AMC Têxtil compra 100% da Tufi Duek. Tudo o que você queria saber!

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Alexandre Menegotti e Tufi Duek na coletiva de imprensa posam para o Fora de Moda

Depois de meses de especulação por parte da imprensa e deste blog, of course, finalmente Tufi Duek e Alexandre Menegotti anunciaram a tão esperada venda da Forum. Verdade seja dita, a Cris Mello foi a primeira a publicar uma matéria sobre a possível venda da marca, em dezembro do ano passado. Na época, ela dava como certa que a venda seria para o grupo Marisol , que tem a Rosa Chá.

Ontem, a MKTMIX enviou um email para os jornalistas anunciando uma coletiva de imprensa com Tufi Duek e Alexandre Menegotti, um dos 4 sócios do Grupo AMC Têxtil, que já têm em seu portifolio a Colcci, Sommer, Carmelitas, licenciamento da linha Coca-Cola Clothing e Malhas Menegotti. A assinatura da aquisição do grupo TF Modas, composto pela Forum, Triton, Forum Tufi Duek e Tufi Duek aconteceu na segunda-feira (17).

E o que todo mundo queria saber? As bases do contrato entre as duas partes, já que no passado tanto Lila Colzani (Colcci) quanto Marcelo Sommer não continuaram na direção de suas respectivas marcas.
“Isso tudo faz parte de um sonho de ser o maior grupo de moda no Brasil. A intenção de juntar dois grupos sólidos de moda com mais de 30 anos de atuação no mercado vêm de encontro a isso. Foi um decisão familiar. Tenho 2 filhas e tenho que pensar na sucessão dos negócios. Por outro lado, queria voltar a minha origem profissional e me dedicar somente a criação, depois de 5 anos atuando ao lado do André Duek (vice-presidente do TF) no planejamento estratégico comercial”, declarou Tufi Duek.

Ninguém revelou os valores envolvidos neste contrato. Especula-se algo entorno de R$ 250 milhões, já que este foi o faturamento da Forum no ano passado. De qualquer forma, seja qual for o valor, ele foi pago em cash: “Eu comprei as ações do meu irmão Issac em dinheiro, então só venderia o grupo se fosse pago em cash. Recebi várias propostas de compras, mas todas envolviam ações”, explicou o estilista.

As bases do contrato que foi feito com a assessoria jurídica da Martinelli Advogados e a assessoria financeira do Banco Bradesco BBI S.A., prevê que Tufi permaneça na direção criativa do grupo TF por 3 anos, com renovação automática. Ele ainda detém um percentual (também não revelado) na vendas de cada peça até 2025. Os imóveis pertecentes ao grupo também não entraram na negociação, e eles serão objeto de aluguel por tempo indeterminado para a holding. A marca Carina Duek também ficou de fora do contrato.

De acordo com Alexandre Menegotti, hoje a AMC é o maior conglomerado de moda no Brasil. Ano passado o faturamento do grupo foi por volta de R$ 500 milhões. “Estamos em primeiro lugar, isso eu garanto e bem longe do segundo colocado”, afirmou Menegotti, sem querer revelar de quem seria este segundo lugar, “pois como são conglomerados de capital fechado, não temos como afirmar os valores exatos”. De qualquer forma, os outros seriam a I´M (Zoomp, Zapping, Alexandre Herchcovitch, Fause Haten e Clube Chocolate) e o InBrands (Ellus, Ellus 2nd Floor, Isabela Capeto).

Perguntado se ele tem a intenção de abrir o capital em ações na Bolsa de Valores, como seria o plano da I´M, Menegotti acena negativamente: “AMC é uma empresa familiar e não pensamos em abertura de capital. Acreditamos que da forma que temos agido, os custos são menores. Temos recursos próprios e créditos que podem ser feitos”.

Por enquanto, para o consumidor final não vai mudar nada.Os preços, lojas e produção continuarão os mesmos e os planos de expansão traçados pelo TF vão ser honrados: “As negociações começaram em agosto do ano passado e continuei trabalhando até ontem, porque não sabia se ia vender ou não. Meu final de semana não foi fácil. Tínhamos um plano de abrir mais 10 lojas este ano, sendo que 4 já foram abertas”, disse Tufi. Hoje o grupo TF tem 50 lojas próprias localizados em mercados que eles chamam de estratégicos e 32 franquias.

Para encerrar, perguntaram para o Menegotti sobre uma possível concorrência entre Colcci e Forum, ele vai mais além e alerta sobre os problemas de produção:

“Acho que a concorrência maior seria entre a Colcci e a Triton. Mas com as aberturas de novos shoppings teremos mais uma maior oferta para o consumidor final. Dentro das perspectivas da Colcci não tínhamos mais para onde crescer, chegamos no limite da marca. Temos que pensar também nos limites de produção no Brasil. Hoje a mão-de-obra no setor têxtil está diminuindo, e não estamos formando boas modelistas e costureiras. Fabricar roupas na China não está sendo produtivo por causa do tempo, entre a fabricação e a entrega das peças. A moda depende do tempo, pois é perecível, daqui há pouco algo produzido pode rapidamente sair de moda. Já distribuímos a produção no Paraná e São Paulo. Estamos construindo uma nova unidade Itajaí (que será inaugurada em junho deste ano) com 36 mil m2, num investimento de R$25 milhões”.

