Balanço Moda Masculina :: Milão/Verão 2008

A temporada de lançamentos masculinos para o Verão 2008 terminou em Milão com 26 marcas, entre elas, Prada, Jil Sander, Valentino, Emporio Armani. Hoje, já começou Paris. Não vou comentar uma a uma, porque estou, como todos sabem, em fechamento e com desejo de estar lá e não aqui…

emporio-armani-largadao-2.jpg
Emporio Armani: paletó de 1 botão, com silhueta marcada na cintura e calça folgada

De uma forma geral, as primeiras impressões nos levam a crer que se a silhueta slim ainda domina o pedaço, a mais larga e confortável já dá sinais de grande avanço. Como Lula Rodrigues já havia adiantado, é a hora e a vez do paletó de 2 botões, assim como o de 1.

alessandro-2-botoes.jpg
Alessandro Dell’Acqua terno de 2 botões, com silhueta slim

A barra das calças sobem, porque se é verão, o estilo pescador sempre retorna. Até, então nenhuma novidade no front, concorda?

linderberg-curta.jpg
J. Linderberg encurta a barra …

linderberg-bermuda.jpg
… até chegar no meio termo entre a calça e a bermuda

O que chamou atenção é que muitas marcas ensaiam novas formas para esta peça do vestuário, mas pelo visto ainda vai levar alguns milênios para que algum homem (de verdade) queira usar.

emporio-armani-jaid.jpg
Calça jodphur do Emporio Armani

prada-ceroulas.jpg
Ceroulas da Prada

O esporte sofisticado continua firme e forte, como na moda feminina. Enquanto que no Brasil, as sungas continuam largas, na Europa, eles continuam tentando emplacar a versão micro. Própria para Mikonos e Sitges, talvez. Porque na Farme, é gongo certo.

armani-micro.jpg
Micro-sunga do Emporio Armani

A grande novidade é que certos tecidos, próprios do guarda-roupa feminino, como musseline e organza com suas transparências, apareceram bem fortes. Será que Pepeu Gomes, estava certo em dizer que “ser um homem feminino, não fere meu lado masculino?”…

fendi-feminino-2.jpg
Fendi: a maior defensora do estilo feminino/masculino…

alessandro-transp.jpg
… espirrou em Alessandro Dell’Acqua…

dries1.jpg
…e chegou forte em Dries Van Noten

Minha teoria sobre este “fenômeno” tem origem no “efeito Slimane”. O ex-estilista da Dior Homme, que a partir do rock criou a silhueta slim para o público masculino, tinha em grande parte de sua clientela mulheres que adoravam o corte de suas roupas. Se deu certo com a Dior, porque não poderia colar em outras marcas?

jil-sander.jpg
Jil Sander: para lembrar que nem só de transparências vive o feminino no masculino

prada.jpg
Prada: também aderiu de modo delicado ao novo homem, já identificado pelas amigas dos 2 neurônios no seu texto “O homem é a nova mulher”, no Folhateen de 25/06

E dentro deste movimento, as bolsas masculinas vivem seus dias de glória, como bem apontou Hyper Cool. Palavra de Oliveros: Graças a Deus!!!!

bolsao.jpg
Bolsão e tênis da Burberry Prorsum: quero ver quem vai gongar meu tênis de neoprene e minha maxi bolsa de vinil Ivan Aguilar

Para não sairem dizendo por aí que sou tendencioso, que eu gosto destas modernidades todas, meus desfiles preferidos foram os que trouxeram uma moda masculina retrô. Homens elegantes, finos, destes que fazem as mulheres ( e as bees, claro!) suspirarem. Em alguns momentos do SPFW, eu mesmo apostei neste look, como o da Bottega Veneto, com sapato branco de bico fino e tudo.

bottega.jpg

Neste quesito, o desfile de Valentino foi imbatível, trazendo de volta, o que parecia inviável: a volta do jaquetão. E ainda por cima, sapato sem meia, que ficou muito charmoso, concordam???

valentino.jpg

FOTOS DE MARCIO MADEIRA E EQUIPE / STYLE.COM

 

_uacct = “UA-2808271-1”;
urchinTracker();

Anúncios

20 Comentários

  1. É nóis na cobertura masculina! Também gosto dos desfiles com imagem mais clássica, vide Ferragamo, outro bom exemplo. Se bem que o tecnoclássico da Burberry é de matar de bom. E o homem feminino parece mesmo querer emplacar na Europa, mas aqui…ai que tédio. Será que os brazucas finalmente aprendem algo?

