Gente que faz: Olivia Hanssen

A coluna Gente que Faz é uma série de entrevistas com gente que eu gosto e ponto. Principalmente com aquelas que a maioria acha que conhece, mas não sabe da missa a metade. A entrevistada é a stylist, jornalista de moda e blogueira Olivia Hanssen.


Olivia Hanssen (foto: Fabio Motta)

Loira, linda e cool, ela faz parte da nova geração de talentosos stylists brasileiros. Ela sabe que não é fácil entrar neste restrito clube, mas foto por foto, trabalho a trabalho vai conseguindo definir seu lugar na moda. Sabe misturar elegância com modernidade como poucos.

Ela á trabalhou com fotógrafos importantes como Otto Stupakoff, Cristiano, João Wainer, Rogerio Cavalcanti, Rodrigo Marques, Daniel Klajmic, Marcio Simnch. Tem trabalhos publicados em revistas de perfis muito diferentes como Quem, Gloss, Veja, VogueRG, além de trabalhos para publicidade. Isso mostra que versatilidade aliada a estilo próprio é o que conta neste mundo.

Nesta entrevista, ela revela como começou, como pensa seu trabalha, o que inspira e o que pensa sobre moda e blogues. Uma delícia de conversa!

folha de são paulo, julho 2007
fotos daniel klajmic
beleza ricardo dos anjos
modelo renata klem

INICIO DE TUDO
O meu início como stylist foi supernatural, como todo o meu envolvimento com moda. Tudo começou quando era adolescente e acompanhei a Claudia Berkout que na época era editora de moda da Marie Claire (e casada até hoje com o pai da minha melhor amiga da escola) ao extinto Phytoervas Fashion, evento de moda que foi o embrião do que hoje é o SPFW.

Lá descobri que queria trabalhar com moda de alguma maneira. Anos depois tive a oportunidade de fazer faculdade fora e fiz Fashion Promotion no The London College of Fashion, onde me formei em jornalismo de moda.

Ainda em Londres, em um jantar em homenagem ao Alexandre Herchcovitch (trabalhei na sua loja) conheci a Isabella Blow, ela me deu uma carona porque moravamos uma do lado da outra… Essa carona virou uma convivência diária de seis meses onde aprendi muito mais do que em três anos de faculdade. Íamos em todas as aberturas, exposições, jantares e desfiles (o highlight foi um do Alexander McQueen, aquele do Carrosel, em que tinha um lugar marcado com o meu nome (!!) ao lado dos incríveis artistas plásticos Jake & Dinos Chapman).

Daí me formei, voltei pro Brasil e gradativamente as pessoas começaram a me chamar para produzir matérias e editoriais, sendo que uma das que mais me deu força (e dá até hoje) foi o Thiago Ferraz que eu adoro e admiro muito.


campanha lorenzo merlino, fevereiro 2005
fotos marcio simnch

ABC DO STYLING

A primeira coisa que faço é pensar nos desfiles que eu ví ao vivo, por isso que é tão importante ir aos desfiles! Dou uma olhada na internet e penso em peças que poderiam ser encaixadas no trabalho.

Depois vou pra rua produzir _ não tenho assisstente, faço tudo sozinha _ em lojas e assessorias que possam ter coisas para o editorial. Tem vêzes também que recebo imagens por email de estilistas ou pessoas que estão começando e se combinar com a matéria tento encaixar. Acabei de fazer isso no UOL Estilo com uma menina que faz uns biquinis lindos que me procurou pra mostrar o seu trabalho.

Em casa penduro tudo no acervo e começo a montar os looks, começando pelas minhas peças favoritas. Depois gosto de deixar a arara montada e antes de dormir dou uma repensada em cada look, cada motagem, se devo ou não alterar alguma coisa. isso é uma ótima terapia para dormir! Rs.