Essa fala do Menegotti é muito interessante, porque foge um pouco dos discursos ufanistas que fomos tomados quando as primeiras aquisições foram feitas. Em que pese todas as críticas feitas na época das saídas da Lila e do Marcelo Sommer, podemos dizer que a fase de aquisições entrou na sua terceira era. Tudo está acontencendo muito rápido e a hora é prestarmos mais atenção no mercado, nas movimentações. Eu li este artigo no blog Mercado Global´s Weblog que vale a pena ler: “Quanto vale uma marca?”. Vale também ler este sobre novas aquisições

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12 Comentários

  1. Ao contrário de minha opinião em relação a I’M essa parceria do grupo Tufi Duek com a Menegotti tem tudo para dar certo!
    Nós, fashionistas, podemos defender a tese da falta de criatividade da Colcci e as cópias deslavadas da Forum, mas, querendo ou não, são essas marcas que vendem e são copiadas pelos fast foods nacionais. A Colcci tem um percentual de vendas altíssimo e agrada à população anti-fashion que busca modinhas fáceis e descomplicadas. Sem contar o simples fato de a marca ter Giselle como musa e isso, não se pode negar, já nos cansou mas agrada os desavisados fashion!
    Daí que Alexandre tem razão quando fala de mão-de-obra não qualificada no nosso país. Por isso o preço das roupas estar lá em cima e o Bom Retiro ditar mais moda que o SPFW!
    Acho que Tufi fechou negócio na hora certa e deve, sim, continuar a facilitar a vida de seu cliente, mesmo que esse pague R$500 num jeans ou R$5mil num vestido de cetim!

  2. É uma notícia um pouco triste… não sei exatamente o porquê, mas tenho medo que eles se percam, e percam o estilo TUFI DUEK , que é verdadeiramente a cara da marca FORUM.

  3. olha, eu só não quero que a tritão (!!!) vire colcci enquanto eu trabalhar lá. de resto, eu to meio me preparando pra acontecer de um tudo nesse meio – não é meishmo?

  4. recentemente passei-olhos numa matéria que falava no afundamento da tal IM que papou herchcovitch e outras marcas. vc sabe de algo? dizia que a empresa perdia na bolsa de valores por ter diversificado tanto as opções de ações em diferentes segmentos produtivos, que não só moda e têxtil. pelo jeito não é o caso da meneghotti que quer continuar com capital fechado. e afinal, issom tudo é bom pra quem? acho que só pros donos das marcas que ganham uns milhõezinhos a mais e ficam free pra se dedicar só ao estilismo, né?
    tá muito bom o seu texto! vou ler os links…

  5. Bem, achei uma ótima aquisição do grupo AMC. Espero que a Forum e a Triton não percam a sua ‘personalidade’ e continuem com a mesma modelagem. Não sou nem um pouco fã das roupas da Colcci, mesmo morando na cidade em que ela nasceu, são roupas voltadas para um público mais alternativo.
    Eu como compradora de Tufi espero que a autenticidade das marcas dele continue a mesma, e que está aliança só traga coisas positivas ambas partes!

  6. A Forum, nunca vai perde sua modelagem com um estilista como o Tufi,,,, jamais , se isso acontecer vãom perde muitas vendas e clientes,,,,,, gente não se preoucupe com isso,,,,Forum sempre FORUM,,,,,,

  7. Até onde eu sei rola um comentário que a venda da TF foi por falta de planejamento de seu tufi duek, e estava falindo….

  8. Nós da E.V. Branding Venture, parabenizamos aos dois pelo negócio e acreditamos será mantido o melhor de cada um, em proveito do cliente e da industria de modo geral. E se precisarem de uma força, contem conosco.

  9. O fato e o seguinte: A Colcci sempre sera alvo de ofensas dos formadores de opiniao no país.. acontece que o faturamento da Colcci em relação ao grupo A.M.C é muito representativo .. pq a Colcci vende.. vende.. e vende .. isso incomoda a imprensa que talvez e paga pra criticar .. A colcci tem um mix imenso de produtos o que outras marcas nao tem e Colcci vende por si só .. agora ter medo de que a Triton vire Colcci ou vice e versa isso nao acontece .. pois existe direçaõ e criação cada marca tem um foco a Colcci hje (que todo mundo adora falar mal) ja e por exemplo a 5 ou a 6 (se nao me engano) calca mais vendida no Mundo, com centenas de multimarcas no exterior e inclusive a maior rede de franquias do Brasil ( e ao inves do pessoal valorizar isso nao ??? o que acontece caem matando) .. lógico que em parte deve-se a Gisele .. mas o produto tbm e exelente se nao a Colcci nao teria conquistado clientes tao fiéis.. e se a Gisele fosse pra Triton iriam cair matando em cima da Triton tbm ???? logico que sim
    Acho que terminei

  10. A concepção de holding em outros setores deu tão certo, porquê também não na moda???Há que se tomar, entretanto um grande e delicado cuidado para a não uniformização dos estilos.Espero que se mantenha os empregos e a mão de obra de brasileiros, seria muito triste usar FORUM by China, e ou by África.

  11. Excelente aquisição da AMC, na minha opinião os dois lados tem a ganhar com o crescimento e fortalecimento das marcas, com investimento sólido do grupo Menegotti, que vem crescendo e “abocanhando” grandes grifes.

  12. é uma pena que um empresário do porte de alexandre menegotti que é um avião para os negócios seja um ser humano imprestável,um racista declarado que não contrata negros nem deficientes físicos,esse comportamento nos dias de hoje é no mínimo um absurdo…


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