O Rio de Janeiro que eu amo!!!

O meu segundo endereço é o Rio. Tenho uma família que me “adotou” faz tanto tempo, que nem me lembro o quando. Minha “mãe” Rosa e minha “irmã” Mariana são aquelas pessoas que você ama e vira uma coisa para o resto da vida.

Como toda família, ligo toda a semana, quando dá tempo, fujo correndo para lá. O Natal é obrigatório com elas. Por isso, chamo a cidade maravilhosa, de meu segundo lar.

Um dia, o Facundo (meu amigo + que lindo e sócio do Vegas) me perguntou quais eram os lugares obrigatórios para se conhecer no Rio. Esta tarefa nunca é fácil. Nos tempos de estudante de arquitetura, li um livro do Italo Calvino, Cidades Invisíveis, que é um daqueles que você começa e não larga mais.

Narra as viagens de Marco Polo, e como ele se refere as cidades que visitou com nome de mulheres. Nestas cidades, a gente acaba reconhecendo várias outras que moramos, visitamos, trabalhamos. Uma cidade nunca é uma só. São várias camadas de outras cidades.

De qualquer forma, sugeri um roteirinho, que caso, você não conheça, vale a pena. Como eu digo, tem de um tudo.

Facundo, cariño, aqui vai o que eu acho imperdivel no Rio: ou o que eu lembrei, porque tem tanta coisa….

Urca: um dos bairros mais charmosos do Rio e lá fica a Fortaleza São João: Avenida João Luis Alves, s/n. Visitas marcadas pelo telefone com 2 dias antecedência (tel 2543 3323)

fortal.jpg

Real Gabinete Portugues Leitura Rua Luís Camões, 30 – Centro. Os fashionistas conheceram esta pérola do estilo manoelino no desfile do Walter Rodrigues, inverno 2007. Acabei fazendo uma matéria para o UOL, Real Gabinete Portugues de Leitura encanta público no primeiro dia do Fashion Rio.

Prainha esse passeio só carro. Fica em Grumari e é a praia mais charmosa do Rio, depois dá para ir na Barra de Guaratiba comer na Tia Palmira (Caminho do Souza, 18, Barra Guaratiba) e no Sítio do Burle Marx.

prainha.jpg

Sítio onde Burle Marx viveu os últimos anos de sua vida. Hoje funciona como um grande museu ao ar livre, com seus jardins incríveis, além de sua belíssima casa. Onde: estrada da Barra de Guaratiba, 2.019, Barra de Guaratiba, tel.: (21) 2410-1412

burle.jpg

Casa Niemeyer: casa que Oscar Niemeyer construiu em 1951, no Morro das Canoas, para morar com sua família. A área externa, com a piscina e esculturas em meio a jardins, é linda e uma aula de bom gosto. Onde: estrada das Canoas, 2.310 / de 3ª feira a 6ª feira, das 13:00 às 17:00 horas. Tel.: (21) 3322-3581

canoas.jpg

Saltar de asa-delta da Pedra Bonita. Onde: Morro das Canoas, Pedra Bonita
Com quem: Rui Marra – tel.: (21) 3322-2286 / 9982-5703

50287382dsc_0444.jpg
Foto: Pbase

Pegar o bondinho da Lapa para Santa Teresa: ir de bondinho da Lapa para Santa Teresa é supercool. Você pode apreciar o skyline do centro antigo do Rio. Onde: r. Lélio Gama, s/nº, Metrô Carioca, Lapa. Verificar os horários pelo tel.: (21) 2240-5709

arcosdalapa.jpg

Museu Chácara do Céu instalado na antiga residência de Castro Maya, reúne um acervo discreto e chic de arte moderna e clássica. Não deixe de ver os desenhos de Debret. Onde: r. Murtinho Nobre, 93, Santa Teresa, tel.: (21) 2507-1932

chacara4.jpg
Foto: Nathalia Bernardes

Em alguma hora ir no Garcia e Rodrigues e ficar na parte da frente. Comer um doce, tomar um capuccino. Avenida Ataufo de Paiva, 1251 Leblon. Tel: 3206-4100

É imperdível o Tiramisu da Osteria Dell´Angolo. Rua Paul Redfern, 40 Ipanema – Zona Sul – 2259-3148.

