SC MOSTRA MODA JEANS 1: História do Jeans

Cada um se prepara como pode e quer. Como estou cobrindo o SC Mostra Moda Jeans, nada melhor do que saber um pouco mais sobre ele, não é mesmo?

levis.jpg
Obra de Caroline Calvin com 32 calças jeans que ela usou e transformou numa alusão à pintura japonesa

Todo mundo acha que o jeans nasceu nos Estados Unidos pelas mãos de Levi-Strauss, não é? Quase, o tecido pop por excelência surgiu em Nimes. Na verdade uma sarja (serge em francês) com trama bem fechada, pesada e com alguma flexibilidade. É da cidade que o termo denin surgiu, corruptela de De Nimes. O tecido foi usado pelos marinheiros de Genova, que em francês é Gêne, de onde segundo alguns autores, veio o nome Jeans, que só foi usado em 1940 nos Estados Unidos.

Agora, honra seja feita ao Levi-Strauss porque ele pegou esta sarja e foi o primeiro a transformar muito próximo do que conhecemos hoje. Ele era imigrante da Alemanha Levi Strauss e junto com o alfaiate Jacob Davis, da Letônia, resolveram transformar em roupa a lona que era usada na cobertura de barracas. Segundo o livro Dicionário da Moda, de Marco Sabino, foi assim que nasceram as primeiras calças jeans – que no início foram adotadas pelos mineradores do Oeste americano e eram de cor marrom.

new1_09_2007.jpg
Pintura de Pasquale Lecreux

O alemão teve a idéia de tingir esta lona com uma planta chamada Indigus, que dava uma coloração meio esverdeada e depois com a ação da luz, ela ficava azul. Surgiu o Indigo Blue, como ficou mundialmente conhecido. Como a lona era pesada, eles também lavavam o tecido a pedra para amaciá-lo, o processo chamado de stone washed.

O boom do jeans aconteceu na década de 50 quando astros como Marlon Brando, James Dean e Marylin Monroe invadiram as telas de cinemas com elas. Nesta época marcas como a Lee, Wrangler e a própria Levi´s eram seus únicos fabricantes. Depois a história todo mundo sabe, ele virou um uniforme em quase todo mundo. Depois vieram as grandes marcas que fizeram sua fama, como Calvin Klein.

look-2.jpg
Look 2 de Rafael Assef apresentado na exposição Viés (2005)

No Brasil, a São Paulo Alpargatas foi a pioneira a fabricar as chamadas calças de brim Far-West, uma versão do jeans americano. Na década de 80 grandes marcas como a Forum e a Zoomp fizeram sua fama e fortuna graças a esta peça.

LEIA MAIS:

A Patricia Lima, da Catarina Comunicações, grande responsável pela minha ida para os eventos de Balneário Camboriú, teve a mesma idéia de homenagem ao Jeans, só que o post dela é muito mais completo: História do Jeans Parte 1, e de quebra ainda tem um vídeo sobre os processos de lavagem do jeans!

Jeans, haja história!
A história do Jeans

História do Jeans
Bureau Santista faz apresentação das inspirações para Verão 2009

Anúncios

4 Comentários

  1. vou tentar ir no ultimo dia!

  2. Abalou na materia amiga………..bjs de Amsterdam
    Zozo

  3. Na verdade o primeiro jeans fabrigado no Brasil foi a calça Rancheiro, produzido pela Loja AB de São Paulo. Isto foi em 1945, 10 anos antes da Far-West da Alpargatas. No link abaixo você vai encontrar uma imagem de um anuncio da época.

  4. Merci d’avoir choisi une de mes oeuvres, si vous voulez voir d’autres peintures, allez visiter mon site !!

    A bientôt Pasquale Lecreux


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s