Casa de Criadores I:: Walério é destaque com seu carnaval couture

No primeiro dia de desfiles de Inverno 2008, não adianta, o que todo mundo quer ver é Walério Araújo. Misto de glamour & nonsense, ele está em casa quando o assunto é carnaval. E ele não fez por menos, não atravessou no samba, como dizem quando uma escola passa bem na avenida.

Desta vez ele teve 3 top models literalmente como destaques: Michele Provenci, Eliana Weirich e a queridinha de John Galliano, Viviane Orth. Paulo Martinez fez o styling e contribuiu para a construção de um enredo onde o clima de carnaval meio anos 40, foi sendo inteligentemente diluído, dando lugar aos manabus (penas) acinzentadas que cobriam casaco, saia e uma pantalona absurda, até chegar no couro metalizado surpreendente.

Zé Pedro produz uma trilha que mistura batidas eletrônicas com marchinhas de carnaval e sambas tradicionais, destes que a gente canta de cor, que dão o tom exato para as imagens sempre impactantes do estilista, que torna o conjunto do desfile único e original.

O brilho dos cristais que ele aplica em forma de biquinis de passistas de escola de samba sobre vestidos pretos tem este ar de couture irônica, e ganha seu ápice na entrada incrível de Eliana Weirich, um misto de modelo e rainha da bateria fashion, síntese do espírito da coleção.

Os cristais vão cedendo espaço para o couro hipermetalizado de colorido vibrante, que chega até parecer brocado em certas horas. E quem dá vida ao modelo justo-justíssimo tomara-que-caia? Viviane Orth, com direito a catwalk tipo exportação:

Assim como Galliano, sempre esperamos pela entrada na passarela de Walério, impecável no salto alto. Ele se superou: entrou sambando com as rainhas da bateria da Vai Vai e de Águia de Ouro.

Lembram que o Judy Blame falou no Pense Moda sobre valorizar a cultura que o Brasil tem? É isso.

Só um porém, que a Carol Vasone comentou e eu concordo: o desfile do Walério Araújo é muito bom para encerrar a Casa de Criadores, porque ele tem este espírito para cima, que quando a gente está cobrindo precisa. Ou seja, sabemos que o line up é desigual, mas quando termina com algo vibrante, temos a impressão que valeu a pena estar ali, senão cria um anti climax.

O Paulo Borges sabe muito bem disso. Sempre escolhe algo com frescor e vigor para encerrar, como o histórico desfile da Cavalera, sobre a Realeza do Brasil. O desfile era lindo e quando saímos da sala, uma chuva de papel picado tomou conta do prédio da Bienal.

Eu entendo a posição do André Hidalgo, hoje, por conta da abertura da exposição de 10 anos da Casa de Criadores, muita gente ia bater cartão e bateu. Por um lado, ele garantiu de vez, uma boa impressão de todos presentes, mesmo pesando o atraso e problemas técnicos, como a apresentação do coletivo Tudi Confusi. Por outro, vamos ver até o terceiro dia, como estarão os ânimos. Mas isto é para outro post, ok?

Anúncios

3 Comentários

  1. […] E não sou o único que acha isso. Ricardo Oliveros, do Fora de Moda, já escreveu: “Misto de glamour & nonsense, ele está em casa quando o assunto é carnaval. E ele não fez por menos, não atravessou no samba, como dizem quando uma escola passa bem na avenida. (…) Lembram que o Judy Blame falou sobre valorizar a cultura que o Brasil tem? É isso.”  LEIA MAIS AQUI. […]

  2. tipo cobertura power-phoda. o jornalismo de moda brasiliano precisa de mais ricardos oliveros. =P

  3. Ricardo, sem querer pressionar mas já pressionando, mas kd a cobertura do dia 02? rsrsrsrsrs

    Desculpa, mas to curiosa demais (geminiana, já viu, rs) para saber o que vc achou do segundo dia, to precisada de uma segunda opinião e confio na sua!

    Particularmente, foi meu dia preferido de Casa dos Criadores desde que eu me lembro. Por inúmeros motivos.

    bjs


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s