SCMC 1: Prévia dos desfiles

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Orla da praia do Balneário Camboriú

No aeroporto já o primeiro rosto conhecido: Adriane Hagedorn do Chic, que sempre é uma ótima companhia em coberturas. Já nos trombamos em n backstages das semanas de moda e como a nova geração faz, divide as informações e troca idéias.

No avião encontramos o Mario Queiroz, que desde o começo do projeto faz a orientação dos estudantes no desenvolvimento das coleções. Na sexta tinha sido o aniversário dele, então ele estava bem embalado para a última parte do Santa Catarina Moda Contemporânea: a apresentação das coleções que foram desenvolvidas nos últimos 6 meses.

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Lobby do hotel Marambaia que foi um cassino. Não é incrível???

Aproveitamos, eu e Adriane para começar a aprofundar nossos conhecimentos sobre a história toda. Como é uma parceria muito rara entre as escolas de moda e as empresas do setor, ele fala com muita animação, o que claro, contagia a gente. O que eu não esperava é encontrar vários empresários realmente empolgados e envolvidos com a idéia.

Resumindo, alunos são escolhidos nos diversos cursos de moda e design do Estado, para que dentro da empresa, sejam desenvolvidas coleções conceituais, usando toda a estrutura que cada uma oferece. A idéia partiu do Cristiano Berger, da Tecnoblu, empresa que fabrica etiquetas e do Carlos Ferreirinha, que é quem criou este modelo e funciona com uma ponte entre as escolas e os empresários.

Durante o ano várias atividades são desenvolvidas. Eles trazem gente de fora para palestras e workshops mensais e todo mundo envolvido pode participar. Existem também os encontros entre os empresários para troca de experiências entre si. E tem esta última parte que é a apresentação das coleções. O que se quer é desenvolver um design catarinense.

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O aniversariante Mario Queiroz que ia receber seu grande presente dali há pouco

No almoço de hoje, conhecemos e conversamos com vários empresários. A questão que a maioria levanta é que eles tem um pólo muito desenvolvido de produção e até agora não tem nenhum grande nome de destaque na área. Ou seja, eles estão colaborando na formação de futuros talentos que façam a diferença no cenário brasileiro.

Sempre percebi o potencial têxtil de SC, e perguntei por que o design não era desenvolvido nas empresas que conta com um investimento tecnológico de ponta. Fico feliz por elas terem entendido que a arte e o design significam o diferencial“, revela Berger

Foi interessante notar como este projeto atinge de fato a cultura dentro das empresas. Jaison Bogo que tem a Maré Cheia, uma private label que desenvolve produtos para várias marcas brasileiras fez um dos relatos mais apaixonados de todos. Contou como que este projeto acabou modificando até a atitude dos seus funcionários: “Eles estão mais fashion, mudamos o uniforme deles, e muitos agora buscam novos horizontes dentro da empresa, por causa deste evento

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Reparem na cara de felicidade verdadeira do Jaison Bogo

Carlos Tavares D’ Amaral, Diretor Admnistrativo da Hering, disse que a continuidade do projeto também é importante: “A coleção que vocês vão ver hoje é a mais próxima do produto que a nossa empresa oferece“. Ele também contou sobre o reposicionamento que a marca vêm investindo nos últimos anos, que o consumidor final percebe com uma linha mais extensa de produtos e nas flagships da marca, como a de São Paulo e Rio de Janeiro.

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Carlos D’ Amaral vestia a camisa de sua empresa: uma Hering, claro!

A Hoepcke, com 94 anos de mercado, é uma das mais antigas fornecedoras de bordados, e que continua investindo em tecnologia para continuar atendendo a demanda de estilistas do Brasil. Silvia Hoepcke também é uma entusiasta do SCMC: “Sempre estamos buscando soluções para os pedidos que nos chegam de diferentes estilistas. Mas a relação que estabelecemos com os estudantes é muito bem-vinda porque estamos colaborando com a formação de uma nova geração. Além do mais, os encontros entre os empresários também fortalece nossa posição como um pólo de moda“.

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Dona Silvia explicando sobre a relação dos alunos com sua empresa que daqui há pouco vai fazer 100 anos!

Durante o almoço, ficou claro que entre eles realmente as relações são muito mais informais do que em outros lugares. O que me deixou mais curioso para ver o que estes jovens estudantes aprenderam na realidade. Literalmente.

FORA DE MODA VIAJA A CONVITE DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO

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10 Comentários

  1. Temos muito orgulho em dizer que também somos catarinenses e de Balneário Camboriú. Somos a primeira confecção Brasileira especializada na linha CLubwear no Brasil. Ponto para SC!
    http://www.kula.com.br

  2. […] sejam desenvolvidas coleções conceituais, usando toda a estrutura que cada uma oferece” (daqui). Não é […]

  3. tipo invejinha branca…. vc viajando com a fofa da Dri e o prof. Mario (vicio de ex aluna, para sempe vou chamar ele de professor)

  4. Adorei o post. Fez boa viagem?
    beijos e ótima semana

  5. […] Essa informalidade na relação aproxima as pessoas. Quando perguntei sobre como faríamos a coletiva de imprensa com os jornalistas, os empresários preferiram conversar de maneira informal durante um almoço oferecido para a imprensa. Foi ótimo, agradável e, com certeza, os jornalistas saíram com muita mais informações interessantes. Dá uma olhada na cobertura do almoço no post do Ricardo Oliveros.   […]

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  7. Sergio da Kula porque você não procura os promotores do evento e não participa do SCMC??? A experiêcnia vale a pena!!!

  8. […] que o povo gostou mais Qual o seu figurino preferido do OSCAR 2008?SCMC 1: Prévia dos desfilesTom Ford aparece (de novo) nu em revistaSCMC 5 :: Maré Cheia indica ótimo caminho para o […]

  9. […] começo deste ano fui convidado pela Patricia Lima, da Catarina Comunicação, para cobrir o Santa Catarina Moda Contemporânea, uma iniciativa incrível das empresas catarinenses para desenvolver o design local, em parceria […]

  10. […] em 13 Maio , 2008 Você acompanhou por aqui meus pensamentos sobre a Nova Geografia da Moda, a cobertura do SCMC e do Santa Catarina Mostra Moda Jeans, pois bem, agora saiu (finalmente!!!) a matéria que fiz […]


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