Prêmio Chic 2007 de blogue de moda vai para…

Como todo mundo já sabe, o Prêmio Chic 2007 fez uma lista bacana de blogues de moda. De acordo com o Jorge Wakabara, em post no Oficina de Estilo, diz que o critério foi atualização constante), não ser de estilista (a lista ficaria mega mil vezes maior).

Com flairplay e verdade, Maria Prata escreveu sobre a importância dos blogues hoje. As meninas do Oficina de Estilo sentiram falta de alguns blogues na lista, assim como a não indicação do Pense Moda, que concordo, foi um dos grandes momentos que a gente teve em 2007.

Toda premiação é assim, não tem jeito. A intenção deste post é destacar a qualidade de alguns blogues indicados. Não de todos, é claro, mas saibam que estar lá, já é muito bom. Claro, que ganhar é ótimo, mas já pararam para pensar que este conjunto todo é que fez a diferença?

Moda masculina sempre é relegada a um segundo plano, mas 2 blogues indicados se dedicam a pensar moda masculina: Homempontocom do Lula Rodrigues e C´est hypercool do Sylvain Justum. O primeiro traz verdadeiras aulas sobre a evolução do vestuário masculino, além da cobertura dos principais desfiles pelo mundo afora. Como o próprio nome diz, o segundo é para lá de cool. Eu adoro porque é uma visão masculina sobre moda masculina, feita com propriedade e informação. Se ele próprio não gostar, qual homem usaria, então? Ele é sempre um bom parâmetro. Moderno na medida certa.

O que é legal nesta lista é que jornalistas consagrados estão lado a lado com gente nova. Com muita estrada e um humor sempre afiado, Mario Mendes concorre com o Grão Mongol. Ele não tem papas na língua, e é dono de um texto de tirar o chapéu, cheio de referências cruzadas. Biti Averbach também está nesta tribo, com seu Moda Sem Frescura.

Não posso dizer que são veteranos, mas três indicados são da linha mais de 30: Alexandra Farah, Vitor Angelo e Stuart Lima. Farah descobriu seu filão com Filme Fashion, Vitor Angelo mistura humor e estabelece relações ímpares sobre moda. Conheço pouco o Stuart Lima, mas me impressiona o modo como ele vê a moda e expressa suas opiniões.

Jovens e talentosos. Uma nova geração de jornalismo de moda está despontando por aí. Luigi Torres, Glauco Sabino, Laura Artigas, Rebeca de Moraes, estão na casa dos 20 e tantos anos e revitalizam nosso modo de ver a moda. Eles são o futuro, sabem o que está acontecendo e têm a linguagem certa para a maioria que lê blogues.

E por último: Oficina de Estilo. Elas não são jornalistas, mas estão entre os blogues mais bombados. Sabe porquê? Elas falam o que todo mundo que não é do mundo da moda, quer saber no final das contas: depois de tantos desfiles, tanta informação, o que sobra de fato? O que fica bem? O que dá para usar? Moda para vida real é o lema da Fe e da Cris, do Oficina de Estilo.

É isso. Moda é plural, moda é diversidade. A lista prova que as diferentes visões do mundo da moda é que fazem ela ser o que é. Na hora de votar leve isso em conta. Suas afinidades, seus interesses. E independente do prêmio, continue a acessar todos eles. A gente agradece!

9 Comentários

  1. Hey! Valeu pelas simpáticas palavras. Concordo super que todo mundo que tá lá é vitorioso, pelo simples fato de que foi por causa do surgimento de todos os blogs novos num curto espaço de tempo que se jogou luz sobre essa nova forma de pensar e expressar moda no Brasil. No fundo, nesta edição do prêmio, pouco importa quem vai ganhar. Bjs!

  2. Nooossa! Amei o post. Se eu tivesse lido antes acho que teria reformulado minha postura, claro.
    Mas… não me arrependo do que fiz, embora eu tenha mesmo ficado na dúvida.

    Ah, fiz um post sobre sua entrevista com o Vitor no meu Blog, pq só agora que fui ler… e a-m-e-i!

    http://thesatisfashion.blogspot.com/2007/12/atrasado-sim-mas-o-que-vale-inteno.html

    Beisousssssssssssssss

  3. EEE Super obrigado! E concordo com o Sylvain, pouco importa quem vai ganhar. O que importa de verdade, é que estamos nessa todos juntos, correndo atrás para levar o modo como a gente vê, pensa, fala e entende moda aqui no Brasil p/ frente!!

    Beijos!

  4. ai, hoje eu to super chorosa. mini-lagriminha por causa do seu texto, bonito do começo ao fim (outra lagriminha).

  5. Querido Ricardo.Tks pelo elogio (entendi como elogio,of course). Minha visão de moda é reflexo de meu prazer pela leitura,pelo comportamento social e suas variações e por ser amante dos prazeres da vida.Não sou tão novo (32) e acho que isso é superpositivo pois acompanhei o boom da moda brazuca desde o inicio…muito antes da era internet.Acredito que fui aguçando minha visão atrávés dos meus ícones de moda. Regina Guerreiro antes que qualquer outra pessoa ou estilista.Seu texto sempre afiado cheio de referências historicas e culturais,seus editoriais fascinantes e seu know-how de jornalismo de moda.Mais pencas de livros,Vogues,Bazaar,L’Officiel,Collezione,etc,etc,livros,fillmes e sei lá…um monte de coisas.
    Não sou jornalista por profissão.E é justamente esse descompromisso que me faz querer dividir com todo mundo o que vejo,acho e conheço.Não faço do meu blog uma usina de novidades. Muitas vezes prefiro dividir com meus leitores (fiéis,eles…) coisas que ajudaram a moda à crescer e ser o que ela é hoje.
    Obrigado pela citação carinhosa e estamos aí. (acho que vc vai ganhar…)
    Abraçosssssssssssss

  6. garanto q votar no melhor blog de moda foi mais difícil q votar em melhor disco do ano!!! todos são excelentes!!

    além desses q citaram senti muita falta dos blogs do romeu, menino-prodígio http://the1988.blogspot.com http://umagmag.blogspot.com

  7. Ai Ricardo posso falar?

    To com medo! Hoje os blogues são, na minha modesta opinião, a melhor forma de atualização sobre moda. Estava lendo faz pouco no prataaporter sobre o assunto. Concordo mais com a Maria Prata do que gostaria.

    Penso que a “mainstreamização” dos blogues é inevitável e até um pouco tardia comparada com a velocidade com que absorvemos outras coisinhas, como as redes de relacionamento. Mas também sinto muito, tornar-se mainstream implica uma responsabilidade que muitas vezes não é bem aproveitada e acaba prejudicando a “crueza” das informações. É isso que busco nos blogs, informação crua e descompromissada (no sentido bom de descompromisso). E é isso que sinto que tenho aqui.

    Minhas aflições à parte, parabéns pela indicação. Reconhecimento é bom e todo mundo gosta. E é merecido. Peso isso de coração.

    bjs

    Ps: Dia do neologismo bravo e horroroso. Uso tantas palavras por dia que as vezes me sinto sem palavras corretas para me expressar, rs.

  8. […] Estilo! É a primeira vez que a gente tem prêmio pra blog de moda aqui no BR, mega importante! O Fora de Moda já postou mil razões pra que cada um dos indicados a melhor blog de 2007 levasse o pr…, e o post em si é reconhecimento do que todo esse grupo tem de mais legal pra oferecer – e pra […]

  9. Super obrigado pelos elogios, Ricardo! Bjos


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

