SC MOSTRA MODA JEANS: Gesoni Pawlick e Cavalera são destaques do primeiro dia

O primeiro dia do SC Mostra Moda Jeans trouxe duas boas surpresas, o estilista com mais de 30 anos de alta-costura Gesoni Pawlick e, claro, o desfile da Cavalera. Também desfilaram os alunos que concorrem ao Concurso Canatiba Mostra Novos Talentos e a marca Desideiro.

expo2.jpgexpo2.jpg

Pawlick tem seus looks desfilados na edição passada exibidos na entrada do evento, quando aceitou o “desafio” de trabalhar o jeans na linguagem couture. O resultado é muitíssimo interessante, lembrando os melhores momentos de Samuel Cirnansck quando resolve explorar sua técnica em denim.

A comparação com o Cirnansck não é somente estética. Ambos estilistas são autodidatas, não cursaram moda. No caso de Pawlick, nem existiam cursos há 30 anos atrás. Reza a lenda por aqui que ele era muito pobre e um dia sentado nas escadarias do Teatro Municipal ficou encantado com as roupas que as mulheres exibiam e pediu para trabalhar na área de figurinos do teatro.

Depois, começou a fazer roupas de festas, e hoje tem sua “maison” e é super querido pelas poderosas catarinenses, principalmente as noivas e madrinhas. Tanto que, como no desfile anterior, ele termina com o tradicional modelo casório, como nos desfiles de couture em Paris, numa versão cinza desfilado de modo digamos um pouco dramático demais por Giane Albertoni. Lembram que o Samuel na sua coleção de Inverno, inspirada na Inglaterra, encerra com sua Lady Di no dia D com o Príncipe Charles?

pawlick.jpg

Agora, mais seguro com o uso jeans e suas possibilidades volta com mais ousadia ainda. Cortes impecáveis, pregas incríveis, caimento perfeito em looks de muito glamour. Durante o desfile, fiquei pensando que não importa tanto a roupa em si, se aquilo é usável ou não, se existe alguma dondoca hiper moderna que trocaria o tafetá pelo jeans, numa festa black tie, mas o que ele mostra é uma interessante pesquisa dentro do segmento do jeanswear, que as marcas tradicionais do setor deveriam olhar com atenção, para inspirá-las a saírem do arroz-e-feijão básico do dia-a-dia.

O outro lado da Cavalera

A Cavalera apresentou uma linha mais comercial, chamada Avante, que segundo Erica Resende, que represetou por aqui, a equipe de estilo da marca paulistana, já estava presente no histórico desfile no Rio Tiête, só que sem as peças conceituais e as sobreposições apresentadas no SPFW.

cavalera.jpg

E não é que deu para reconhecer porque a Cavalera foi uma febre entre jovens há algum tempo atrás? Moda comercial e vendável, porque isso não é crime, estampas espertas, modelagens com detalhes que dão bossa e com informação de moda! Não está ótimo?

É claro que não tem o mesmo impacto da coleção mais conceitual, é bem vida real e dá para entender como foram os desdobramentos para se chegar a esta a linha comercial. E no final das contas, é o que veremos nas lojas e não aqueles casacos, vestidos e maxicamisas que tinham mangas que funcionavam como cintos.

Ainda, assim provocam desejos, como as incríveis calças sarouels femininas, tanto na versão curta, quanto na mais longa, ou nas de cavalo mais baixo, uma variação bem boa das cenouras, mas que recebem reforço extra na modelagem através dos bolsos. Tudo em jeans que recebem lavagem a seco, dando um aspecto mais bruto, e continua dentro do apelo ecológico, idéia central da coleção. Menos química no tratamento, menos danos ao ambiente. Tudo amarrado: discurso, conceito, moda, mercado!

Encontros e Desencontros

Já a Desiderio resolveu fazer uma releitura dos grandes hits desde a década de 20 até os dias de hoje. Não funcionou. Algumas peças em separado, ok, mas no conjunto da coleção faltou um fio condutor mais forte, uma idéia mais amarrada, ou um styling poderoso que desse conta deste potpourri todo. Ao contrário, do Pawlick só o jeans não foi suficiente.

deside.jpgdeside2.jpg

De boas intenções o mundo está cheio. A idéia de dar uma oportunidade a novos talentos é sempre louvável. Na quarta edição do Concurso Canatiba Mostra Novos Talentos mostrou que a fórmula da Canatiba tem que ser repensada. A boa idéia de alunos já no final do curso de moda apresentarem dois looks, um conceitual e outro comercial sob um mesmo tema, no caso Transmutação, mostrou looks inacreditavelmente fracos, beirando em alguns casos, figurino de peça de teatro infantil.

Dizem que as inscrições são feitas no período em que muitos estão preocupados com o trabalho de conclusão de curso, o que não permite que os estudantes tenham tempo para desenvolver seus modelos. Então, o modelo do concurso deve ser repensado, porque o SCMC mostrou que com apoio, os jovens daqui conseguem enfrentar o desafio com muito mais qualidade e critério.

concurso.jpg

Falo isso, porque fui convidado para ser jurado do Concurso, então tive que prestar o dobro de atenção na hora de julgar. O resultado vai ser apresentado no último dia, mas sinceramente? Entre os nove concorrentes, só teve um destaque. Que em mesmo sei o nome, porque no papel que eu recebi, os concorrentes eram só números. Um release, uma apresentação sobre o que cada um pensou, etc, seria muito bem-vindo nas próximas edições, também.

