Focus Têxtil mostra suas inspirações para o Verão Masculino ’09

Numa entrevista que ainda vai sair na L´Officiel com o João Pimenta ele dizia: “Os tecidos para moda masculina não fogem de um padrão. Temos tecidos de camisaria que são lisos, listrados, xadrezes. Vez ou outra aparece um floral. Para se ter uma nova roupa masculina, precisamos de novos tecidos, mais pesquisa e ousadia têxtil também“.

No caso de estilistas que firmam parcerias é possível que uma têxtil desenvolva um tecido especial para uma coleção. Mas ele estava falando de um modo geral. Neste ano, como viram, estou bastante atento aos lançamentos de matérias-primas, de processos, porque isso me ajuda a aprofundar sobre a moda como um todo.

A Focus Têxtil fez seus lançamentos de verão 09 semana passada no Anhembi. Eu não pude conferir in loco, então pedi o favor para o Thiago Mateus da Ativa mandar o material para mim. Mas não achem que eu fiquei copiando release não. Fui pesquisar as referências para entender o que se tratava, viu?

Eles trabalharam com 3 temas Hi Life, Pleasure e Psychodelic. Lembremos que a pesquisa que realizam serve tanto internamente, quanto ajudam as confecções a visualizar o produto e terem uma idéia do “espírito” da coleção de tecidos.

O neto de Gianni Anelli, Lapo Elkann, herdeiro da Fiat, eleito três anos consecutivos pela Vanity Fair como um dos homens mais bem vestidos do mundo e morou no Brasil quando tinha 5 anos de idade, é o ícone do tema Hi Life. Escolha bem ousada porque os looks de Elkann fogem dos padrões atuais da moda masculina e ele sempre aparece com ternos inusitados e detalhes diferenciados.

francasozzaniemalbertaferrettielapoelkann.jpglapo-elkann-mario-testino-vogue-usa.jpg
Dois momentos Vogue de Elkann: com Francesca Sozzani e no editorial com clicks de Mario Testino para a edição americana.

lapo.jpglapo_2.jpg
De padrão xadrez ao lado de Lauren Hutton e com o paletó de smoking usado informalmente

A outra aposta dentro deste segmento são os anos 70, na linha Os Embalos de Sábado à Noite. Não resisti e ecnontrei este medley com as cenas dos filmes. Tony Manero já usava sua biker de couro no final dos anos 70, como podem conferir na cena inicial do filme:

Surpresa que a equipe de estilo da Focus aposta em paletós de abotoamento mais alto com 4 botões e de comprimento mais curto, para serem usados com bermudas. O golfe é a referência para esta linha. O conjunto Duran Duran também aparece na lista. As cores aparecem em tons pastéis, com destaque para o azul e o cinza. As estampas retrôs como o geométrico 70, motivos náuticos, flores tropicais e art-decô estão presentes. Eu como adorava o conjunto dos anos 80, selecionei o clip Rio, nada mais verão, não é mesmo???

A linha casual é representada pelo tema Pleasure e o conforto é a palavra chave. Paletós desestruturados, calças soltas e leves, regatas com bolsos cangurus e hoodies. A cropped, mais longa que uma bermuda e mais curta que uma calça, para o mais jovens é uma aposta, que já há dois anos aparece nas passarelas, mas ainda não ganhou as ruas. Ao contrário, as bermudas cargo já viraram um clássico do guarda-roupa masculino. Outra tendência adotada pela maioria dos estilistas é a influência do esportivo na alfaiataria.

yohji.jpgadamkimel.jpgbotega.jpg
No Men.Style na matéria Blue Planet podemos encontrar várias referências do estilo Hi-Life

Na pesquisa para o Verão 09 eles detectaram um desejo de cores vibrantes e estampas hipnóticas, que eles denominaram Psychodelic, inspiradas na Pop Art de Peter Max, mesma referência que apareceu no Bureau Santista.

peter_max_flower_blossom_lady.jpg

A pintura clássica japonesa, Nihonga, estilo que se desenvolveu como um resultado da introdução da estética ocidental no Japão na segunda metade do século 19, é uma outra vertente deste desejo fashion do homem contemporâneo.

k5_20.jpgk5_44.jpg

Vale também o doodle, nome dado aos traços usados por grafiteiros como Madsaki, que ficou conhecido por seu tênis desenvolvido para Vans, uma linha de carteiras desenhadas para a Jam Home Made, como escreveu Lucas Penido, em seu blog HypeBR e a camiseta para Unotre.

vansmi1.jpgwallet2.jpg309606487_cfc0b78211.jpg

Hoje na coluna do Alcino Leite ele faz menção a uma pesquisa feita em oito países pelo instituto Risc e divulgada no salão Première Vision, em Paris, revela que em dez anos um em cada dois homens se interessará fortemente por roupas. Então, é preciso se preparar desde já, para este boom futuro, ok?

4 Comentários

  1. se sobrar algum jabá da Vans lembre do seu amigo aqui!

  2. Belo post. Agora, cá entre nós, o Lapo Elkann é um belo de um cafona, nénão? Afff…

  3. Oi, sempre acompanho o “Fora de Moda” que bom saber que isso é recíproco! Forte abraço!

  4. ola como vai

    eu sou sarah e meu sonho é ser modelo mais sejja da vomtade de deus beijos de sarah e um brade abraço para todo voceis………..


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s