Na hora de apresentar os looks levo sempre algumas opções à mais só pra ter uma carta na manga. Acessórios e sapatos só monto na hora da foto, já com a modelo e a maquiagem prontas.


by your side
olivia hanssen & marcio simnch
soundtrack by cocorosie
resfest | 10 – são paulo, brazil

FONTES DE INSPIRAÇÃO
Tem as “clássicas” como revistas que eu sempre dou uma folheada, mas tento evitar este tipo de pesquisa, pois prefiro muito mais me inspirar em exposições, filmes, shows. Fora que tento viajar sempre que posso e presto muita atenção no que as pessoas estão usando ao meu redor. E blogs, claro. Meu namorado acabou de me mostrar o Google Reader então consigo ler vários blogs e e-mags em muito menos tempo do que antes, algo muito importante!

lorenzo merlino, inverno 2008
beleza robin garcia

DNA BRASILEIRO
Então, penso que cada caso é um caso e não podemos generalizar. A Osklen, por exemplo, representa e vende (muito bem, por sinal) o lifestyle carioca. O Ronaldo Fraga também, pra mim ele faz uma moda bem brasileira, mineira até. Mas daí temos vários outros que mesmo fazendo coleções inspiradas em algum aspecto do Brasil não tem necessariamente essa cara brasileira, pelo menos não pra mim.


quem, janeiro 2008
fotos fabio sarraff
beleza elièzer lopes
modelo sheila baum

MADE IN BRAZIL
Eu sei que a resposta é um pouco óbvia, mas acho que os gringos realmente podem aprender muito com a nossa moda praia. Nosso corte, tecidos e shapes, fazem que o Brasil esteja muito à frente, tanto que é por isso que a moda praia brasileira faz tanto sucesso lá fora. A Luiza Bonadiman, por exemplo, é uma que me impressiona a cada coleção, sem falar na Lenny, claro.

revista quem, julho 2008
fotos rogério cavalcanti
beleza raul melo
modelos paula zago & janete friedrich

BLOGUES

A grande vantagem é a velocidade que eles conseguem levar informação ao seus leitores e mais importante ainda é que os blogs mostram tudo através de uma visão pessoal, bem diferente de veículos de informação tradicionais. Acho que esse aspecto pessoal é bem importante e precisa ser levado em consideração pelos leitores.

O blog pra mim é uma válvula de escape onde mostro assuntos, imagens, notícias que vejo por aí e me interessam, tentando sempre mostrar esse ângulo pessoal, já que quem entrou no meu blog está ali porque quer saber o que eu tenho a dizer sobre determinado assunto. A única coisa que me incomoda é que às vezes não consigo postar todos os dias, por falta de tempo… Mas estou me organizando melhor pra conseguir isso, algo que acho bem importante.

campanha anual bradesco, março 2007
fotos marcio simnch
beleza andré gagliardo
LEIA MAIS GENTE QUE FAZ:
VITOR ANGELO
MARCELO FERRARI

13 Comentários

  1. Adorei a entrevista! Aquela parte que ela dá uma aula de como produzir e editar é ótima! Mas eu adorei mesmo a hora quando ela fala que prefere se inspirar em vídeos, shows e no que as pessoas estão usando! Muito bom!

  2. adorei, adorei adorei =)
    super obrigada por tudo querido. de verdade!
    bjobjo

    ah, dei notinha no meu blog tmb…

  3. O blog dela é sensacional

  4. fina, eu digo

  5. GENTE, EU E CRISTI TAMOS NO RIO LENDO PASSADAS E MEGA MAIS FÃS AINDA DE OLIVIA. MOÇA FINA E EDUCADA, LINDA COM QUEM A GENTE JÁ DIVIDIU COMENTÁRIOS EM DESFILES (PRA GENTE) HISTÓRICOS. OLHA, DE VERDADE, OLIVIA É TCHUDO. =)

  6. Sweet Olivia. Merece.

  7. Nossa, adorei! super incentivo para quem tá começando! Vou dar a dica no meu blog porque sempre aparece um perdido na vida que nem eu em busca de bons exemplos!

    abs

  8. AMO. Muito.

  9. ah gente, fique até emocionada com todos os comentários fofos =)
    bjs pra todos e super obrigada!!!

  10. Linda, loira, talentosíssima!

  11. adoro o blog dela, super exemplo pra quem tá na luta!!

  12. […] muita gente ficou curiosa. Ele é um dos nomes atrás do Refest e do selo Bizarre e é casado com a Olivia Hanssen, ou seja, a mistura de pessoas e tribos […]

  13. […] tem nunca data para sair, mostra seu quarto personagem. Depois de Marcelo Ferrari, Vitor Ângelo e Olívia Hanssen, é a hora e a vez do jornalista e editor Zeca […]


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