Passar horas comendo sem pressa no Aprazível. Rua Aprazível, 62 Santa Teresa – 2508-9174 e 2507-7334.

O melhor cheesecake do universo e quaisquer doces que vc tiver vontade de experimentar: Kurt. Rua General Urquiza, 117 Leblon – Zona Sul – 2294-0599 e 2512-4943. Os filhos abriram uma outra doceria bem boa The Bakers. Rua Santa Clara, 86b

A querida Flavia Quaresma tem o Carême Bistrô, que é uma experiênca única. Eu sempre falo para ela preparar o que ela quiser, que eu confio. Mas a sobremesa tem que ser a seleção de micro sobremesas de chocolate, de comer ajoelhado. Rua Visconde de Caravelas, 113 Botafogo – Zona Sul – 2537-2274.

Tem os tradicionais:

Cervantes e seus famosos sanduíches com abacaxi. Avenida Prado Júnior, 335 – 2756147 -Copabacana.

Lamas. Rua Marquês de Abrantes, 18 – Flamengo. É de 1874.

Shirley Restaurante na Rua Gustavo Sampaio, 610 lj, tel.: 22751398. Cozinha espanhola, mas o que amo é o suflê de chocolate, não existe igual no mundo. Copacabana.

Nova Capela. Av. Mem de Sá, 96, Lapa, 2252-6228 / 2222-3493. Arroz de polvo, cabrito, tem que ir com mais 2 pessoas no mínimo, porção farta generosa, barato, e tem mais de 100 anos.

No mais, tem os botecos do Arco do Teles, que é um achado. É um portal perto do Paço Imperial, e ai é um quarteirão escondido, lindo lindo.

arco1.jpg
Foto: Laís Orsolon

Procurei sair do óbvio, mas mesmo o óbvio tem que conhecer: Pão de Açucar, Cristo Redentor, etc.

Como eu falei cada um tem a sua Rio de Janeiro, qual é a sua?


5 Comentários

  1. Oliveros,

    Já que vc tocou no assunto do Rio, cadê Niteróiii! Como o nome da cidade diz
    “água escondida” , mas nem tanto! É só fazer um lindo passeio de Barcas, usamos barcos…Rio-Niterói , e a cidade tem fortalezas, praias oceânicas lindas, e o MAC Niterói que é o passeio que todo o povo gringo faz. Mas tem muita coisa, quando quiser explorar estas bandas posso te passar um roteiro bacana…abs, America

  2. Adorei!!! Vc está tão carioca que já pode até ir a praia de sunga ao invés de maiô…… O Condado de Bogary continua aguardando a sua presença.

  3. Eu tenho certeza que já pedi para deletarem a minha foto do Real Gabinete deste blog.
    Não pedi crédito em meu nome. Isso já é direito moral e obrigatório. O Direito Patrimonial da fopto é minha. Crédito é obrigação e não pagamento ou autorização de publicação.

    Não autorizei a publicação da foto aqui.

    Delete a foto no servidor WordPress

    Proibida reprodução sem autorização Cláudio Lara ® Todos os direitos reservados
    Todas as minhas fotos estão sob a Lei do Direito Autoral Nº 9.610, de 19 de Fevereiro De 1998.
    Uso INDEVIDO de imagem é CRIME previsto no código penal – Art. 154-B.

    Claudio Lara

  4. SR CLAUDIO LARA

    Foi sua primeira manifestação para retirar sua foto do blog. E fiz em menos de 1s. Faça bom proveito dela!!!

  5. Você continua hospedando e divulgando a minha foto sem autorização.

    Apagou o link no BLOG, mas deve deletar a imagem no SERVIDOR DO WORLDPRESS – se não sabe fazer – peça ajuda a quem sabe usar o comPUTADOR.

    Na segunda-feira irei iniciar um processo contra você.
    Qualque post com data do dia 5 ou 6 sem a retirada da foto irei interpretar como negação de vontade.

    * Seu 1s de incompetência em apagar a foto já dura dias.

    Proibida reprodução sem autorização Cláudio Lara ® Todos os direitos reservados
    Todas as minhas fotos estão sob a Lei do Direito Autoral Nº 9.610, de 19 de Fevereiro De 1998.
    Uso INDEVIDO de imagem é CRIME previsto no código penal – Art. 154-B.


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

