é muito difícil separar ou me distanciar o suficiente para falar sobre. Porém, como disse no primeiro post sobre o evento, o mais importante dele não é exatamente o que as pessoas dizem ali, mas como isso gera um debate. Ele se caracteriza como um espaço para começar uma reflexão que não se encerra ali, muito pelo contrário.

Para quem não foi, tem no site do evento, os relatos do Luigi Torres. A Alexandra Farah postou vários vídeos sobre o evento no Filme Fashion, incluso da mesa sobre Novas Mídias, que no final foi uma discussão sobre os blogues. Aliás, a própria Ale deveria ter sido convidada, porque é a mais experimental e multimidia de todos.

Na mesa, coordenada pelo Paulo Borges (de longe o melhor mediador de todos), estavam: Fernanda Resende (Oficina de Estilo), Laura Artigas (Moda Pra Ler), Maria Prata (Prataaporter), Victoria Ceridono (Dia de Beuaté) e eu.

O que quero discutir aqui é sobre a definição de blogue, já que uma das polêmicas que foi gerada pela pergunta do Vitor Angelo se a gente considerava o “blog” da Lilian um blog.

A pergunta do Vitor coincidiu com minha primeira fala: “Hoje temos muitos blogues em terceira pessoa, blogues institucionais em que não existe mais uma única pessoa por detrás da informação”. O própio blog LP repercutiu isso na matéria Blog LP é um blog ou não é? (Sorry, mas lá não dá para dar um link direto para a matéria, então use a barra de rolamento).

Polêmica na resposta: uns acham que sim, outros acham que não, pois ele não é feito em primeira pessoa em tempo integral – aliás, essa coisa de escrever em primeira pessoa sempre me parece redundante e egóica“, é o que escreveram lá.

pensemoda

Momento egóico no Pense Moda (foto: Janaína Rosa para o Chic)

Eu sou do time que pensa que é site com arquitetura (em termos de TI) de blog. É preciso ter cuidado com certas colocações simplistas e simplificadoras do debate como “primeira pessoa sempre me parece redundante e egóica”. Nem sempre colocar sua opinião pessoal é egóica.

As pessoas que acessam os blogs estão interessadas numa opinião pessoal, sim. Numa interpretação pessoal do mundo, sim. Afinal, as notícias estão aí para todos, o que diferencia os blogues é que passamos de consumidores de informação para agentes da informação.

Essa é uma das chaves para entender o boom desta ferramenta. Quando acessei o “site” da Lilian, que é como tratamos informalmente, estava interessado naquilo que ela tinha para dizer, porque é uma profissional que respeito e muito, assim como as pessoas que estão por detrás das notícias que são veiculadas lá, como a Rosana e o Glauco, por exemplo. Mas não foi o que aconteceu. A assinatura da Lilian, suas opiniões estão diluídas.

Coloquei na mesa dos blogues do Pense Moda que quando queria saber a opinião da Gloria Kalil, por exemplo, lia o editorial dela. Ela respondeu que nem tudo o que está no Chic ela concorda, mas as matérias são assinadas e elas são co-responsáveis por tudo o que está lá. A minha dúvida agora é: mas tudo tem que ser blog hoje? Ou é apenas uma estratégia de parecer moderno? Qual é o problema em ser um site?

Outro ponto a ser abordado é considerar a participação ativa de quem lê e emite sua opinião sobre o que está lendo.  Eu não sou um “case de sucesso” neste sentido.  Não tenho um alto índice de comentários. Eu comecei em abril de 2007, fiz até agora 850 posts, o que dá uma média de 2 posts por dia. Tenho 3000 comentários aprovados, o que daria uma média de 3 comentários por post, o que não significa muito, comparado as 2500 visitas média por dia.

Porém, como uma visitação crescente e fidelizada, com comentários que recebo com quem encontro por aí, com matérias que escrevi aqui e foram repercutidas até em sites, estar presente nos blogrolls da maioria dos blogues de moda, a quantidade de emails de assessoria de imprensa que recebo sugerindo notas, pedidos de publieditoriais, convites para ir para portais, penso que estou bem na fita (rs).

O que as pessoas que vem aqui estão interessadas, então? Na independência da informação e na forma com que eu coloco meu pensamento sobre moda. Estou errado? Minha última fala foi sobre isso. Tenho um público diretamente interessado em moda. Se eu fosse para um portal teria uma visitação maior? Com certeza. Isso me interessa? Não. E por quê? Seria um monte de gente que não está interessado em moda. Estaria interessado numa nota específica que saiu numa home de um portal.

Por ter trabalhado no UOL, sei muito bem dos “truques” (regras) para se chegar na home. Porém, iria perder exatamente isso o que tenho: gente que está interessada em pensar moda. Por que no mais, é número para agências de publicidade. E eu não publico publipost, não é mesmo?

7 Comentários

  1. Oliveros,

    Me interesso muito por moda, por isso estou sempre aqui. Agora se é blog ou site, não importa, tem que ser bom e o seu é.

    bjos

  2. Não é Verdade

    Também Acho o Mesmo

  3. também acho que não ser blog não tira o mérito de nenhum site – aliás, um não dispensa o outro de jeito nenhum. e o site da lilian é dela anyway, sendo blog (não acho que é) ou assumindo a natureza de site. NÃO É MESMO? =)

  4. Ricardo…. post pra pensar esse seu, hein?
    acho que vou responder por email rss

  5. Oliveros,eu acho que ele (o lilianpacce.com.br) quer assumir essa vibe de blog pq é a midia do momento…eu mesmo (+ uma penca de gente que ficou conhecida na blogosfera) comecei no FF (à convite da Ale Farah)…que era um blog colaborativo e mesmo assim não deixava de ser blog (ela aprovava os posts antes de publicar). No caso da Pacce, que tem um staff pra postar as coisas acho que acaba perdendo um pouco a caracterisitica principal que é a opinião pessoal de quem criou o “bicho”(rs)…mas ela (que começou bem tardia na web) é muito ocupada e não é obrigada (rs,rs) a ficar se matando pra subir posts interessantes pra leitor algum (feito eu por ex,). A Erika Palomino no começo foi meio antipática com o surgimento dos blogs,lembra? Hoje tem seu PaloBlog superpessoal. Enfim,site acabou se tornando (apesar de uma estrutura mais profissa com staff e esquema de redação tipo jornal/revista) uma coisa meio plastificada demais. Eu acho. (Apesar de ser leitor compulsivo de varios,inclusive a Erika).

    A vida (de blogueiro) não é facil.
    Abç, Stuart

  6. adoro quando dizem que se é blog ou site não tem inportância, tanto faz. do emsmo jeito se for revolver ou faca também tanto faz, vai matar mesmo, mas só uma vai cortar a carne, NÃO É MESMO?
    a filosofia grega deve estar se sacudindo na tumba

  7. [...] A discussão continua nos textos interessantes e super inteligentes de Ricardo Oliveros e Jorge Wakabara. Até no Blog da Lilian, minha pergunta gerou muitos [...]


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 43 outros seguidores