Casa de Criadores: Walério Araújo é o grande destaque do primeiro dia

E olhe que não foi nada ruim o primeiro dia. Vi coleções ótimas do Gustavo Silvestre e da ADD. (Dá para ler as críticas qe eu fiz no BLOG DA CASA DE CRIADORES. Mas, peço licença, para reproduzir aqui o texto que fiz para o Walério Araújo.

 

Querido de várias mulheres exuberantes como Preta Gil, Sabrina Sato, Ivete Sangalo, Walério Araújo traz para sua passarela sua nova fã: Claudia Leitte. Perguntei nos bastidores se ele não tinha receio que seu desfile fosse ofuscado pela presença da cantora. “Claro que não. A imprensa até pode dar um destaque maior por causa dela, mas a Claudia já faz parte do meu universo. Fiz os figurinos do próximo DVD dela, da banda, conheço toda a família. Só não sei se vou entrar de salto ao lado dela no final”, respondeu o estilista com o habitual bom humor. 

Sempre capaz de surpreender, mesmo a gente que já está super acostumado com suas criações, desta vez ele se superou. Na primeira parte do desfile somente vestidos longos, cada um coroado pelas cabeças mais absurdas da moda, e nos pés os saltos mais altos que o Fernando Pires pode fazer. 

O efeito que tudo isso dá em cada look são de mulheres gigantescas, longilíneas, surreais. Quando a gente vai quase se acostumando, ele ainda dá o golpe de mestre: os mesmos vestidos voltam a passarela em versões curtíssimas e mais abusados ainda. 

O que já era muito bom, fica melhor ainda. Se na primeira parte, todas ganham altura impensáveis, na segunda parte são as próprios vestidos que ganham a estatura exata que cada um poderia alcançar. Se nosso olhar antes se perdia com os muitos adornos e volumes, agora, ele se foca no que é preciso.

Parodiando Fernando Pessoa, no caso de Walério, “Criar é preciso, viver não é preciso”. No final do desfile, quando fui abraçá-lo, ele disse que cada coleção é sempre a mesma luta: patrocinador que dá para trás na última hora, a falta de dinheiro, que ele faz o que dá para fazer. Só para dar um exemplo, teve vestido que chegou um pouco antes do desfile começar, porque a costureira teve que vir de metrô, e depois um amigo foi buscar, teve que pegar um taxi…

Só pude responder, que se com toda esta dificuldade ele faz o que faz, imagine com todo apoio que ele merece? Mais do que uma alegoria seja de carnaval, de festa, de glamour, de moda, fiquei pensando se o Walério não é uma síntese mais que precisa do Brasil… 


 Imagine este vestido indo de metrô e depois de taxi para o desfile…não dá!

 

 

6 Comentários

  1. poxa…que gentil…muito obrigado…nem deu pra gente se falar direito ontem….muito obrigado.bjs no coração.

  2. Com tanta coisa para falar do desfile, acabei nem citando você, Paulo e o Heleno Jr pelo excelente trabalho de styling que fizeram, as usual, of course. Você sabe que sou fã tanto do seu trabalho, quanto do seu pensamento de moda!!!

  3. O Walério Araújo tem belas criações, mas Cláudia Leitte, ninguém merece!!!

  4. O Walério é realmente uma síntese do Brasil…vejo o trabalho dele e também o do João Pimenta como fontes inesgotáveis da mais pura criatividade e inspiração. Parabéns para os dois, são molas propulsoras da arte na moda do Brasil.

  5. As ideias sao boas mais falta acabamento , os chapeus/ adornos parecem Philip Treacy mais de qualidade discutivel , ate acho ok parecer mais tem de ser tao bom quanto …

    nos no Brasil nao temos mao de obra pra fazer nada que chegue perto de alta costura !

  6. Eu gosto da moda qdo ela é usável. Alguns estilistas fazem modelos pra chocar não pra usar. Então qdo vejo certo modelos como os q vi na casa de criadores penso em pra quem eles desenham, não pode ser pra pessoas comuns, pq concerteza poucos teriam coragem d usar alguns desses modelos.

    P.S. Posso estar errada, na verdade isso não passa d um desabafo em comentário.


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s