Meu querido leitor: Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga lançou sua coleção de inverno aqui em São Paulo no dia 25 de Março. Brinquei com ele se era proposital lançar justamente neste dia, que é uma referência a rua que é famosa por suas lojas de tecidos entre outras coisas: “Não foi, mas podemos dizer que sim”, respondeu no seu habitual humor. E ememdou: “E este seu blog, que delícia!!!” EEEEEEEEEE.

ronaldo.jpg

Passei a tarde na simpática loja do estilista mineiro, localizada na Vila Madalena, para dar um abraço, já que nossa vida fashion nos permite somente 2 grandes encontros por ano. Claro, que aproveitei para fazer uma rápida entrevista. Ou melhor, jogar uma prosa fiada.

Quando elogiei a loja, ele logo retrucou: “Antes eu queria que esta loja fosse a minha de Belo Horizonte. Mas depois que inaugurei a nova loja na Savassi, que tem um pé-direito alto, que tem mais uma cara de galeria do que de loja, fico querendo que aquela de lá, venha para cá. Hoje, a loja de lá é que é a cara da marca”.

ronaldocasa.jpg

Perguntei como foi para ele a experiência no Brit Insurance Design:

“Tudo começou quando apresentei a coleção Cordeiro de Deus (Verão 2003), e uma inglesa do British Council que estava mapeando arte e cultura contemporânea brasileira viu e foi me conhecer. Desde então, ela acompanha meu trabalho. Ano passado ela me ligou e disse que tinha indicado dois desfiles meus para o prêmio e eles escolheram o da China.

Depois tive que mandar um look inteiro para a exposição. Chamei o Marcos Costa para refazer aquele cabelo, montamos aquela Carmem Miranda chinesa, fiz um vídeo mostrando todo processo de criação que tinha por volta de 3 minutos, que é o que eles tinham pedido. Depois me ligaram, pedindo um vídeo maior, que acabou tendo 5 minutos. Quando cheguei lá para montar o trabalho, como só eu, Myake e Galliano tínhamos looks inteiros ficamos na mesma ala, com grande destaque. O Hussein Chalayan estava no de arte interativa.

Íncrivel é que este vestido do Chalayan eu pensava que era levíssimo, e na verdade é muito pesado. Tem todas as traquitanas para aqueles leds funcionarem e uma bateria. Vi o vídeo, e na verdade fiquei um pouco decepcionado, porque estas roupas apareciam somente no grand finale, o resto da coleção eram roupas normais. Diferente do outro desfile que as roupas eram feitas em camadas e se moviam.

De qualquer forma, foi muito bom estar numa exposição de caráter interdisciplinar e como o Brasil desperta no imaginário das pessoas uma reação muito favorável a nós. Todo mundo que eu encontrei nos 4 dias que fiquei por lá, tinha esta coisa com o Brasil”.

ronaldodesenho.jpg

E você tem toda esta tradição de contar histórias sobre o Brasil…

“Na verdade eu penso que a Moda é o documento mais eficiente do nosso tempo. Ela é uma grande deixa para conhecermos a nós próprios. Veja por exemplo a coleção infantil. Quando eu pensei em trabalhar com a imagem do Biscoito Maria, da Mula-sem-cabeça, todo mundo dizia, mas que criança vai querer isso hoje em dia? Hoje, as duas são um sucesso de venda. No nosso show-room em Londres, as crianças que nem conhecem o nosso folclore adora a idéia de um cavalo sem cabeça que solta fogo”.

ronaldovestido.jpg

Sobre o lançamento da coleção….

“É engraçado. Depois que você faz a coleção, ela começa a ficar velha. Já estou fazendo a de Verão… Com o acesso a informação que as pessoas têm de moda, sua coleção quase que acaba entrando direto na casas delas. Então, ela já sabe o que vai querer e quer logo. Agora, vamos fazer o lançamento em partes. São micro-coleções que vão chegando aos poucos nas lojas…

Comento que o Colin MacDowell quando esteve no Brasil, ele disse que em breve não fará mais sentido falar em coleções de Verão e Inverno, e que a maioria das marcas devem lançar pequenas coleções durante o ano.

