FASHION RIO ::Desfiles externos são necessários ou pílulas douradas?

 

Chega de Paris, porque o circo já está se armando novamente.

Como todo mundo da moda já sabe, saiu o line up do Fashion Rio e já começo com um velho de batido tema: a tortura dos desfiles externos

Segunda-feira de madrugada no horário fashionista, 10 horas da manhã, a Redley desfila no Forte de Copacabana e a Sta Ephigenia no Parque das Ruínas, logo após ao meio dia. Vai atrasar tudo, vai ser aquele inferno denovo denovo.

Sim, são duas locações inacrês, mas fica a pergunta: para quê? Para inglês ver? Já reparam em foto de desfile? É close, meu bem, é close puro. Nem cenário você vê. A maioria das revistas todas querem mostrar roupa. A maioria limpa a foto para melhor editar suas visões, concorda?

As marcas investem tanto em cenários mirabolantes, que podem ser boas para TV, mas logologo viram notícias que perdem importância em pouco tempo. O fotógrafo mais importante de moda, Marcio Madeira, em várias conversas, em Paris, não se lembra de nenhum cenário. Ele se preocupa com a luz e a roupa, mais nada.

Para quem está cobrindo, pode ajudar a entender um pouco mais a idéia central da coleção, pode dar um efeito mais emocionante, porém, vamos combinar, que o que importa, é que a estrela única e absoluta e nosso olhar se dirige para isso: roupa roupa roupa.

Um dos desfiles mais inesquecíveis, as roupas de papel do Jun Nakao, alguém lembra do cenário? Não. As roupas rasgadas, sempre.

Nesta hora, vem sempre alguém dizendo, que “lá fora” (estou adorando usar este termo, de forma irônica, novamente), as maiores marcar sempre tem cenografias lindíssimas, etcetcetc. Pois é, Chanel, Dior, Paris, Milão, tem história de moda. Nós, somos recentes, quase adolescentes no terreno. Temos que afirmar nossa qualidade real e não ficar dourando a pílula de coleções de idéias requentadas vindas de “fora”, sabe como?

Meu sonho de consumo como jornalista de moda? Seria um line up continuo, com cada marca com direito a x números de looks, luz boa e um contínuo… juro!

Tá na hora desta gente bronzeada (ou não) mostrar seu real valor. E sua mercadoria deve ser roupa de qualidade, idéias originais, porque imagem vende, mas o consumidor no fim das contas, quer produto.

Uia, nunca imaginei que escreveria isso um dia… Está aberto o debate.

Confira abaixo o line up do Fashion Rio, de onde você poderá acompanhar o balanço diário do melhor e pior que aconteceu, por aqui mesmo…

03/06 – domingo

16h30 – Coletiva de Imprensa (Marina da Glória)
18h30 – Lilica Ripilica

04/06 – segunda-feira

10h – Redley (Forte de Copacabana)
12h – Sta. Ephigênia (Parque das Ruínas)
16h – Virzi
17h – Mara Mac
18h – Layana Thomaz
19h – Salinas
20h30 – Tessuti
21h30 – Cavendish – Salão Corcovado

05/06 – terça-feira

15h – Têca – Novos designers
16h – Juliana Jabour
18h – Graça Ottoni
19h – Maria Bonita Extra
20h30 – Victor Dzenk
21h30 – Colcci

06/06 – quarta-feira

11h – Sommer (Cine Odeon)
15h – Caroline Rossato, Luciana Galeão e Kylza Ribas – Novos designers
16h – Chiaro
17h – Cantão
18h – Eliza Conde
19h – Márcia Ganem
20h – Lenny
21h30 – TNG

07/06 – quinta-feira

10h30 – Walter Rodrigues (Arquivo Nacional)
14h30 – Rio Moda Hype
16h – Reserva
17h – Animale
18h – DTA
19h – Luiza Bonadiman
20h – Sandpiper
21h30 – Blue Man (Copacabana Palace)

08/06 – sexta-feira

14h30 – Rio Moda Hype
16h – Melk Z-da
17h – Totem
18h – Complexo B
19h – Elisa Chanan
20h – Alessa

Anúncios

11 Comentários

  1. Realmente atrasa tudo os desfiles externos, mas dependendo da locação e do conceito do desfile acho super válido.

  2. Sauuuuuuuuudadesssss de passar aqui, sabia???

    Desde que vim trabalhar com sua amiga Preta Nascimento fiquei fora do ar cibernético, porque respirar moda eu respiro ainda mais agora!!!

