Resultado da PESQUISA FM: Perfumes masculinos

Acharam que a pesquisa não ia dar em nada, não é? Muito pelo contrário. Foram várias surpresas e informações novas chegaram. Primeiro quero agradecer a todos, meninos e meninas, que responderam a pesquisa.

Acreditem: mais de 80 marcas foram citadas! Claro que meu amigo Bruno Basso ajudou muito a subir este número, porque além de adorar perfumes, ele tem uma coleção invejável. Claro que por morar em Londres, ele pode se dar ao luxo de usar Parfum e nós aqui dos trópicos, com 9 meses de calor, nossas escolhas são menores.

Tanto é verdade que as marcas campeãs são fragãncias suaves próprias para os trópicos. Para ilustrar cada um dos perfumes, procurei usar os anúncios, porque revelam um pouco do espírito de cada um.

CK ONE (4 votos). Um clássico lançado na década de 90. É um perfume floral cítrico amadeirado. Na sua composição você primeiro sente (notas de cabeça) a mistura de Bergamota, Cardamomo, Abacaxi fresco e Papaya (mamão). Depois de algum tempo (notas de coração) ficam os cheiros de Hedione e Chá Verde, ao final seu rastro (notas de fundo) é feito de Almíscar e Âmbar.

Em segundo lugar ficou o ALLURE (3 votos) que é refrescante, suave, vinda da sua composição fresca de vegetais, quente da fava-tonca e da resina ládano, amadeirada do cedro e picante das especiarias.

Vários perfumes ficaram empatados em terceiro lugar, com dois votos cada um. Interessante notar que as colonias que lembram o mar foram bastante citadas, como:

ACQUA DE GIO composição fresca de vegetais, quente da fava-tonca e da resina ládano, amadeirada do cedro e picante das especiarias.

ACQUA DI PARMA é a mais famosa fragrância da marca, criada em 1916, Colonia Acqua di Parma possui uma composição natural, com notas de cítrus siciliano, alecrim, lavanda da Toscânia e rosa preciosa da Bulgária. A Acqua di Parma foi criada na cidade italiana de Parma era uma colônia utilizada nos lenços de homens elegantes.

AQVA BVLGARI A primeira onda tem um frescor ensolarado: é Petit Grain, uma destilação de folhas e galhos de laranjeira misturados com o aroma delicado e picante da mandarina. A santolina adiciona uma nota profundamente aromática, mas, então, a nota mais forte é revelada: posidônia, uma planta aquática pura encontrada no fundo do leito do mar. As notas finais são âmbar mineral com um tom de âmbar amadeirado e masculino inspirado nos minerais duros.

COOL WATER DAVIDOFF é Fougère fresco, para o homem ao mesmo tempo dinâmico, excitante e sensual. Suas notas combinam hortelã, alecrim, abacaxi, violeta, cedro, jasmim e lavanda.

Outra constatação é que existe uma preferência por aromas cítricos nos países tropicais, porque trazem esta sensação de frescor para quem usa. Nesta linha, empatados com 2 votos cada um temos:

EAU CARTIER Cítrico aromático, com notas de bergamota, folhas de violeta, lavânda, almíscar, patchouli e âmbar.

HUGO BOSS As notas de cabeça são verdes e efervescentes, com grapefruit e mandarina, mas inspiradas pela picante pimenta rosa.

L´EAU D´ISSEY MIYAKE: notas de Cabeça: Fresca, dominador, yuzu(cidra japonesa), coentro, tangerina, cytrus. Notas de Coração: Especiado, picante, açafrão, lírio, aquático, gerânio de bourbon, noz moscada, canela. Notas de Fundo: Amadeirado intenso, almíscar, âmbar, tabaco, vetiver, cypriol.

Outro perfume que também empatou com os cítricos acima, é o PHOTO COLOGNE FOR MEN do Karl Largefeld, que tem em sua composição frutas cítricas como a tangerina e bergamota, mas seu cheiro é mais próximo dos perfurmes amadeirados.

O único perfume sintético citado, é o sofisticado ODEUR 53 da Comme des Garçons. Ele foi criado para ser uma mistura única que não usam ingredientes naturais e sim essências que lembram o metal, oxigenio, dunas de areia.

2 Comentários

  1. Que bom que vc citou o Photo…pensei que só eu conhecesse….(rs) é um perfume,digamos da epoca em que eu ia muito à Gent’s,sabe (rs).
    Valeu, Ricardo.

  2. […] segunda matéria é sobre perfumes. A história começou aqui no blog com a pesquisa sobre quais os perfumes que os homens usam. Foi bem legal porque deu para entender qual o tipo de aroma que o brasileiro prefere. Em Cheiro do […]


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