Moda: – gosto e + cabeça

Gosto todo mundo tem e dizem que não se discute. Para quem gosta de moda e quer se aprofundar no assunto, é preciso mais do que um bom olho, é preciso educar a cabeça. Já reparou como a bibliografia de moda melhorou muito? Como cursos livres se espalharam por aí? Tem para todos os gostos e bolsos.

Vivo repetindo em textos por aí, que Moda é cultura e as reflexões que ela oferece são múltiplas. Como somos adolescentes em termos de moda, então não espere cursos prontos, temos que nós mesmos buscar novas relações. Então, vale a pena investir um pouco para ampliar o conhecimento. Para não se tornar massante o que importa são os seus interesses.

Um começo bem básico é História da Moda. Bons livros não faltam:

historia-da-moda.jpg

Em História da Moda: uma Narrativa, João Braga. Editora: Anhembi Morumbi. O autor segue o percurso da moda ao longo da trajetória humana. E, ao interceptar suas linhas de desenvolvimento e suas múltiplas interações, mostra a moda como mediadora das relações do homem com a sociedade, expressa na roupa que ele veste e interpretada como mercadoria, identidade e comportamento. Vale a pena ler os 4 volumes Reflexões da Moda, do mesmo autor.

terminologia1.jpg

Terminologia do Vestuário, Célia M.J. Anhesini e Fernanda Queiroz. Editora: Escola Senai. Uma espécie de dicionário que traz, em quatro idiomas [português, espanhol, inglês e francês], a tradução de palavras e termos, além de expressões específicas do mundo do vestuário.

historia-do-vestuario.jpg

História do Vestuário, Carl Köhler e Emma von Sichart. Editora Martins Fontes. O livro conta a história e o desenvolvimento do vestuário desde os povos antigos do Mediterrâneo e Ásia Menor, do período teutônico pré-histórico, Idade Média, Renascimento,Barroco, até os séculos 18 e 19.

codigo-do-vestir.jpg

O Código do Vestir – os significados da roupa feminina, Toby Fischer-Mirkin. Editora: Rocco.

O livro faz referência a todos os tipos de roupas femininas, marcas, cores, acessórios, bem como sapatos e chapéus. Para a autora, “a vestimenta com que cobrimos nossos corpos todos os dias está codificada com significados fascinantes, mas, em geral, inexplorados”.

imperio1.jpg

O Império do Efêmero, Gilles Lipovetsky. Editora:Companhia Das Letras.

O autor procura analisar a moda como fenômeno social , suas metamorfoses e conceitos. Inicialmente, aborda a emergência da moda no final da Idade Média, assim como as linhas principais de sua evolução a longo prazo.

moda-do-seculo.jpg

Moda do Século, François Baudot. Editora: Cosac & Naify

O autor francês conta toda a história da moda ao longo do século 20. O livro traz muitas fotos, todos os estilistas e as personalidades importantes, que marcaram todas as décadas e influenciaram a moda e o comportamento do último século.

secxx.jpg

A Moda no Século XX, Maria Rita Moutinho. Editora: Senac

O livro está dividido em oito capítulos, da belle époque aos anos 90. Cada parte traz muitas imagens, entre fotografias e ilustrações – as mais importantes de cada época, além dos principais ícones, como atrizes, cantores e estilistas.

imagem-e-moda-barthes.jpg

Imagem e Moda, Roland Barthes. Editora: Martins Fontes.

O livro “Roland Barthes O sistema da moda”, lançado pela Editora Nacional em 1979, está esgotado, mas a Martins Fontes lançou cinco volumes com textos do autor que estavam dispersos em revistas, jornais e outras publicações. O terceiro volume é Imagem e Moda.

roupa-e-amoda.jpg

A Roupa e a Moda. Uma História concisa, J. Laver. Editora: Companhia das Letras.

Uma visão panorâmica da evolução da moda, espelho fiel das mudanças sociais e culturais.As principais etapas da evolução do vestuário no mundo ocidental, desde a invenção da agulha na pré-história, há cerca de quarenta mil anos, até a revolução do prêt-à-porter e do jeans no século XX.

enciclopedia-da-moda.jpg

Enciclopédia da Moda, G. O’Hara. Editora: Companhia das Letras.

