SCMC 15 :: A excelência da Hoepcke em tempos de hype da renda

Num post bem nonsense aqui no Fora de Moda comentei sobre o desfile da Prada e o recente hype do uso da renda que começou com Marc Jacobs na sua coleção de Primavera/Verão 2008 e no Inverno 2009 de Christopher Kane. Então, a quase centenária Hoepcke especialista na área está com tudo.

Mesmo com toda a histeria que deve provocar no mundo fashion, vamos combinar que não é fácil fazer uma coleção toda feita só com renda. Portanto o desafio dos estudantes da Udesc era bem grande. Ao optar por volumes mais complicados e arquitetônicos eles conseguiram momentos de grande impacto no desfile, especialmente no look de abertura e no modelo que fechou a apresentação.

A coleção foi inspirada em Leonardo Da Vinci, e o modelo de abertura deve estar mais liagado aos vestidos renascentistas do que exatamente ao um modelo de helicóptero criado pelo gênio italiano. Anyway, causou sensação este modelo:

hoep.jpg

Mas não seria de todo mal ter se inspirado no modelo voador de Da Vinci, não é mesmo? As formas helicoidais dariam uma bom modelo conceitual, concordam?

leonardo.jpg

O look de encerramento é muito interessante pela sobreposição de vários tipos de renda com um efeito degradé:

hoep2.jpg

Não foi toda a coleção que os alunos conseguiram a mesma força. Mas vale a pena ver como eles resolvem em alguns momentos o uso da renda com efeito estampa de pois soltos no vestido:

hoep3.jpg

Ou na modelagem arquitetônica desta roupa em que as grandes pregas saem do corpete:

hoep4.jpg

Só com esta amostra os alunos já teriam tirado nota dez, porque conseguiram tirar um partido complicado com a renda, sem ter que apelar para a Prada, Marc Jacobs e que com certeza, vai render muita cópia por aí.

A coleção foi desenvolvida Sany Cristiane Poelking, Bianca Valente, Daiane Toledo e Letícia Waldow da UDESC.

Vale a pena ler abaixo os comentários da Cristiane e da Bianca sobre a coleção!

5 Comentários

  1. Parabéns!!!!
    Aos estudantes e ao blog!!!
    Está lindo!!!

  2. Muito legal o degrade de renda… de bom gosto!

  3. Olá, Ricardo.
    Obrigada pela observação. Foi realmente um grande desafio e um grande aprendizado trabalhar com renda! Tentamos aliar as múltiplas faces de Da Vinci à história da Hoepcke, reproduzindo as antigas rendas e bordados que compõem a história da empresa. Somos: Sany Cristiane Poelking, Bianca Valente, Daiane Toledo e Letícia Waldow.
    A propósito, o primeiro look faz referência aos estudos de Da Vinci para igrejas, cuja maquete está no Museo di Storia della Scienza, em Florença. Mas valeu a menção ao helicóptero!

  4. Ricardo Oliveros

    Sou Bianca Valente, uma das criadoras do desfile da Hoepcke, fiquei feliz com a sua opnião sobre o nosso trabalho. O look de encerramento foi muito difícil de executar, afinal foram mais de 600 recortes de rendas para conseguir fazer o efeito degradê utilizando todos os bordados do desfile. O que nos traz satisfação é ver o resultado e o apoio das pessoas. Obrigada a você por estar cobrindo o nosso trabalho e divulgando isso de uma maneira tão positiva.

  5. Olá, Ricardo Oliveros!
    Tenho certeza que as meninas fizeram um excelente trabalho. Eu sou o professor da UDESC que coordenou e orientou o projeto. Em minha opinião, elas foram vencedoras, tanto no desafio criativo quanto na execução dos trajes. A Hoepcke fez muito bem seu trabalho na confecção dos tecidos. Mas, os trajes foram confeccionados todos por elas. Auxiliei em todas as etapas que cabia a minha função e a professora Eliana em pequenas outras partes de finalização. Não é fácil fazer toda uma coleção temática explorando cerca de 7 tipos de bordados apenas com variações de cores e tecidos e, sem repetir modelos. Obgdo pelos comentários, eles nos permitem refletir… e ao mesmo tempo encorajam a fazermos o nosso trabalho cada vez melhor.


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s