spBAFOw I: Saia-lápis das Assessorias

oliverosmacacao.jpg
Por favor, sabe onde é meu lugar? (Foto: Sergio Caddah/Vogue)

Agora que acabou a cobertura oficial, podemos voltar a velha forma de sempre. Contar coisas que não deu tempo, histórias hilárias. Bafo foi a palavra que voltou com tudo. Quais os maiores Bafos da temporada?

SAIA-LÁPIS DAS ASSESSORIAS

Eu tenho várias amigas-assessoras que eu adoro. Não vou enumerar, elas sabem quem são, nossa relação não depende da moda. Ao contrário do Rio de Janeiro, fui muito bem sentado, muito bem tratado, salvo pequenas incidentes de praxe.

O mapeamento é a dor de cabeça maior das assessoras semanas antes de começar todo o evento. Alice Ferraz, que tem o maior número de marcas no SPFW, disse que é a única coisa que tira o sono dela. “Pior é quando tem celebridade. Num desfile que tinha a Gisele Bündchen fui até agredida por um cinegrafista. Este ano fizemos a Raia de Goye somente para jornalistas. Esta deveria ser a prioridades das marcas, a imprensa”.

Mas esta temporada foi marcada por várias notas que começavam com os problemas de sitting. Na Folha, teve até a nota sobre o desfile da Animale, que a Vivi Whiteman não conseguiu ver o desfile. Eu estava do lado dela, na Fila B, perto de uma coluna que dava para ver menos de 1 metro de passarela e na frente uma câmera de TV, que tampava o resto da visão. Reclamei e me colocaram num lugar melhor. Ela ficou quieta, e deu no que deu. Leia aqui.

No UOL, a matéria síntese foi do desfile da Colcci, onde a editora de moda, Carol Vasone foi colocada na 14a fila!!! Ela mesmo relata o bafo . Aliás, a Carol, que cobre desfiles em Paris, tem seu texto super elogiado por vários estilistas, sempre enfrenta problemas de mapeamento. Cada matéria dela tem 1 milhão de views, mais do que qualquer edição de revista, sabia?

Dá para sair daí? Não

Muita gente enfrentou problemas na hora de sentar, incluso gente very very important com a Helena Campos (Elle), que em pelo menos 3 desfiles ficamos juntos esperando nosso lugar, a Silvana Holzmeister (L´Officiel) quase que não assistiu a um desfile porque não estava mapeada!!!

Pior de tudo, é você estar sentado, ter que levantar para fazer uma matéria e quando voltava, já tinha gente sentada lá. Num desfile o Alcino foi colocado no meu lugar e noutro o Supla (!). Nesta hora, a saia-lapis fica muito mais justa ainda.

O pior aconteceu no desfile da Ellus. Depois descobri que muita gente já tinha passado por isso. Você é colocado pela marca e pela assessoria num lugar, que no caso, era da imprensa internacional. A mesma menina de sempre, vinha gritando com você, dizendo que tinha que sair dali imediatamente.

Respondi em alto e bom som: “I´m from Vogue Kuala Lumpur, do you know what I a mean? Se eu tiver que sair daqui, kiridjinha, é direto para casa!” Gritar é demais. Parece que a gente está ali dando o truque. As queridíssimas Paula Vargas e a Tubi Schiavetti tentaram contornar a situação, mas falei que não tinha jeito. Depois de sentado, não iria levantar. A menina teve que me engolir em seco, ali mesmo.

Rir é o melhor antídoto

No dia seguinte, na entrada da Priscilla Daurolt resolvi me divertir com a situação. Me coloquei na porta, junto da Gisele Najjar, e fiz o papel da assessoria. Sabia todas as respostas de cor: Eu recebi convite para fila B, mas vou assistir no lugar de fulana. Resposta: O lugar da fulana é dela, no caso de ausência, a assessoria se reserva no direito de substituir de acordo com os interesses da marca. Sinto muito. Espere um pouco que vamos resolver seu problema da melhor maneira possível.

Najjar se divertia muito, dizendo que eu deveria trabalhar na assessoria ano na próxima temporada!!!

Qual o truque para entrar?

Na coluna ÚLTIMO GRITO também abordei o assunto, e perguntei qual era a desculpa mais esfarrapada que o povo escuta para entrar no evento, nos lounges e nos desfiles.

Ser da família Paulo Borges é a campeã. Vir de outro estado e dizer que esqueceu o convite em casa, também. Mas o apelo maior é tentar seduzir o segurança. Dizem que esta foi a temporada que mais decotes foram mostrados aos MIB comandada pelo Fabio Estrela, como brincamos com o chefe da segurança do SPFW, há mais de 10 anos.

Agora, todos foram unânimes em afirmar que se a pessoa estiver bem vestida, for discreta, educada, evitar horários de pico, ela acaba entrando pelo menos nos lounges.

8 Comentários

  1. EU SOU da família do paulo boooooooorges!

  2. ai, q vergonha essas assessoras de imprensa histéricas, queimam mais ainda o filme da classe. rss

  3. Nossa, nem me fala… no meu primeiro dia de assessoria no SPFW eu fui para a porta receber a imprensa internacional, em uma época que só a Jéssica do Fashion Files,TV sei lá vinha. Ganhei um bolo enorme de convites e (cabaça!) fiquei parada na porta com eles na mão. Quase fui atacada.

    Nisso quando tudo era mais civilizado. Se fosse hoje não ia sobrar nem minha roupa! rs

  4. É, eu sofri o mesmo que vc e não gritei, e foi a msma história, na Osklen. Me sentaram na imprensa internacional e depois uma outra veio bem brava dizendo que ali não era meu lugar. Me retirei da sala.
    Ou a Press Pass se situa ou vai ser passada para trás.
    Quanto a Alice Ferraz, ela tem minha resposta na minha coluna de domingo na Revista da Folha.

  5. […] 1, 2008 · No Comments Teve muito bafo com as assessorias, o Oliveros escreveu bem sobre alguns momentos difíceis dessa relação conturbada entre jornalistas e assessores. Eu […]

  6. adorei seu texto. Ótimo você encarnar o assessor por um desfile. Usei um radinho o tempo todo no SPFW. Muita gente me confundia com assessora e chegava gritando por um lugar. Quem me abordou dessa maneira, claro, se encaixa na categoria “parente do Paulo Borges” e “jornalista de outro estado que perdeu o convite”.

  7. TUPINIQUIM…É ISSO…LASTIMÁVEL…BOICOTE – BOI-CORTE

  8. […] da Maitê Markowski da Index e ficamos rindo, lembrando de uma frase que eu disse no SPFW, naquele bafo das assessorias: sou da Vogue Kuala Lumpur! Então já pirei, […]


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

