Ronaldo Fraga faz desfile memorável

SEJA NARA!!!

“Nara Leão ajudou a comprovar que um povo cria e constrói sua cultura de vigor e valor como eco do que esteja com ele ocorrendo. E os autores e propagadores dessa cultura são por ele consagrados e aceitos quando possuem, além da qualidade artística, o valor simbólico de representar vivências e sentimentos profundos. Nara Leão representou o sentimento da liberdade neste país, a artística, a política, a existencial. Temos, portanto, deveres de gratidão. Diante de opressão e censura, a manifestação artística é sempre o primeiro brado através do qual a rebeldia se estabelece”. Arthur da Távola

fita.jpg

O encontro hoje de Ronaldo com Nara tem exatamente esta qualidade. Diante de tanta mesmice, de tanta tendencite, de tanta globalização no mundo da moda, quando, além da qualidade técnica inegável do estilista, ele acrescenta valores profundos a um mundo tão banalizado, sinto que a única coisa que posso fazer é simplesmente agradecer este momento de suspensão.

Em suas coleções Fraga fala sempre de um Brasil que não aconteceu, e que por instantes você sente que ainda é possível despertar este gigante adormecido de sua própria natureza.

Retomar o significado da moda na moda não é tarefa fácil. Muitas leituras podem ser feitas dentro da coleção de hoje. Porém o que eu gostaria de destacar é o que está por detrás de cada detalhe, que nada ali é por acaso.

“Nossa, olha que lindo aquele sapatinho-fusca”! Sim, é lindo, mas sabia que e é o mesmo fusquinha azul bebe conversível que Nara dirigia no Rio?

fusca.jpg

“Aquela estampa é uma favela?” Sim, porque uma das músicas mais importantes de protesto contra a ditadura feita por Zé Kéti dizia:
“Daqui do morro
Eu não saio, não
Se não tem água
Eu furo um poço
Se não tem carne
Eu compro um osso
E ponho na sopa
E deixa andar
Fale de mim quem quiser falar
Aqui eu não pago aluguel
Se eu morrer amanhã, seu doutor
Estou pertinho do céu”

favela.jpg

O mesmo céu estampado no último vestido, que nas costas temos o desenho feito no dia 7 de junho de 1989 por Elias Andreato, e que nunca foi mostrado. Andreato quando soube que o mineiro ia fazer uma coleção sobre a Nara, ofereceu o desenho e disse que ele poderia fazer o que bem entender com ele. Foi um luto que só foi desfeito agora, com um pedido explícito Seja Nara.

ceu.jpg

O que é ser Nara?
“Num país que tantas vezes se marca pelo excesso e pelo elogio da extravagância, numa cultura muitas vezes sinuosa e bagulhenta, a elegância de Nara Leão, sua voz limpa e serena, suas idéias tão claras, são uma jóia de inestimável valor, uma exceção exemplar. Atrás da doçura e da meiguice da figura pública, estava uma mulher rigorosa, de uma luminosa radicalidade, que exigia de si mesma e do mundo à sua volta a virtude permanente da verdade.” (Carlos Diegues – O Globo – 10/04/99)

Ronaldo Fraga me contou tudo isso numa conversa no camarim antes do desfile. E contaria para qualquer um que se dispusesse a ir lá perguntar. Pena que no mundo insano da moda online, não dá tempo de parar para conversar.

Felizmente hoje deu. Porque estas conversas que tenho, me dão a falsa impressão, que já pré-parado vou conseguir um certo distanciamento crítico e não me emocionar. E consegui, até que depois do agradecimento, Fraga sobe e canta junto com a Fernanda Takai, a música que Roberto Carlos fez para o Caetano exilado em Londres, “Debaixo dos caracóis do seu cabelo”.

fernanda-e-ronaldo.jpg
Nesta hora me deu “um soluço e a vontade de ficar mais um instante”.

Me desculpem se eu não falei explicitamente sobre a coleção, confio que o povo daqui vai fazer isso, ok?

Fotos: Alexandre Schneider/UOL

4 Comentários

  1. Que bom que neste mundo fashion “absurdinho” tem gente como Ronaldo Fraga.

  2. foi meu melhor desfile nessa temporada, amei! e já sinto saudades da bolha… =)

  3. nossa! não teve quem não saísse de lá com a lágrima pendurada ;*

  4. […] através da moda: Carlos Drummond, Guimarães Rosa, Zuzu Angel, Lupicínio Rodrigues, Tom Zé, Nara Leão, sem contar os universos das costureiras, das […]


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s