Neste momento, chega o jogador Raí para conversar sobre um projeto com o Fraga. Ele me apresenta e começam a conversar. O ex-jogador pergunta se estamos no meio de uma entrevista e o estilista diz que estamos conversando e acabei ficando por lá.

rai.jpg

Raí está inaugurando um espaço no estádio do Morumbi, chamado Sala Raí. Um espaço multi-uso com projeto de Ruy Ohtake, que aliás, está fazendo a reforma para a Copa do Mundo em 2014. Com isto, ele pretende ampliar o conceito de futebol e entendê-lo como comportamento e cultura. Haverá exposições, fotos, entre outras eventos que estão sendo programados.

O projeto de Ohtake é pensado a partir do Raí e seus atributos como elegância e simplicidade. É verdade, fiquei observando a fala suave, o sorriso fácil do jogador, e sim, ele é muito elegante. Como nas obras do arquiteto, tem as curvas e as aberturas inusitadas e poderá servir para experiências multisensoriais.

Ele escolheu Ronaldo Fraga para desenhar os uniformes de todos os envolvidos neste espaço.

A conversa continuou e falamos de futebol, uniformes, Ronaldo contou “causos” como que seu pai foi goleiro. Raí contou de sua experiência no Paris Saint-German. E foi uma ótima conversa. Saí de lá pensando que bom ter um blog e poder dividir este momento que jamais seria publicado em nenhuma revista….

12 Comentários

  1. […] Meu querido leitor: Ronaldo Fraga […]

  2. nossa, mais uma prova de como o raí tem bom gosto, além de lindo!!! *rsss

    adoro o trabalho do ronaldo fraga. uma de minhas maiores alegrias ano passado foi ter visto um desfile dele ao vivo. pode parecer comum pra quem trabalha c/ isso mas pra mim, q não sou desse meio, é uma coisa do além, hahaha.

  3. Adorei esse momento moda encontra futebol. Super me identifiquei….rs.

  4. É isso aí, uma matéria deliciosa, que conseguiu se aproximar, em muito, a sensação da “conversa” ocorrida, que nunca seria publicada em um blog. Viva! Adoro seu texto, seu estilo! Sua inteligência fina… vc tem um estilo sofisticado, mt legal de acompanhar, melhor, cool! Ah, adoro seus textos!! bjsss

  5. … que nunca seria publicada em uma revista/jornal… bjkss

  6. delícia de post, mister Oliveros! Ronaldo Fraga é mesmo muito especial… e a notinha sobre o Raí muito me interessou: adorei!

  7. a fernanda takai cantando no desfile do ronaldo fraga foi tipo incrííííí! fora as roupas deliciosas. preciso conhecer a loja da vila madalena… tem roupas masculinas também? lembra do macacão verde que vc me deu e se perdeu na mala estraviada em zurique? buááááááaá!!!!!!!!!!

  8. amei o post, sensacional como sempre. e raí a tarde toda, de pertinho, bem… não é pra qualquer um, não é meishmo? =)

  9. Fã de carteirinha de Ronaldo Fraga (e quem não é né Oliveiros, todo Designer ou estilista que se prese é srsr)Já tive a oportunidade de assistir uma palestra dele na UNIASSELVI de Indaial da qual tive a privilégio de ajudar na organização da mesma e receber um autógrafo de acamarote hehehhe… Ronaldo é perfeito em tudo o que faz e por valorizar nosso Brasil, ele consegue isso com maestria e somos agraciados por ter ele como inspiração para a MOda brasileira… Parabéns
    Ótima matéria Oliveiros, é tão gostasa de ler…
    BJooo

  10. hhehehe adorei as latinhas dele que vieram no papel higiênico..luxo baby!!

  11. Ronaldo Fraga que notícia boa, e que conversa agradável que teve com o Raí, aliás toda e qualquer conversa com o Raí é agradavel um simples Oi soa muito bem aos ouvidos.
    Fã de carterinha sou suspeita em falar, querido gostaria de saber se o espaço no Morumbi já foi iaugurado e se não foi quando será.
    Quero muito conhecer…Obrigada por favor aguado seu retorno
    Sem mais no momento Gisele Lopes

  12. […] Passei a tarde na simpática loja do estilista mineiro, localizada na Vila Madalena, para dar um abr… […]


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s