Meu reencontro com sapateira de luxo Raouda Assaf

Aos amigos de ontem, hoje e sempre!

raolda.jpg

Toca o telefone e uma amiga que estudou arquitetura comigo quer me encontrar. A última vez que eu a vi, estava indo para o Egito estudar árabe e nunca mais nos vimos. Como o mundo é pequeno, amigos em comum nos colocaram em contato novamente. Ela não sabia que eu havia me tornado jornalista de moda e eu não tinha idéia que Raouda Assaf era uma sapateira de luxo e que estava voltando ao Brasil para comercializar sua marca.

Juro que tentei fazer uma entrevista, afinal não é todo dia que você conhece alguém que pertence ao British Council of Fashion. Não foi possível. Tantas histórias para contar, tantos anos e caminhos que percorremos para chegar até um café nos Jardins.

Como acontece com os amigos queridos, o tempo não passa. Era como se os mais de 10 anos tivessem passado num instante, e a mesma intimidade se instaura e no fundo somos os mesmos daqueles tempos das pranchetas em Santos. A única diferença é que da Arquitetura sobrou um pensamento que nunca vai nos largar: a idéia do projeto.

Ao contrário dos nossos colegas arquitetos, os “prédios” da Raouda são sapatos e os meus são textos. Atrás de cada uma destas novas “habitações”, os mesmos desejos e traços que nos impeliam a preencher folhas em branco.

Depois do Egito, ela ainda foi parar em Melbourne e começou seu namoro com o design de sapatos. Mudou-se para Londres, cursou moda na Universidade de Londres e se estabeleceu por lá. Suas criações podem ser encontradas nos Estados Unidos, Europa, e no mercado luxuoso de Dubai.

Por várias razões voltou para o Brasil, dividindo seu tempo e espaço aqui e em Londres, além de outras cidades mundo afora, porque ela de fato é uma cidadã do mundo. Começou a produzir em Novo Hamburgo, porque os preços que seus sapatos feitos na Itália chegariam muito caros por estas bandas. Impostos, taxas…

A representação comercial de sua marca ficou a cargo da Conceito Showroom, da mineiríssima Roberta Tolentino, que tive o imenso prazer de conhecer no mesmo dia, na Gabriel Monteiro da Silva. Descobri que ela está mudando para um espaço bem maior logo em breve!

Aproveitei para dar uma olhada, é claro, na coleção da Raouda. Sim, são incríveis. Mas será que opinião de amigo conta? Disse para a Roberta que se gostamos dos amigos, por extensão gostamos daquilo que eles fazem. Ela me deu o catálogo que foi fotografado pelo Jacques Dequeker, com stylist do Juliano Pessoa, responsáveis pela linda imagem deste post.

Suas criações vão parar na próxima novela das oito da Globo e ela começou a planejar sua linha masculina. Agora ela está buscando uma assessoria de imprensa no Brasil. Quem se candidata?

6 Comentários

  1. Dizem que o mundo é pequeno pode ser. Redondo com certeza.
    Saí pelo mundo e as pessoas que mais fazem sentido estão aqui no mesmo lugar onde comecei minha busca.

    Esse momento de minha vida está sendo mágico, o reencontro com as pessoas de minha vida.
    Ricardo Oliveros, um artista sensível na essência. É assim que me lembro dele, nos corredores da faculdade de arquitetura e de nossas conversas pra lá de especiais desde aquela época.

    Duas imagens não saem de minha mente, um desfile de moda de um amigo nosso numa danceteria em Santos. Ele entrando triunfal pela passarela, flutuando mesmo. Forte, seguro, num outfit que apenas ele, pode sustentar. Um luxo só, aplausos de todos nós, fãs incondicionais.

    Outro momento, mercado mundo mix, tempos depois. A música marroquina entrando pelos nossos poros e a melhor surpresa que alguém pode ter. Esse mesmo amigo dançando, ao som daquela música, me fazendo acreditar, ser uma dança apenas em minha homenagem.

    Tudo isso esteve presente todos esses anos e ficou latente quando o encontrei num desses cafés dos Jardins mais de 10 anos depois, ele com sua volta ao mundo em ricas criações e eu com minha simples busca.

    Foi um encontro de dois amigos que apenas deixaram de se ver num período de suas vidas, para no momento seguinte estarem novamente juntos, serem apenas como sempre foram.
    Um momento cheio de confidências, cheio de emoção e admiração. Ele o artista multimídia mostrando e sendo reconhecido pelo seu talento, se descobrindo… se reinventando…. Eu criando um universo novo, para o que os outros chamam de sapato.
    Delicioso…
    Ricardo eu agora te descobri de novo e não deixarei mais de observar o seu talento. O que está, e estará fazendo pelo futuro.
    Um beijo
    Raouda

  2. …que linda carta Raouda, quanta sensibilidade, o mundo precisa é disso…demonstrar sem medo…parabéns.

  3. […] Meu reencontro com sapateira de luxo Raouda Assaf […]

  4. Que ótimo este reencontro… fico feliz por vc!!! Parabéns pelo reencontro… espero que possam curtir muito.

  5. Querido Ricardo,

    Não tem como negar…´nossa` noite foi muito agradável.

    Muitíssimo obrigada pela sua visita, também adorei conhecê-lo, é sempre muito bom conversar com pessoas inteligentes, cultas e de bem com a vida.

    Prometo que da próxima vez, o receberei com o tradicional ´angu com picadinho`!!!

    Volte sempre que quiser….

    Um beijo,

    Roberta Tolentino.

  6. querido Ricky,

    seu texto é comovente e descreve exatamente (ou quase) o que seria um reecontro meu e de Raouda.
    da última vez em que a vi, chovia muito, estávamos em São Vicente, num restaurante, numa tarde de Sexta (acho) e ela trazia a nossa Lolita Zaya Amaro – que n=vinha de Barcelona para uma visita rápida. Tomamos, Lolita e eu, uma quatro ou cinco garrafas de vinho. Raouda? Só água!
    Mande meu beijo pra ela. Quem sabe ela não que abrir “um lozinha em santuz”?
    Noves fora, tenho acompanhado vc no “Fora de Moda” – excelente, feito sempre!
    SUCESSO, MEU MANO-PADIN-QUERIDO!
    baccios e sôdadi muintchia!
    olavo


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

