Roseana Sarney será Ministra da Cultura???

fotolulaeroseana.jpg

Não faz a Lilian Wite Fibe…Tinha uma coisa que eu gostava na Wite Fibe, na época em que ela apresentava o Jornal da Globo, o modo como se referia as fontes, tipo: “ontem conversando com um parlamentar, ele disse que…” e lá vinha bomba.

Pois é, ontem estava jantando com o povo das artes e política cultural, quando alguém falou que a Roseana Sarney estava sendo sondada pelo Lula para ocupar a vaga do Gilberto Gil

Ah! Comecei a fuçar. Quando eu trabalhei na UOL, tinha uma piada interna que era o Prêmio de Jornalismo Investigativo. Uma pauta chegava e a gente tinha que destrinchar e correr atrás dos fatos. Jornalismo, nhé?

Como sabem, eu não sou jornalista, tenho aprendido tudo na prática, na marra e um cem números de foras. Antes de me formar e tirar o título de mestre em Arquitetura, tinha feito 2 anos e meio de Jornalismo, mas abandonei para fazer Teatro e Dança na Unicamp (outro dos cursos que deixei no meio do caminho). Então, tudo é meio empírico, nada científico.

Voltando a história da investigação. Quando eu cobri a Bienal de São Paulo, fiz uma rápida entrevista com o Gilberto Gil nas vésperas dele ser re-impossado como Ministro da Cultura. Não senti muita firmeza na vontade do cantor de passar mais 4 ano no cargo. De qualquer forma, ele continuou.

Como trabalhei muito tempo com artes plásticas, Lei Rouanet, projetos, fui um crítico da gestão gilbertiana, porque não vi ali uma política cultural sendo articulada. Quem viu, por favor, m diga. É sempre aquela lenga-lenga da dificuldade de obter verbas públicas para o setor, que num país em vias de desenvolvimento é importante resolver as questões de educação, saúde e segurança, etc etc.

O que aconteceu é que vamos vivendo das relações com o setor privado, o que nem sempre é saudável para a cultura de um país.

A possível indicação da senadora Roseana Sarney não me dá nenhuma esperança que o quadro mude. Ela concorreu ano passado ao Governo do Maranhão debaixo de várias denúncias e perdeu para Jackson Lago. Lula fez vários comícios junto de Roseana. Foi meu primeiro indício da possibilidade que ela poderia a próxima ministra: a proximidade com Lula.

Os meandros da política são muito sofisticados para minha cabecinha oca oca oca e fútil, como vocês sabem. Todavia, têm coisas desde a primeira eleição do Lula, que não consigo engolir. O acordo com ACM, o caso do José Dirceu, os escândalos e embroglios que ele se meteu e sempre repetindo que não sabia de nada.

Eu digo e posso dizer, porque fui um quase militante do PT nos tempos de adolescente, trabalhei na campanha da Telma em Santos, fui estagiário do gabinete do Celso Daniel em Santo André, na área de meio ambiente, meu primeiro emprego foi na prefeitura de Santos, na administração do David Capistrano, votei no Lula lá longe, comemorei e acreditei. Ou seja, quase um petista de carteirinha. Minha auto-crítica e crítica é que nunca me permitiram me filiar a nenhum partido.

Depois de tudo, provavelmente seria um daqueles que vaiaram o Lula na abertura do Pan.

Bom, ontem fui dar um googada para ver em que pé estão as relações entre a senadora e o Ministério da Cultura e vejo que são mais antigas que eu imaginava. Desde 2001, ela vem participando do “debate” cultural, como li no próprio site do Ministério, sobre as leis de incentivo, por exemplo.

Ou seja, não seria nenhum absurdo a indicação dela. Absurdo em termos políticos, que fique bem claro.

Outra notícia deste jantar de ontem, foi a volta de Edmar Cid Ferreira. Ele estaria de volta a ativa e já estava querendo investir em artes novamente. O que me deixou com outra pulga na orelha. Sabiam que a Marcia e o Edmar foram os padrinhos de casamento de Roseana Sarney e Jorge Murad, e vice-e-versa, como está no perfil do ex-banqueiro feito pela Isto É?

Se Gilberto Gil não tinha política cultural, a que vem por aí, se confirmar este cenário, não vai ser nada fácil.

Quero deixar claro, que tudo são conjecturas, suposições, ok? Isto é blog de moda e arte, e fico preocupado com os destinos culturais do meu país. E espero que certas coisas não se repitam.E não acharem que aqui é um lugar só de futilidades e inutilidades.

3 Comentários

  1. Ai, nem consigo imaginar o que a Roseana tem a ver com a cultura… mas enfim… quem sabe…;)

  2. nooossa, que mêda, agonia!
    bj
    mari

  3. finalmente li sua matéria investigativa.
    muito bem oliveros, aos poucos vc pega o jeito, tá quase uma Wite Fibe dus infernus!!!!


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