De A a Z, mais de 1300 verbetes detalham a vida e o trabalho dos maiores estilistas e profissionais da moda de todos os tempos. Reedição atualizada e ampliada, acrescida de mais de 100 verbetes sobre a moda brasileira.

secxx.jpg

A Moda do Século XX, Amy De La Haye e Valerie Mendes. Editora Martins Fontes.

Da silhueta em S da virada do século ao bustiê da década de 1990, este levantamento explora todos os desenvolvimentos significativos da moda num século que testemunhou uma preocupação crescente com a aparência pessoal e o vestuário.

dicionario.jpg

A Biti Averbach me alertou e eu tinha mesmo me esquecido. Tem o Dicionário da Moda e Indumentária do Marco Sabino, lançado ano passado, pela Editora Campus. A obra é o resultado de uma pesquisa , onde foram consultadas diversas obras internacionais especializadas além de sites, publicações e revistas nacionais a partir dos anos 40 e que reúne mais de 1300 verbetes sobre mundo da Moda, nacional e internacional.

Cursos Livres

Se você sozinho não consegue, uma boa dica é o curso livre que o João Braga dá na FAAP. São 12 aulas que ele abrange desde a Pré-História até o começo do século XXI.

A segunda dica é procurar cursos livres de Filosofia, porque é a base do pensamento e ajudam a entender o mundo como um todo. Um bom lugar em São Paulo é a Casa do Saber.

Um curso básico de História da Arte também é sempre bem-vindo. Um dos melhores cursos é o de Rodrigo Naves. Procure saber onde ele dá o curso, atualmente, porque antes ele reunia um grupo na sua própria casa.

Outro lugar que tem discutido muito a moda é a Escola São Paulo. O principal foco é a experiência prática de quem ministra as palestras.

Nas minhas andanças na web, descobri um curso que eu queria fazer, mas o horário é de lascar: terças-feiras, das 14 às 17h, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP: Semiótica das Paixões. Abordagem Narrativa e Discursiva, de 14 de agosto a 25 de setembro de 2007.

No dia 25 de setembro, tem o tema que mais me interessa: “Paixões reguladoras das relações sociais (Lótman, 1970), paixões relacionadas à circulação das imagens de si, em sociedade. Reflexão sobre as representações de si e do outro, sobre estereótipos culturais e as relações intersubjetivas a que remetem. Prática social e ação crítica em sociedade”, dado pela Profª Drª Elizabeth Harkot de La Taille

Ficar de olho nos cursos do Pólo de Pensamento, Escola da Cidade, Maria Antonia , MAM, Faculdade Santa Marcelina, IBModa, Senac

10 Comentários

  1. Faltou o Dicionário do Marco Sabino! É bem bacana, ele tem uma cultura de moda incrível, uma memória de elefante e é um fofo: fez um verbete sobre “moi”! rsrsrsrsrsr
    bj

  2. Ótimas dicas! Então, que bom que vc cansou do assunto, eu tbém não tava mais aguentando. Quanto ao Boy George, a noite em si foi bem fraca. A bee não toca nada, a música é chata, aquele lugar é tosco, assim como as pessoas….mas entre amigos a gente se diverte. E tava cheio de amigos. Bjo!

  3. olha… além de performer ele é letrado…. muito bem! beijo grande!!

  4. uau! que lista, não? tipo mini-biblioteca fashion reaty to go!
    adorei! você deiva dar aula, já falei. =)

  5. Listinha de Ricardo Oliveros vale ouro!!! Daqui pra frente, vou ler todos que você indicou e ainda não li… Tnx!!!! 🙂

  6. Tudo muito legal… e fundamental para qualquer início de conversa sobre o assunto, né?
    Mas, se eu puder fazer uma pequena sugestão… Tem um da Diana Crane chamado A moda e seu papel social.
    Vale ler de capa a contracapa, vale ler só o que interessa.
    Muito bom.

    Ótima manhã,

    Regina

  7. Adorei a lista e vou comprar alguns que não li, vou te fazer uma pergunta que fis para a Fê do oficina: pq a Regina , nossa “diaba” preferida não tem uma revista só dela, ia ser o primeiro a assinar, fala com ela vai, quem sabe ela não gosta da idéia??!! Beijos Oli!! rsrsrsr!!

  8. Ricardo,

    Obrigada pela utilidade pública!!!!
    Depois quero as dicas de Paris.

    bjs

  9. é muito palha hehehe

  10. Onde consigo encontrar esse dicionário “terminologia do Vestuário” do Senai ???


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s