DOMENICO DE MASI e o novo luxo

O sociólogo Domenico De Masi na sua coluna Nosso Tempo, na revista Época, faz um bom resumo de uma idéia que ele vem trabalhando há anos : : o conceito contemporâneo de luxo. Ele concluiu que os maiores luxos hoje são imateriais: tempo, espaço, autonomia e privacidade, beleza e segurança.

É uma pena que este texto não esteja disponível na internet, mas de qualquer forma, descobri sua entrevista no programa Roda Viva de 21/06/1999, no qual ele fala sobre o assunto. Vale a pena refletir sobre isso.

“Todos deviam começar a pensar sobre o que são os grandes luxos da sociedade contemporânea. O luxo é uma coisa rara. Era um luxo ter uma carruagem quando ninguém a possuía. Hoje, somando tudo, o que é raro? O Tempo é raro. Um número enorme de pessoas (embora a média de vida tenha dobrado em duas gerações e haja instrumentos para economizar o tempo), têm a impressão de nunca ter tempo.

Um segundo luxo é o espaço. Ter espaço. No Brasil o espaço é infinito. Porém há poucos meses, pela primeira vez, a população que vive nas cidades superou os 50% da população mundial. Portanto, tempo, espaço e depois, solidão. Nós precisamos também de momentos de solidão. Precisamos também de momentos de introspecção. E depois segurança. Precisamos viver num ambiente onde possamos sair à noite, passear e admirar a lua de noite, como o sol de dia, com toda a segurança de que isso não nos cause problemas. E depois, autonomia. Aquela autonomia que nos é tolhida pela cidade, nos é tolhida pela empresa, e por toda a burocracia que nos sufoca.

Então, esse luxos, tudo somado são luxos que podemos ter gratuitamente. É preciso educação, uma educação, é obvio, naquele sétimo de vida que o jovem terá de passar no trabalho e naqueles seis sétimos de vida importantíssimos que o jovem passará no chamando tempo livre”.

Anúncios

6 Comentários

  1. Luxxxinho!!!

  2. Chique o espaço virtual, inteligentíssima a questão do luxo… Congrat’s! Não li este texto do Domenico De Masi, mas é mesmo uma ótima reflexão! Me leva a crer que todos nós merecemos mesmo um pouquinho + de luxo ;>

  3. tks pela visita e comment :> tô postando hj uma referência sua, pq acabei de chegar da DasLUX e não poderia deixar de falar deste post!

  4. Errei o finalzinho …rsrs

    E tem gente que acha que leva!

  5. Parece que as pessoas foram treinadas para que tudo isso acontecesse.
    E está acontecendo.
    Mas muita gente não se dá conta disso.
    A vida oferece varios tipos de entretenimento, mas a spessoas não sabe usufruir.
    Porque eles estão preocupados em ganhar dinheiro e mais dinheiro.
    E acaba perdendo as coisas boas que a vida oferece!
    Para essas pessoas, eles, apenas existe!
    Desta vida nada se leva!
    A não ser a vida que leva!
    E tem gente que acha que leva!
    Vivi

  6. Tens a revista com o artigo?
    Poderias escanear a página e me enviar?

    Grata,
    Vanessa


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s