Retrospectiva FM: outubro 2008

Sobre o Prêmio Moda Brasil

O júri bem que tentou agradar gregos e troianos, mas vamos combinar que o primeiro prêmio dedicado à moda brasileira deveria ter evitado algumas saias-lápis. Tem gente que ganhou pelo conjunto da obra e não pelo que realizou no último ano, como declarou o Duda Molinos ao receber o troféu de make up. Ou ainda, no chic discurso de Gloria Kalil ao receber seu segundo prêmio da noite por melhor jornalista de moda: “Há mais jornalistas de moda ativas. Acho que ganhei por antiguidade”, além de citar inúmeros nomes de jornalistas.

Sobre Richard Avedon

A modelo Dovima posa com elefantes de circo para Harper’s Bazaar em 1955

Ele começou na Haper´s Bazzar, onde colaborou por 20 anos (1945 a 1965), tendo como seus chefes Carmen Snow, Diana Vreeland, Alexei Brodovich, Henry Wolf, Marvin Israel. Vreeland que não era boba nem nada, levou o fotógrafo para a Vogue quando ela se tornou editora e por lá ele ficou entre 1966 a 1990.

Sobre a performance de Fischerspooner na Bienal

As diferenças entre o que seria um show tradicional de música eletrônica e uma performance artística são realmente muito sutis. A chave para entender a razão deles estarem na Bienal ocorre em certos momentos de distanciamento que Casey promove ao longo da apresentação. É como se a performance ocupasse um delay do show deles.

Foto do ensaio do Fischerspooner (Ulrike Biets)

Sobre a Bienal do Vazio

Mas entre o sentido arquivista chato, pouco popular, dependendo da performance escolhida, ela sim, vai ter um poder maior de manter vivo o contato entre o público e a Bienal. O Fischerspooner foi uma boa mostra disso. O Maurício Iânes e o avaf prometem aquecer este debate até o final.

Sobre a PLAYBOY de novembro

O dia da foto estava um calor de matar. Sim a locação é incrível, mas estávamos preocupados porque era semana do saco-cheio nas faculdades e o lugar estivesse apinhado de gente. A Pedra Grande fica em Atibaia e um lugar onde as pessoas saltam de paraglide e asa delta. Para sorte nossa quase ninguém por lá. O lugar foi escolhido para dar uma sensação de deserto e deu super certo.

Sobre o projeto de Marcelo Roseunbaum para MiCasa

Eu tenho uma profunda admiração pelo trabalho do Roseunbaum pelo compromisso sincero de resgate de questões muito brasileiras na arquitetura e decoração. Brinco que ele está para arquitetura como o Ronaldo Fraga está para moda.

O FM foi cobrir o Novos Criadores de Vitória

O evento organizado pelo Ivan Aguilar e com curadoria do André Hidalgo, aconteceu nos dias 16 e 17 numa antiga fábrica de Juta, conhecida como Fábrica 747, onde acontece a exposição 200 Anos de Indústria no Brasil. A idéia de fazer o desfile nesta exposição foi boa, mesmo porque a moda, como podemos ver na exposição, faz parte da história industrial do país.

Num ano bem movimentado, acabei jurado do HTTPTAGS:

Eu fui um dos jurados do concurso HTTPTAGS. Ontem o Prêmio Sérgio Motta divulgou os vencedores. Foi uma experiência muito interessante ver como as pessoas lidaram com uma curadoria online. Foram 50 trabalhos enviados. Parabéns as queridas Gisele Beiguelman e Renata Motta, que conheço de longa data, pela iniciativa pioneira. Parabéns aos participantes que mostraram bastante empenho para nos mostrar uma outra forma de navegar pela web.

Sobre os 75 anos da Air France

No site da companhia tem todo histórico da Air France com vídeos e fotos, em especial o La Vie a bord, que mistura imagens antigas e atuais e onde podemos ver os famosos uniformes desenhados por Christian Dior, Cristobal Balenciaga e Christian Lacroix:

Sobre o Verão 2009 no hemisfério norte:

Meu querido Alcino Leite, que foi editor do caderno MAIS, no dia 31 de agosto fez um especial de moda deslocado no seu antigo lugar. A entrevista com o pensador Lars Svendsen é exemplar para entendermos certos fenômenos ligados a este mundo. Dia 31 de agosto é a data da publicação, ou seja, um pouco antes da maratona fashion começar. Muito esperto, o Alcino. Afinal, este texto não poderia ser publicado na Revista de Moda, infelizmente.

O novo tecno vento de Chalayan

Sobre o encontro com Alexandre Iódice

Por enquanto, as peças de alfaiataria terão uma grade menor de produção. Mas no próximo inverno, ele adiantou que a moda masculina vai ser toda fotografada antes do desfile. Passos pequenos para evitar grandes tropeções. É como o Sylvain bem colocou, mesmo assim, o papel dele é importante para novos ventos na moda masculina.

Foto da campanha Iódice onde o homem é coadjuvante, mas no futuro a situação pode mudar…

Sobre a onda grooming

Grooming são os cuidados masculinos – só homens – de higiene e beleza”, resume Lula. É claro, que depois ele explica como nasceu o termo. Mesmo que o metrossexual esteja em baixa, suas conquistas para os homens na área da beleza e da higiene continuam em alta.

Sobre os guias de viagem da Louis Vuitton:

A Louis Vuitton, antes de se tornar esse ícone de luxo e riqueza, começou como um fabricante de malas e bolsas. Claro que não eram artigos quaisquer e nem tão pouco seus clientes eram banais. Mas isso você poder ler com calma no site oficial da marca.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário