Playboy#2: conceito dos editoriais

O conceito de todos os editoriais é “Um homem elegante, é um homem bem informado”. Existe agora um termo chamado menergy que é uma contraposição ao metrossexual, menos afetado, mais natural, mais real. Todos os editoriais têm isto como fio condutor.

Nas fotos levamos em conta certos elementos que remetem esta idéia de retorno e memória: rua de paralelepípedos, paredes desgastadas pelo tempo, ou no caso da moda cowboy rio Tietê, estrada de ferro, com tratamento de imagem acizentada para o prata (técnica tintype).

Os modelos das fotos procuramos este ar mais masculino, menos jovem, em algumas situações com barba por fazer, cabelos naturais, queixos fortes. Quando editarmos as matérias, tem uma seqüência que prepara o leitor aos poucos para chegar no editorial mais fashion.

Jeans e seus diferentes usos. O último o do cowboy. Como o guarda-roupa masculino é formado com poucas peças, vamos mostrar como elas são flexíveis, intercambiáveis. Então, uma combinação que aparece em um editorial, reaparece com uma leitura mais ampliada em outro. Por exemplo: na matéria dos jeans, o texto diz que um modelo stonado fica ótimo com camiseta e boots, no outro ele poderá ver esta combinação com o trench coat e mais a frente ele verá como fica com camisa xadrez e paletó de veludo cotele grosso na moda cowboy.

A música e o cinema foram a base das imagens da matéria sobre a gravata preta

The Black Tie
Fotógrafo: Rafael Assef
Produtor de moda: Chialin Chiang

Texto falando sobre os diferentes usos e significados da gravata preta na história, o seu uso como contraposição aos “gravatas brancas”, considerados tradicionalistas no século XIX, símbolo de elegância no começo do século XX entre astros do cinema como Rodolfo Valentino, passando como símbolo de poder e terror como uniforme nazista, a retomada pelos cantores de jazz (Frank Sinatra), Beatles. Volta nos anos 80 com os yuppies, anos 90 com Heidi Slimane na Dior Homme e no rock com Franz Ferdinand, Interpol. Ao final como usar o look sem parecer um segurança ou maitre de restaurante.

O fotógrafo Claudio Cubi em bisca do ângulo perfeito

Jeans: Qualquer hora, qualquer lugar
Fotógrafo: Claudio Cubi
Produtora de moda: Kika Cabreta

Página dupla com 10 jeans com diferentes lavagens: da mais escura a mais clara. Na foto os jeans estão lado a lado dobrados formando um composição horizontal.
Texto com sobre usos, combinações e situações: mais escuros mais elegantes, lavagens claras uso casual, stonados uso esportivo. Tem dados interessantes como 3 bilhões de peças fabricadas desde sua invenção por Levi Strauss em 1851, e que Brasil é o segundo maior fabricante e o segundo mercado consumidor no mundo.

Rafael Monteiro se concentrado para foto

Eterno Retorno
Fotógrafo: Pedro Molinos
Produtor de moda: Caio Garro

Abre página simples com um look completo: com três peças principais colete, blazer de 2 botões e trench coat, forma uma imagem elegante. Nas páginas seguintes as mesmas peças e seus usos formais, casuais e jovens.

O cavalo Geométrico acabou caindo do editorial de cowboy (snif!)

Go west
Fotógrafo: Renato De Cara e Christian Sievers
Produtor de moda: Caio Garro

Moda cowboy. Fiquei pesquisando o que de fato caracteriza um cowboy e o que me chamou atenção é a busca de novos caminhos, assim como nossos bandeirantes. Então na relação com a cidade pegamos 3 situações: rio, estrada de ferro e viaduto. No rio teremos uma moda esportiva caracterizada por tecidos mais rústicos: sarjas mais pesadas, lãs grossas, flanelas, jaquetas, couro, calças mais desgastadas. O xadrez aparece sempre em cada look, ora na camisa sobre a jaqueta, ora como calça. O cowboy aparece em detalhes como cintos e botas. Usaremos 3 modelos masculinos e uma modelo feminino. Na foto final, casal andando ao lado de um cavalo.

Cintos
Fotógrafo João Ávila
Produtor de moda: Kika Cabrera
A idéia central foi vestir uma modelo somente com cintos. A maior preocupação foi conseguir fazer bem a passagem entre um cinto e outro que resultasse numa imagem harmônica.

68 dicas + 1 de estllo
Esta matéria foi a mais difícil por causa do tempo. É só texto. Dividi em 2 grandes grupos Eterno x Contemporâneo e dei dicas bem gerais para moda e ambiente de trabalho.

5 Comentários

  1. dooooooida pra ver essa última de dicas! vai ser tipo aula de masculine, neám? adoro! =)

  2. mal posso esperar pra ver o resultado impresso! haja champagne pra comemorar!!!!!!!!! bjs

  3. muito bom ver o rumo que a revista está tomando… por favor, não se esqueça de nos avisar quando for para as bancas.

  4. Esperando a matéria desde o primeiro dia de produção, rs. Muito, muito curioso pra ver como ficou!

  5. […] O conceito de todos os editoriais é “Um homem elegante, é um homem bem informado”. Existe agor… […]


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