Hussein Chalayan é novo diretor criativo da Puma

Vitor Angelo deve estar pulando de alegria! Fã confesso de Hussein Chalayan vai ser a oportunidade que ele esperava para ter um Chalayan, pelo menos indiretamente. A contratação do estilista pela Puma foi anunciada hoje em Paris, um dia depois do desfile do estilista.

A Puma já teve linhas desenhadas por Jil Sander:
jill-01.jpgjilsander.jpg

Alexander McQueen:

mac.jpgmac2.jpg

Philippe Starck:

starckpuma.jpgstarckpuma2.jpg

Mas é a primeira vez que contrata um estilista para criar roupas esportivas até looks casuais, junto com com a equipe de criação da Puma.

Quando fui fazer a matéria de tênis para Revista de Moda da Folha fiz uma pesquisa sobre todas as marcas importantes, para rechear o texto. A história mais incrível foi o da Puma. Em 1945, os irmãos Adi e Rudolf Dassler romperam a sociedade na fábrica de tênis que funcionava na lavanderia da mãe, na cidade alemã de Herzongenaurach. Adi criou a Adidas e Rudolf fez a Puma.

cur_the_dasslers.jpg À esq. Adi e à direita Rudi Dassler

Na pequena cidade alemã, a cidade era dividida ao meio. Um colocou seu negócio na margem esquerda do rio Aurach e outro, na direita. No cemitério local, os túmulos dos irmãos também estão afastados. “A cidade dividia-se entre os dois grupos, uns não podiam casar com outros, freqüentavam restaurantes diferentes”, relata Bárbara Smit, autora de “Invasão de Campo”, livro que conta a histórica briga.

pumafabrica.jpgadidas.jpg

O motivo de separação dos irmãos Dassler? Adi recusou-se a acatar as orientações do nazismo de Hitler, nos anos 1930. Rudi colaborou, fez campanha política, foi a guerra e até chegou a ser julgado depois dos combates. Reza a lenda, que Rudi tentou seduzir a mulher de Adi…

De qualquer forma, até hoje as duas marcas disputam a liderança no mercado europeu. A briga parece que vai continuar indo bem longe!

Anúncios

3 Comentários

  1. Gente, incrível mesmo essa história!
    Acho que vai ser bacana acompanhar o trabalho dele na grife. Outro dia já achei super interessante ver o desdobramento de seu estilo em sua linha de, neste post do Style Bubble, quanto mais agora em uma marca esportiva!

  2. Ops, era “linha de difusão” e o link é: http://stylebubble.typepad.com/style_bubble/2008/02/cha-cha-chalaya.html
    🙂

  3. […] ver as camisas que vão sair… Saiu no Football Shirt Culture (confiram também o belo post doFora de Moda sobre ele)Compare Preços de: Diadora, Arsenal, Real Madrid no Buscapé. Acompanhe […]


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s