Carmela Gross apresenta Casa na Raquel Arnaud

Tem dias em São Paulo que muita gente fica dividido com tanta coisa boa para se fazer. É o caso de terça (14): Rogério Canella, na Vermelho; File, que teve abertura hoje para convidados e amanhã começa a extensa/intensa programação de arte eletrônica.

Não tive tempo de comentar, mas abriu semana passada a exposição de Carmela Gross, no Gabinete Raquel Arnaud. Eu amo os trabalhos luminosos das artista.

acasa_11.jpg

Doutora, porque ela é orientadora na USP de vários artistas/pesquisadores, incluso, a Dora Longo Bahia. Eu tomei contato com o trabalho da Carmela Gross, na época em que eu trabalhava na Base7. Eu era produtor executivo e curador-assistente em uma das exposições de abertura do Museu Oscar Niemeyer em Curitiba. A exposição principal tinha curadoria de Lisette Lagnado e Aguinaldo Farias.

Carmela apresentava uma obra que era composta de vários lençóis que tinham que ser molhados todos os dias. Para quem é produtor, ter que cuidar de uma obra todos os dias, é um pesadelo sem fim. Tinha uma monitora que era encarregada de regar os tais lençóis da Carmela.

Mais tarde, em Imagética, também em Curitba, mais uma vez, eu misturava o crachá de produtor e curador. Selecionamos (eu, Ribenboim, Eduardo Brandão e Ricardo Rezende) 72 artistas-pesquisadores. Cada curador era encarregado de uma parte dos artistas.

Ricardo Rezende era o curador da Carmela Gross. Entre as obras selecionadas da artista, estava o emblemático, O Fotógrafo. A Marta Bogéa, que fez o projeto expositivo da última Bienal de São Paulo, era a responsável pelo espaço expositivo da Imagética.

Nós curadores, além de selecionarmos as obras, éramos encarregados de entregar as dimensões de todas as obras, para que a arquiteta pudesse conceber o espaço expositivo. O Rezende entregou as dimensões da sala para a obra da Carmela.

Na montagem tensa (pouca mão de obra e muita obra para colocar em pé), chega a Carmela para montar a obra. Eu era produtor também, e ela chega para mim e diz: “Nesta sala não cabe a obra”. Eu mostro a ficha técnica com as dimensões. Ela só responde: “Estas são as dimensões da obra, não da sala”.

Andei, andei, andei pelo imenso Galpão, para procurar uma solução. Não é fácil, mudar uma obra imensa como aquela, com outras tantas, em um projeto que foi concebido um mês antes. Achei um lugar incrível, perto da escada, mudei outras tantas para a sala original da Carmela, e chamei-a para mostrar a solução.

Graças, ela amou o lugar. Além do Fotógrafo estar solto no espaço, ainda poderia ser visto da escada, numa posição privilegiada.

uma-casa-1-net.jpg

Da mesma “família” desta obra, agora a artista apresenta a instalação Uma Casa. O trabalho é formado por um conjunto de 22 tripés de bateria que sustentam lâmpadas tubulares rosas. Cada lâmpada tem uma certa inclinação, uma certa altura o conjunto forma um desenho luminoso no ar que pode ser designado com uma palavra – casa…

As linhas de luzes demarcam os contornos das paredes, do piso e do telhado. Os apoios são frágeis, o equilíbrio é instável faz com que esta casa flutue no vazio. A obra remete à idéia de trânsito entre o atelier da artista e a galeria.

uma-casa-7-net.jpg

Um objeto múltiplo, Outra Casa, completará a exposição. Será o primeiro exemplar de uma série limitada de dez.

Além da instalação, a exposição apresentará três projeções também inéditas, documentários da produção e montagem de três trabalhos, realizados respectivamente em Moscou, Valencia e São Paulo:

AURORA: Bienal de Moscou, fevereiro a março de 2007;
SUL: A primeira registra sua instalação por ocasião da mostra Encontro de dois mares: Bienal de São Paulo– Valencia, de março a junho de 2007; a segunda documenta a mesma instalação montada no Instituto Tomie Ohtake, novembro – dezembro de 2006;

Exposição Carmela Gross
Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 15h.
Gabinete de Arte Raquel Arnaud
Rua Arthur Azevedo, 401 ● CEP 05404-010 ● São Paulo ● SP.
Fone: 11 3083-6322 ●
www.raquelarnaud.com

1 Comentário

  1. oii vc pode me dar o seu otkut obrigada bjssss


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s