YSL lidera questão do masculino frágil

Na temporada passada, em vez de desfile, apresentou um vídeo. Parece que Sefano Pilati da YSL gostou mesmo da experiência. Agora para o lançamento da coleção masculina de Primavera/Verão 2009, ele retoma e aprofunda as questões tratadas em seu desfile.

Mais do que misturar os códigos masculinos e femininos, com uso de silhuetas e tecidos “femininos”, a atitude dos modelos contou pontos para que a mensagem de Pilati ficasse clara. Completava o desfile o vídeo com sete curtas com o ator Jack Huston, que encarna as várias facetas da coleção. Com várias técnicas, assim como o outro, este tem homenagens diretas a Warhol, Godard, and Kenneth Anger.

O vídeo em 10:40 mas vale a pena ver

Como escrevi no primeiro dia do SPFW, tem um lado da moda que aposta num homem mais frágil, menos masculino, como Prada, a própria YSL, e aqui no Brasil teve como ponta de lança, o desfile da Osklen e Herchcovitch.

Entre as revistas internacionais, acho que a VMAN, é a que mais aposta neste caminho, Seu último editorial Suit Yourself, fotografado por David Sherry e styling de Jay Massacret, tem um ar retrô, mas tanto a escolha do modelo, quanto das poses do editorial, o dado contemporâneo vem exatamente de certo ar menos poderoso ou impositivo. Muito esguio, com poses nada masculinas, o editorial é lindo.

Esta onda toda faz parte do esforço coletivo de mudar a cara do guarda-roupa masculino, procurando estar antenado em algumas questões do comportamento. A questão de gênero faz parte disso, mas embutido está também o poder gay que cada vez mais assume uma liderança no mercado de consumo, e é ele quem procura certos avanços. Pink Money, sabe como???

Do outro lado do “campo da batalha” está o menergy, a qual procuro seguir na Playboy, por uma questão de público-alvo.

7 Comentários

  1. As vezes fico pensando se esse homem mais frágil realmente existe agora, ou se é apenas uma camuflagem para atrair o público gay, que no fundo é quem acaba tendo mais liberdade para ousar com a moda masculina. Acho que ainda falta muito para os homens (heteros mesmo) se libertarem de certos tabus e preconceitos para a moda masculina realmente ir para frente, né?

  2. A VMan e a YSL só provam que, mesmo que a intenção seja atingir o público gay, dá pra fazer tudo de forma bem elegante, sem cair na cafonália que foi a imagem usada pela Rosa Chá. A luta aqui no Brasil é árdua, mas é com exemplos assim que vai se abrindo, aos poucos, a cabeça tanto dos héteros, quanto dos gays que, convenhamos, não são tão bem informados assim. (Essa coleção da YSL é sensacional mesmo, é o conceito que mais se aproxima do que eu acho ser elegante para o homem hoje em dia. Cravei nela como minha coleção preferida na temporada).

  3. São opostos complementares esses dois grande conceitos;menergy e ´´beleza maasculina mais delicada“, mesmo que tenham focos e públicos-alvo diferente ..um público poderia aprender muito mais um com outro,se essa barreira fosse quebrada, e então, muito da monotonia do vestuário masculino seria transformada em homens mais ´´fresh“, ou não.

  4. […] se atraem Voltando a questão do gênero, o feminino parece querer sair do armário do homens. Veja uma grife tradicional como a YSL, por exemplo… ser um homem feminino – YSL verão […]

  5. […] elegância retrô do verão menergy de Ricardo Almeida Como escrevi sobre a questão do homem frágil que domina uma parte dos lançamentos masculinos aqui e “lá fora’, e que também é […]

  6. […] ousadas de utilização desta ferramenta e fugir um pouquinho de certos esteriótipos. O FM mostrou aqui os sete vídeos apresentados durante o desfile masculino da YSL, que demostram como este meio é […]

  7. […] Mais do que misturar os códigos masculinos e femininos, com uso de silhuetas e tecidos “femininos… […]


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