  2. Adorei o post! Vou botar link para ele lá no meu!!!
    Ah, e também concordo com sua teoria!!! Mto bem lembrado!!!

  3. […] Paris. Como ainda estou meio jetlegado e dopado dos remédios para dormir, fica a recomendação do post incrível do Oliveros, sobre as principais tendências apresentadas em […]

  4. Boa tarde!!!! Meu nome é Sergio Gomes, moro em Iúna Espirito Santo Brasil,adorei a nova coleção de vocês.
    Vocês estão de parabens, desejo-lhes muito sucesso em 2008.

  5. Nossa! há muita coisa bonita nas passarelas do mundo, mas tambem muita coisa feia e sem sentido. poderiam criar peças que podem ser usadas em qualquer ambiente sem ser exagerado.

  6. Gostei das cores em tom pratas e cinzas e de alguns modelos de ternos, mas, a sunga…realamente não gostei.

  7. […] Na moda isso refletiu com uma moda quase quase retrô, como em Bottega Veneto e Valentino. Tudo no lugar, ternos corretos, sem muitas invencionices. Como comentei no balanço de moda masculina em Milão. […]

  8. Bem, a maioria concordou em ser “tudo igual e muito óbvio…” mas a inovação anda escaça… os estilistas poderosos estão jogando com os “retrôs” que toda crítica fashion diz, o já esperado; “LINDO!” e aí vende…
    As tonalidades estão clássicas e super confortáveis aos olhos, refletem um homem moderno, o cinza é muito estilo da sociedade, da tecnologia… é chic a combinação!
    Quanto à moda das tanguinhas, só mesmo na Farme de Amoedo que pega, porque você nunca vai ver os machões de Ipanema usando…
    Bailarinos vão adorar o tênis neoprene da Burberry Prorsum, segue a linha da dança moderna! Quem sabe a gente vê no próximo espetáculo da Deborah Colker?!
    Um brinde à Valentino, pelo retrô clássico! Pode sempre contar com ele!!!

  9. puxa gostei muito acho que este ano a moda esta mais osada para os homens…..

  10. Pra começo, acho meio irrealista esses desfiles, eles deveriam cair na realidade e se focar na mesma, desfile devia mostrar opções de roupas viaveis, não esse absurdo de desfile de roupas que mais parecem, roupas de fantasia que estava no guarda-roupa uns dez anos atrás

  11. Olá! Sou Pedro, moro no Rio de Janeiro, e “trabalho” como modelo. Achei bem interessante as cores desse ano, mas tbm nao gostei da sunga. Eu, pelo menos, não usaria uma desse modelo na praia ou em qualquer outro lugar. É engraçado ver o ciclo que a moda tem: essas formas, cores, desenhos, tanto pra homem quanto para mulher, tudo isso eh um retorno aos anos 70/80. Acho isso mt legal, nas só pras passarelas, pq pra trazer para a realidade jah é outra coisa..
    ahaha

    VLW!

  12. sinceramente, esse povo é muito sem noção, quem vai ser o irgonimino que vai usar umas roupas estranha como essas no dia a dia…

    fala sério…

    tamos no século 21…

  13. Olá. gostei muito da nova coleção de todos.
    mas concordo que tem coisas que new eu usariia
    por mais que seje ousado.
    Um abraço a todos 😀

  14. gosteii muito.
    ii as pessoas nao vaoo usar isso na ru;.porq estas roupas sao convencional;.;
    eh uma roupa q disperta enteresse nas pessoas ah estarem vendo a coleçao;.

  15. show de bola… demais mesmo =D
    adorei social esporte bem despojado… sapato sem meias demais =)

  16. Simplesmente fabuloso!
    Permita-me que sugira 1 marca relativamente recente que tenho mantido debaixo d’olho, trata-se de Harrys of London. Podem ver a nova coleção em:
    http://www.harrysoflondon.com/
    Parece-me que Martel tem conseguido uma boa dinamica numa marca que se assume como topo de mercado.
    O que acham?
    Abraço,

    Anselmo Machado

  17. nossa, ta um arraso, o esport fino é de mais. E fica bem em todo mundo. gostei dos sapatos brancos de bico fino

  18. puts, nem esse monte de bichas anorexicas usaria isso

  19. oi sou denison dii salvador…
    ameii…os todas as combinações…
    axi mara…

  20. O que eu acho é que a tendência das roupas masculinas devem ficar a cada dia com um toque a mais de feminismo, na verdade os homens também gostam de aparecer e morrem de inveja de certas partes do guarda roupa feminino, só que seu maxismo é maior e eles ficam presos no armário. Os modelos apresentados estão divinamente belos, é disso que o homem em seu interior necessita, coisa da moda, que chamem a atenção, desde que claro que aquilo tenha sido feito for men. As vezes eu entro em sites de moda masculina e feminina e fico buscando unir algumas partes de ambos os lados, na verdade eu sei assim como Pepeu Gomes que meu lado feminino nao fere meu lado masculino.


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s