A volta do jeans brasileiro?

blue-jeans-colour1.jpg

Pelo menos três grandes marcas brasileiras começaram no jeanswear: Zoomp, Forum e Ellus. Tanto a Zoomp quanto a Ellus para o próximo verão fizeram uma boa aposta no jeans novamente.

Na década de 80 não havia uma pessoa que não desejasse ter uma calça da Zoomp ou da Forum. Reza a lenda, que o corte da calça da Zoomp levantava qualquer bumbum (muito antes da Gang) e as americanas compraram lotes e lotes por causa disso.

Um bom parâmetro de moda, mais do que revistas, são os camelôs e as falsificações. Não estou fazendo apologia da cópia, por favor, só dizendo que se algo vai para o camelô é porque é um mega sucesso popular. Na época você podia encontrar exatamente estas duas marcas como campeãs absolutas de cópias.

Outro bom índice, na época, eram os office-boys. Eles se empenhavam, compravam em prestações, um calça de “grife”, como sinônimo de status. Hoje, status-jeans são as marcas premium como DSquared, Diesel, Jeans Hall, Evisu, entre outras.

E sabem da onde vem os jeans que eles usam? Made in Brazil. Para se ter uma idéia da quantia movimentada no setor, tem uma matéria do ano passado feita pela Flávia Tavares comentando os números de mercado que este setor gera: O país do jeans.

Mas parece que as marcas tomaram juízo e resolveram apresentar seus jeans na passarela. Na década de 90 estas marcas se diversificaram e começaram a investir em outros terrenos, como a mulher chic. Para a Forum deu certo, virou mesmo objeto de desejo de várias mulheres pelo Brasil a fora.

Para a Zoomp nem tanto, porque acabou sendo vendida para o conglomerado italiano HLDC, que deve se tornar em breve a nossa LVMH tupiniquim. Na matéria da contratação de Herchcovitch pela Zoomp, feita por Alcino Leite, o estilista fez uma declaração bem importante:

“Vamos ser especialistas em jeanswear, o que não quer dizer fazer apenas calças jeans, mas criar todo um lifestyle casual. É este o talento histórico da grife”.

É claro que nenhuma destas marcas deixou de fabricar ou investir no jeans, só que as imagens que elas produziram o jeans foi meio deixado de lado, tentando incorporar outros segmentos. Penso, que no final das contas, muito se perdeu neste caminho, porque fomos literalmente invadidos por marcas estrangeiras que fazem sucesso justamente neste segmento, que um dia fomos campeões.

De qualquer forma, para a próxima estação a Zoomp se adiantou, e apresentou um dos jeans mais bonitos, todo lixado com prespontos grandes, que abriu seu desfile com a top Alessandra Ambrósio. Lembra o Verão de 2006, quando a marca trouxe os polêmicos jeans vazados, baseados em moda praia???

08ver_spfw_14_07zoomp_f_002.jpg
Desfile da Zoomp Verão 2008 (Alexandre Schneider/UOL)

A Ellus terminou seu desfile com aquilo que realmente vende no final das contas: um batalhão de modelos com camiseta e jeans. Esta por incrível que pareça foi a passagem mais interessante do desfile, porque foi aí que comecei a pensar nesta volta triunfal do jeans brasileiro.

ellus.jpg
Desfile da Ellus Verão 2008 (foto Charles Naseh/CHIC)

Agora só falta mesmo a Forum voltar aos bons tempos do seu jeanwear também. Vamos aguardar, porque o Tufi Duek nunca dorme no ponto.

Anúncios

10 Comentários

  1. Confesso que sinto até uma nostalgiazinha dessa fase “juntar todos os trocados por um jeans da Zoomp”. Sou a favor desse retorno às origens, pois é justamente no “básico” que essas marcas são únicas.

  2. E boa parte dos jeans lá de fora são feitos com matéria-prima nossa, né? A Santista que o diga…
    Eu prefiro esperar pra ver, essa volta às origens….sei não.

  3. sempre fui fã incondicional dos jeans da zoomp. confesso que até hoje, quando vou comprar um novo, ainda entro na loja e prouro, sem sucesso, por um bom par – mas é impressionante! eu digo “quero a mais básica que tiver”. e lá vem o vendedor com um jeans com os joelhos mais claros e o bolso de swarovskis. “não, moço, a mais básica. básica”. “ahn…” aí ele traz uma bem escura, com a cintura baixíiiissima, e um cintinho grudado na cintura. e eu vou embora, decepcionada e me achando uma anta de ter tentado de novo. juro. por isso fiquei tao feliz com a historia do ale e me declarei toda no blog. mto boas novas!!

  4. Olá, Maria…

    Trabalho com jeanswear a mais ou menos 8 anos…AMO. Sou totalmente apaixonada por tudo o que cerca o assunto…E sempre que vejo o valor de um jeans premium “gringo” penso: “Meu Deus! Mas isso é jeans Vicunha!”

    E, como disse a Dani Varanda logo ai, me questiono pq esses grandes brasileiros do jeanswear não voltam a fazer o que eles sabem fazer de melhor que é o básico???

    Fiquei feliz com seu post!

    Grande Beijo

  5. Aiiiii querido…

    que mancada…mas sei lá pq achei que era dela o blog…Mesmo assim…vale pra vc o comments…muito bom esse post, viu!?!?

    Um grande bjo e desculpe a minha “confusão”

    Danny

  6. […] sexta-feira (ui, não tinha outro dia, não?). Dress-code: Jeans absoluto! É o que comentei aqui, parece que a marca vai mesmo apostar no […]

  7. Meuuuuu, vc tem razão!!! Fui essa semana ao shopping e experimentei pelo menos umas 50 calças jeans da zoomp, sabe o que aconteceu?? não levei nenhuma… sabe pq? não existe mais o termo “jeans básico” para a zoomp, cinturas baixas, cristais e penduricalhos…meu deus!!! o que aconteceu com a zoomp?? sem contar que essa coisa de calça com perna fina só combina com mulheres realmente macérrimas e sem bumbum, pq brasileira tem perna grossa e bumbum grande rsrs… enfim, fui a uma loja da ellus e de primeira achei uma calça que ficou perfeita, acho que a ellus vai passar a perna em muita grife, pq não esquece das mulheres brasileiras rsrs…

    bjus!!!

  8. Nada contra as marcas citadas acima …
    Só q jeans com qualidade e excelente modelagem é
    o jeans da TRITON…
    Essa marca é mãe da poderosa FORUM !!
    Quem seria o pai?
    ..aquele q nunca dorme no ponto..

  9. […] calças de brim Far-West, uma versão do jeans americano. Na década de 80 grandes marcas como a Forum e a Zoomp fizeram sua fama e fortuna graças a esta […]

  10. […] falei aqui sobre o hype dos jeans, não é? Claro que ele já é um clássico do guarda-roupa, mas ficou meio de lado em […]


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s