EU SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO

A Carolina Vasone resumiu numa frase o que aconteceu nos lançamentos de Verão 09: não vimos moda, só roupa, sobre a falta de novidades na temporada que tinha tudo para ser incrível. Afinal, temos conhecimento de causa de verão, temos uma das melhores relações com o corpo do mundo e no final das contas, quase morremos na praia… Se não fossem algumas bravas marcas.


A melhor coleção do Verão: Maria Bonita

Como não estou preocupado se a saia vai ser mais curta ou se o vestido é o grande must da estação, porque no fim das contas, o que a gente vai ver na rua é o mesmo que vimos no verão passado, só que com muito mais babado.


A melhor moda da praia do mundo: Lenny

O que eu gostei de perceber é que duas linhas principais dominaram as imagens do Verão: água e terra. Várias coleções trabalharam sobre estes temas, de modo diverso. Os aquáticos foram Maria Bonita, Lenny, Ellus, Osklen, Ronaldo Fraga, por exemplo. Os de terra, temos as bonecas de Reinaldo Lourenço e os guerreiros/as de Alexandre Herchcovitch, Animale. Vão dar editoriais bem bacanas, estes temas.


As melhores flores e babados do Verão: Alexandre Herchcovitch

Uma coisa que dominou muito as conversas de bastidores desta temporada é se o que as marcas estão fazendo são uma repetição do que elas já fazem há muito tempo ou se o que estamos vendo de fato é uma afirmação da identidade de cada uma.


O melhor do bom sempre: Huis Clos

Isto tem seus aspectos positivos e negativos, claro. Entre as marcas que você imediatamente reconhece e tem grande qualidade estão Alexandre Herchcovitch (masculino e feminino), Maria Bonita, Huis Clos, Lenny (Fashion Rio), Ronaldo Fraga, Lino Villaventura, e Gloria Coelho.


A melhor história de todas: Ronaldo Fraga

Outras estão procurando novos caminhos e continuam em alta, como Osklen, Redley, Cantão e Reinaldo Lourenço. Vale a pena reconhecer, entre elas, o trabalho de Priscilla Daurolt na Animale. Afinal, ela aos poucos transformou os prints de onça, numa moda muito sofisticada e sexy ao mesmo tempo.


Um ótimo novo caminho: Reinaldo Lourenço

Entre marcas menores e que podem ousar mais e propor novos ventos para a moda e ainda assim já tem uma assinatura, tivemos Marcelo Sommer (Do Estilista), Fábia Bercsek, Luisa Bonadiman, Priscilla Daurolt. E por causa da linha do final do desfile, a Neon pode investir em uma outra direção.


Duas coleções incríveis numa estação? Priscilla Daurolt

Na linha repeteco, sem contar as infindáveis revisões da década de 70, temos a Isabela Capeto, Forum, Colcci, Iodice, e quase todas as marcas que desfilaram no Rio: Mara Mac, Cavendish, Elisa Conde, Alessa, Juliana Jabour…


Cores foram as armas de várias coleções masculinas. Exemplo: Reserva

Os homens não foram os grandes favorecidos no Verão, ainda assim, Ivan Aguilar (Fashion Rio), Igor de Barros (VROM) e Reserva fizeram da cor e conforto suas armas para que o guarda-roupa masculino não ficasse a ver navios. Eu particularmente adorei mesmo foi a coleção do Herchcovitch que de longe conseguiu a mais criativa visão de streetwear da temporada. 


A imagem relax me conquistou mais que a Osklen: Redley

Fizeram uma boa figura, até melhor do que a linha feminina, os meninos da TNG e Sandpiper. Mas foi na Redley que eles marcaram um gol de placa, ofuscando as meninas. Já as mulheres se saíram melhores, principalmente na Ellus. Nada que seja UAU! Tudo na linha roupa-roupa.


Assim como o caminho casualwear do Ivan Aguilar

A grande decepção da temporada foi a estréia da linha masculina da Rosa Chá. Fui fazer o backstage e entrevistei o stylist do desfile Matheus Mazzafera e não acreditei. Qual a imagem que você pensou para homem Rosa Chá? perguntei para o stylist. Ele respondeu: “Um homem que trabalha”. Retruquei: Mas não é linha praia? Matheus: “Ah! Um homem atual que vai para Saint Tropez…”. Toca o celular do fofo. Ele olha pra mim e disse que tem que buscar um Fulana de Tal e depois responderia minhas perguntas.


E não vamos perder tempo com coisa feia e ir direto ao assunto. The best: Herchcovitch

Ao contrário dos outros stylists que estavam o tempo todo preocupados com os looks que iriam entrar na passarela, ele estava mais preocupado com as amigas sem convite que estavam chegando na Bienal. Enquanto isso, vários assistentes tentavam dar conta deste “homem-atual-que-trabalha-e-vai-para-Saint-Tropez-e-que-gosta da DSquared, imagem mais forte do desfile, no fim das contas.

Ah! E a cor do Verão? Eu apostei no azul em todas as fotos, percebeu?

6 Comentários

  1. adorei a edição das fotos, tudo em azul! que olho, hein?!?? =)

  2. Concordo com vc Fê…tá bom de doer…

  3. Eu sou a favor da ideia de um boicote ao Matheus Mazzafera! Nao vou nem comentar sobre o trabalho dele porque ele fala por so so.
    E em relacao a esse repeteco seventies, uma coisa me chamou a atencao: vi algumas criticas elogiando o desfile da Sta Ephigenia, e achei meio absurdo. Isso porque, de acordo com o meu conceito de ‘moda’, o eixo central eh o novo. Pra mim, a ideia principal de um desfile e propor uma novidade, nao necessariamente bonitinha, bem feita e tal…se nao soa moderno e fresh, pra mim meio que nao rola. Por isso me questionei tanto quando vi elogios a Sta Ephigenia que, como a Totem, apresentaram uma colecao de looks 70 integralmente, sem nenhum remix, nenhuma intervencao, mostraram praticamente uma copia. Estou errada?

  4. ficou muito boa a sua compilação pra quem nem quis ver a cor do verão passado, porque sempre é tudo meio igual, como você bem resume no título. eu fiquei tão longe que o máximo que consegui fazer em termos de moda foi visitar a loja do ronaldo fraga em bh. conheci a assitente dele, janina, que é uma fofa.
    não teve nada da zoomp? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Adorei! O Fora de Moda está colocando o povo da moda no seu devido lugar ( risos)

  6. não falei que esse azul é a cor da temporada?
    a sua edição grita de azul


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s