Bergman e Antonioni por Maurice Legeard

Dois grandes cineastas deram adeus esta semana e como eu não teria escrito melhor mesmo, vale ler o post -tributo Mais que um minuto de silêncio, do Vitor Angelo. Para quem não sabe, o Vitor foi (ou é?) cineasta também. Então ele sabe o que está falando.

Na minha fase adolescente em Santos, eu tive o privilégio de conhecer o Maurice Legeard, criador da Cinemateca de Santos, que ele dirigiu até 1997, ano de sua morte.

maurice_11.jpg

Eu ia lá com a Mariana Paolozzi Servulo da Cunha, uma das pessoas mais importantes da minha vida, que me levou para minha primeira aula de dança, com o Klauss Vianna. Assistíamos aos festivais que o Maurice promovia: Bergman, Neo Realismo italiano, e por aí vai. O acervo dele era incrível, assim como seu mau-humor francês de origem. Mas ele lutou até o fim pela coisa que ele amava na vida: o bom cinema.

As mortes dos 2 cineastas me trouxeram de volta estas 2 pessoas na minha vida, que ajudaram em muito a ser o que sou hoje.

3 Comentários

  1. hahaha….verdade. Existem muito homônimos….Marcelo Gomes maquiador, fotógrafo…

  2. não, eu não fui nem sou cineasta, eu fui estudante de cinema e fiz uns curtas.
    e maurice é um ícone da maior importância no cinema nacional, pena que tão lado B como tudo realmente importa hoje no mundo

  3. Nem tive a chance de conhecer Maurice mas uma amiga minha me contou sobre ele.
    E me lembro bem dela frisar que o mau-humor dele era contagiante, até.

    Coisas de quem sabe das coisas e ama o que faz sem medo das críticas e ele era assim, não se importava porque sabia que era “bom na coisa”.
    Não santista, mas um filho dessa cidade, com certeza!

    Beisous…
    ah, tb te chamei pro Playcenter, tá?
    rs


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

