CFW: Novo encontro com Niemeyer e a arquitetura

É minha primeira vez neste evento. A chegada tranquila, a assessoria de imprensa Tríplice Comunicação esperando no aeroporto. Aqui a gente não vai de vans, não. Carros pretos chiquérrimos nos levam para cima e para baixo. Dias de Gloria Kalil, sabe como?

A primeira surpresa foi o hotel. Estamos no Plaza Brasília Hotel, projeto do Oscar Niemeyer, meu querido objeto de pesquisa no mestrado de arquitetura. É o primeiro hotel da capital federal, fundado em 1958. Por aqui já passaram por aqui a Rainha Elizabeth, Che Guevara, Indira Gandhi. Há 20 anos atrás sofreu um incêndio e andava abandonado. Agora está todo restaurado, novinho em folha. Quando chegamos dei de cara com um painel do Athos Bulcão.

Quando estava fazendo mestrado, morei por uns tempos no Copan. Depois acompanhei a construção do Museu Oscar Niemeyer em Curitiba. Agora tenho esta outra oportunidade de conviver intimamente com outra obra dele.

40 minutos depois de deixar as malas no hotel, já fomos para o Centro de Convenção Ulysses Guimarães. O hotel fica na Asa Sul, perto do Lago Paranoá e o Centro na Asa Norte, então todo dia temos que passar pelo Eixo Monumental. O que para mim será um grande prazer.

O projeto original do prédio é de autoria do Sérgio Bernardes e foi inaugurado em 1973. Ele foi ampliado em 2001 e a ampliação coube ao mesmo arquiteto, que na época já estava com 90 anos. O lugar é imenso com uma área construída de 54 mil metros quadrados (em 315 mil metros quadrados de área total) e com capacidade para dez mil pessoas.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s