Moda e Arte: Karlla Girotto

Temos muitos exemplos de estilistas/artistas que procuram romper com os limites das linguagens como Jum Nakao, Karlla Girotto, Adriano Costa, Alexandre Herchcovitch, Ronaldo Fraga, entre outros.

Pensei em me aprofundar nestes criadores, a começar por Karlla Girotto. A estilista ficou conhecida por seus desfiles performáticos, que buscam fugir da bidimensionalidade visual das passarelas. Já nos tempos da Casa dos Criadores, as apresentações causavam impactos com seus anjos caídos, suas patas de fauno, os quais prenunciavam que não estávamos diante do convencional.

arte_07_girotto_mar_06.jpg
Polissemia N (2003), Suzy Okamoto e Karlla Girotto

Em 2003, ela costurou pérolas na sua própria pele. A pele se tornava uma roupa, apesar da aparente nudez.

Na Galeria Vermelho, em 2004, ela fez um desfile-instalação: as modelos ficavam paradas e o público que se movimentava.

13-070722-1185142254-girotto_5.jpg

Depois, na sua estréia do Fashion Rio uma apresentação aberta nos jardins do MAM, com móveis antigos, mulheres-morcego, que causou furor entre cinegrafistas e fotógrafos, que tinham que abandonar a idéia do pit de fotógrafos que sempre privilegia, uma visão de um único ponto de vista.

karlla-morcega.jpg

Em seguida, nos mesmos jardins do MAM a radicalidade aumenta. As modelos dormiam por longo período em camas longas, expostas quase como bonecas, com seus sapatos aprisionados em gaiolas. Na Viés, teve um desdobramento deste trabalho, que só podíamos presenciar o início da performance e o final.

karlla-adormecidas.jpg

A performance “Invisível”, consiste numa mulher que dorme com a roupa durante uma noite na Galeria Vermelho. Seu sono é velado por um homem que usa uma roupa em que se assemelha a um animal. Embaixo uma mulher representa o tempo. Eles permaneceram lá durante a noite, sem que ninguém pudesse presenciar a ação. Era o inverso da superexposição que ela sofreu nos desfiles cariocas.

Atualmente, ela pertence ao casting da Galeria Florence Antonio, ao lado de outros artistas que trafegam em diferentes setores da moda, como Hugo Frasa, que produz trilhas para desfiles. Aliás, está em cartaz virtualmente os trabalhos do estilista Flaminio Jallageas e de Andrés Sandoval, que desenha estampas para Néon.

13-070722-1185142281-girotto_7.jpg
Sem título, 2005

Ou seja, agora Karlla, que continua com seu atelier, tem um lugar onde seu trabalho vai continuar a nos desafiando a entender os não-limites entre arte e moda. A artista/estilista incorpora, em termos, o que Baudelaire chamaria de “um elemento relativo, circunstancial, que será, se quisermos, a cada vez ou de uma só vez, a moda, a moral, a paixão. Nele reside toda a ambivalência da temporalidade: o passageiro e o frágil, i.e., a modernidade e a tragédia da existência”.

Quando digo que ela incorpora “em termos”, porque percebo sim, a tragédia da existência, que está sempre presente, seja nos desfiles, seja na arte da Karlla Girotto, em que são expostos desejos, medos, sentimentos que passam muitas vezes invisíveis como as costuras que estruturam uma roupa, mas que sem elas, as roupas simplesmente deixariam de existir.

Todavia, seu fazer artístico está em sintonia com a contemporaneidade, onde as pontes são em maior número, que sequer sonhou a modernidade.

13-070722-1185142243-girotto_4.jpg

Registro da performance Natureza Morta, 2005

4 Comentários

  1. Muito bom o post. O trabalho dela é realmente incrível. Gosto particularmente dos figurinos que ela elaborou para a companhia de dança cena 11.Incrível!

  2. Post-delícia esse…
    Acompanho Karlla Girotto desde que ela se mostrou artista da moda.
    E dia desses comentei com uma amiga de Santos que a Karlla era mais atemporal que muitos estilistas de vanguarda e que estava com saudades de suas performances.

    Você, comme il fault, dá o ar de graça com seu olhar clínico sobre essa estilista incrível!

  3. Uma mini aula de Karlla Girotto! Adorei!

  4. […] Moda e Arte: Karlla Girotto […]


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s