    Qto a desfiles externos… ui! Acho uma chatice, viu???
    Cansa a gente, não é???

    Beisous chèrie!

  3. Acho os desfiles externos muito cansativos. Sempre atrasam, demoram e etc. Ta, mas atrasar quase todo desfile atrasa né? HHAHAHAHA. Não, nem sempre. Teve um do Eduardo Suppes, acho que foi de inverno 2005, que não atrasou. Foi muito bom! Você deve lembrar, acho que o nome da coleção era weatherproof … Abs!

  4. Olá querido.
    Por incrível que pareça, estávamos discutindo exatamente isso em minha última palestra na Clube de Estilo. A discussão ficou acalorada, com defensores do clima perfomático nas passarelas e os que acreditam que a moda pode ser mais que lindos cenários.
    Ótimo ler seu texto hoje.
    Meu reino por momentos de criatividade e personalidade.
    bjs

  5. eu gosto de desfiles externos quando eles acontecem em lugares inesperados, que tenham algo especial, em sintonia com a coleção que vai ser apresentada. porque aí vc viaja, entra numa sintonia diferente, até curte mais o desfile.
    a não ser que: vc esteja sob sol abrasador, o local seja muito distante, o desfile demore horas p começar… etc

    mas que complica a logística, complica!

  6. Concordo com a Biti e com você. Desfiles em locações são ótimos para criar tdo um clima diferente na apresentação, mesmo que o cenário não seja o importante. O problema é que sempre dão dor de cabeça pro povo que tem que ficar se deslocando de um lugar para outro. Agora, me lembro que até foi comentado nos encontros da Na Midia que há uma tendência dos desfiles sairem de dentro da Bienal ou da Marina, não é? Ou seja, a gente vai ter que ir se acostumando com isso…rs

  7. vou dar pitaco …
    apesar de não frequantar, nem trabalhar nesses eventos…
    entendo a dificuldade da locomoção, o sol.. Mas acho que o problema está na falta de planejamento e real organização desses desfiles… Entendo que a roupa seja a principal estrela desse espetáculo, é para ser mesmo, mas acho bacana os desfiles externos, sendo ou não uma idéia importada, a verdade é que a cidade é linda, merece ser vista e circulada….
    não deixe de vir no parque das ruínas aqui em santa teresa, o meu bairro querido onde moro..rsrsrsrs
    pq não ? deixa o povo fazer o que quiser, um pouco mais de liberdade, experimentações, há é de haver mais criatividade que seja sustentada por eficiência!!
    tecnicamente.. mas o negócio é o pessoal aqui se organizar e fazer tudo bonito, sem atraso, com profissionalismo e respeito pelo público. vamos colocar os cariocas para trabalhar e se profissionalizar cada vez mais e sempre. O rio agradece.
    bjs!

  8. […] “Tá na hora desta gente bronzeada (ou não) mostrar seu real valor. E sua mercadoria deve ser roupa de qualidade, idéias originais, porque imagem vende, mas o consumidor no fim das contas que produto.” Foi o que o Oliveros postou no blog dele sobre as locações externas propostas no line-up do Fashion Rio. Vale ler o texto todo. […]

  9. […] marca carioca Reserva, no Forte Copacabana, seguido da Santa Ephigenia, no Parque das Ruínas. Leia mais sobre a polêmica sobre desfiles externos, no Fora de […]

  10. Apesar de todo o frescor e a beleza que um cenário pode trazer e te jogar pra dentro de vez da proposta da marca, falta muita coisa ser ajustada… os brasileiros ainda descubrirao o rumo e quando descobrirem um jeitinho próprio será um verdadeiro arraso, um jeitinho para as pessoas não esperarem tanto, para não se stressarem tanto e para ver algo com qualidade tanto no desfile tanto nas roupas a serem apresentadas.
    não que o brasileiro já não arrase, mas falta um pouco de organização, não sei como é no rio ou em sampa mas pelo que vejo aqui [tudo bem que aqui nao tem desfiles fora da sala prevista] têm muitas coisas que ainda deixam-se a desejar.

    bjOx.

  11. profissionalismo, agilidade, respeito.
    produto, produto, produto !
    correria, cansaço, clima, falta de tempo.
    surpresa!
    ambientação é tudo…
    seja pra comer, pra parar um minuto, pra trabalhar !!!!
    se for bom meeesmo, pára tudo em qualquer lugar!


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s