P.S: Prometo mais fotos depois. Estou correndo tanto, produzindo daqui um editorial de moda que fotografo no domingo. AFE!!!!!!!!!!!!

Anúncios

14 Comentários

  1. Cirnasnck total mesmo!

    Tá que tá, arrasandoooooo!
    Beisoussssss

  2. eita!

  3. Ricardo Oliveros, primeiro parabéns pelo blog e obrigada pelas informaçoes gratuitas.
    Sobre o concurso canatiba mostra novos talentos, quero dizer que vc tem toda razão no seu comentário, já participei em 2007. Totalmente sem organização, a canatiba só fornece o tecido e mesmo assim em cima da hora. Nào tem diálogo entre os organizadores e os alunos. Tem que ser entregue um release que segundo eles é encaminhado aos jurados.

    bjos

    katia

  4. Gosto muito deste blog, cheio de novidades para o público que gosta de moda. Eutambém fiz um blog bem legal, repleto de informações sobre moda, objetos do desejo, produtos que valorizam a beleza feminina, além de coisas inusitadas que são lançadas ao redor do mundo.
    Se você quiser conhecer o blog “Não Somos Apenas Rostinhos Bonitos” clique aqui: http://rostinhosbonitos.blogspot.com/ e se você gostar da gente, e dizer o que achou, vamos adorar!
    beijocas

  5. já tá bem alemoa do vale do itajaí-açu?

  6. […] que o povo gostou mais Tom Ford aparece (de novo) nu em revistaSC MOSTRA MODA JEANS: Gesoni Pawlick e Cavalera são destaques do primeiro diaChega nas bancas a revista gay JuniorSC MOSTRA MODA JEANS: Coca-Cola Clothing confirma boa coleção […]

  7. Olá.

    Sou representante da Textil Canatiba e idealizador do evento e estamos abertos ás críticas que com certeza são de nosso interesse. Agradeço sua participação no evento.
    Estou a sua disposição para conversarmos e melhor esclarecer á você a idéia do evento.

    Att. Felício El Hajjar.

  8. Só um pequeno comentário ou melhor, um questionamento para a então ex-participante do Concurso Canatiba Mostra Novos Talentos, Kátia Fortuna:

    Kátia, se vc realmente concorda em gênero, número e grau com o comentário do jornalista em referência, gostaria muito de saber por que vc teria se inscrito novamente na edição seguinte à que vc participou, já que o evento é tão bagunçado, sem feedback dos organizadores?

    Lembrando que quando tivermos que expressar nossa opinião, o quesito personalidade é algo muito bem vindo!!!!

    Sds.,

  9. O que eu escrevi aqui foi fruto de uma observação dos fatos que eu presenciei sobre o concurso de novos talentos, perguntas feitas nos bastidores, ouvindo as pessoas. Me interessa muito a informação “não-oficial”, porque isto é um blog. A intenção da crítica foi que os organizadores ficassem atento aos detalhes que penso fundamentais para que isso aconteça da melhor forma possível. Se eu não achasse importante, garanto que nem perderia meu tempo escrevendo sobre esta iniciativa.
    No mais, acho que o debate gerado aqui, é mais importante até que o post em si!

  10. Olá querido!
    Sou acadêmica de Design de Moda, participei do SCMC, através do desenvolvimento da coleção Instituto 60, e também do Concurso Canatiba.Gostaria de deixar claro que as propostas são completamente diferentes,visando resultados que incluem projetos além do efeito visual na passarela.

    Entendo que você tenha repertório que lhe proporcione respaldo para expressar opiniões sobre eventos e criação em Moda, porém acho que como um profissional é necessário repensar se é válido tornar públicas certas observações.
    Não falo isso pra gerar polêmica, pois se esse fosse o meu objetivo teria aqui falado desde o primeiro dia em que li seu post. Sinceramente me senti frustrada ao ler:”mostrou looks inacreditavelmente fracos,[…]Entre os nove concorrentes, só teve um destaque.”

    Sou admiradora de seu trabalho.Independente das proporções que ele possa tomar na minha vida pessoal.
    Além do mais são palavras como essas que nos servem de desafio de superação.

    Obrigada pela atenção!

  11. Oi Suzana, entendo seu ponto de vista, e não me coloco dono da verdade. De qualquer forma, mesmo estudantes de moda e conheço vários, se se colocaram a mostra, devem estar preparados para as críticas. Ainda coloquei um atenuante: “muitos estão preocupados com o trabalho de conclusão de curso, o que não permite que os estudantes tenham tempo para desenvolver seus modelos”. De qualquer forma, continuo pensando que o resultado era muito sofrível, ainda mais que são alunos quase concluindo o curso. Fui o suficiente elegante para nem mostrar as fotos, porque achei muita queimação de filme. É isso. Beijos, boa sorte! E sempre que quiser, este espaço está aberto para o debate, ok?

  12. gostaria de uma oportunidade de trabalhar como vendedora numa das lojas da coca cola
    ja tenho experiencias em algumas lojas uma delas sao opera rock e loja colcci!!!bejao ate mais

  13. nossa amo a cavalera uma loja que eu
    acho muito moderna a tudu de melhor
    tenho muitas roupas da cavaleira
    o produto e maravilhoso a qualidade tudu de bom cavalera

  14. olá….gostaria de saber se alunos de faculdades de outros estados não podem participar realmente..e se isso mudará? Obrigado pela atenção!


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s