Nome Próprio finalmente entra em cartaz

Às veses sou muito desligado. Eu não estava entendendo toda a onda sobre o filme “Nome Próprio”, pois eu já tinha visto. Depois percebi que tinha visto sua estréia na Mostra Internacional de Cinema. E até escrevi um texto. Como estou no fechamento da Playboy especial de 33 anos de aniversário, vou republicar, com direito ao comentário do Pedro Paulo, diretor de arte do filme. Tem um mais completo dele no blog do filme

O Vitor Angelo me alertou que eu vi uma outra versão.

nome.jpg

Estava em dúvida se ia ou não ia no lançamento dos livros de moda da Cosac&Naify, mas como era longe (Shopping Morumbi) e eu não tinha grana para comprar a caixa (R$ 189), resolvi mudar o rumo e ir na estréia de Nome Próprio do Murilo Salles, na Mostra Internacional de Cinema.

Amigos e conhecidos envolvidos no projeto: Pedro Paulo (diretor de arte), Silvia Hayashi (montagem), Clara Averbuck (textos), ou seja, bons motivos para ir.

O filme é uma adaptação dos livros “Máquina de Pinball” e “Vida de Gato”, da Averbuck, além de textos de sua autoria publicados na internet e em seu blog.

Vitor Angelo que estudou cinema e tal, sabe que quando eu saio de um filme, quase sempre repito: Não poderia ter menos 30 minutos??? Pois é…

nomeproprio.jpg

Tudo começa bem, com a ótima Leandra Leal. Gosto dela. Ela é Camila, uma escritora que expõe sua vida num blog literário. É interessante como visualmente o texto aparece no filme, que invade a tela na medida que Camila escreve sobre os infortúnios de sua vida amorosa.

Tudo é muito intenso. Intenso até demais. O filme ganharia alguns pontos com um pouco mais de humor, como na cena que ela dopada de anfetaminas começa uma faxina que inicia na cozinha e acaba nas escadarias do prédio.

Para quem escreve blog, muitas cenas fazem sentido. Pensei a certa altura que deveria mudar os rumos do meu: ela consegue até um fã que paga o aluguel para ela, presentes de um chá de panela virtual. Hummmmm… Porém, lá pelas tantas, o filme degringola. Ela conhece ao vivo o homem com quem ela troca emails, ele comenta cada um dos posts do blog dela, enfim, seu homem perfeito.

A partir desta experiência, ela finalmente consegue escrever seu tão sonhado livro. Aí uma duplicidade entre Camila “real” e Camila “personagem” se cruzam até o desfecho constrangedor. Se a Camila “real” tivesse seguido o que disse quando cruzou com seu homem perfeito, o filme poderia ter tomado um rumo melhor: “Não quero te conhecer, quero continuar com meu Daniel. Daniel que eu construi”. Mas não…

De qualquer forma, o blog tem seu primeiro retrato no cinema brasileiro, confirmando sua importância no cenário urbano. Ah! Não é pouco, é?

P.S. Blog tem disso, gente que não entende de cinema e escreve sobre…

COMENTÁRIO DO PEDRO PAULO

adorei te ver no filme.
só pra melhorar a conversinha,
queria deixar registrado o quanto apanhei
para conseguir botar tudo dentro do ano de 2001,
pois se pra maioria das coisas do universo foi quase ontem,
pra internet e etc foi quase no século passado.
ícones, sites e etc.
o que valia em 2001 já não vale mais em 2006, quando fizemos o filme.
é difícil medir esta ambientação, que também não é vazia, pois o filme é sobre blog…
dá pra notar certa estranheza nas horas de som de conexão por telefone
e quando ela pede busca em altavista e nada de google pelos idos de 2001.
quanto ao tempo total do filme não me incomoda não,
as pessoas falam que o filme é longo,
o que me dá uma sensação de que estão falando que ele é arrastado,
mas na realidade ele é grande mesmo, mais de duas horas, se não me engano…
o inicio é preso, mas quem já esperou por uma ligação
sabe que o tempo não passa meeessssmo quando ela não vem.
beijos pela presença sempre luxuosa
PP

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

