CFW: Akihito está pronto-para-usar

Betty Feliz, jornalista de moda from Vitória, declarou logo após o desfile do Akihito Hira Jr: “Vocês repararam como os melhores desfiles aqui em Brasília foram os masculinos? A moda feminina está muito igual. É no masculino que estão vindo as melhores novidades”.

Simmmmmmmmmmmmm. Escrevi isso na primeira CarasModas que a Regina Guerreiro me convidou para fazer em 2006: Regina Guerreiro assoprou de longe a nova brisa: “A moda masculina é mais inteligente do que a feminina”. O verão masculino espanta o mormaço e empurra longe a mesmice que ameaçava nossa melhor estação. Isso quando nem sonhava em me tornar editor de moda masculina.

Eu já tinha conversado com o Akihito antes do seu desfile, a quem chamo de Príncipe Akihito, numa brincadeira com a elegância do príncipe japonês, ou melhor, “O Reinante Imperador”, como ele é formalmente tratado. Já tinha visto alguns looks, visto seu book, mas passarela é diferente.

É incrível como alguém em apenas 2 anos consegue chegar onde ele está. Tem consciência que um desfile precisa de novidades e que uma linha comercial precisa dar alguns passos atrás. Akihito tem como inspiração uma mistura de uniformes ingleses usados nos desertos. A idéia foi boa, porque precisamos hoje de roupas formais para altas temperaturas.

Dos uniformes britânicos vêm a linha safari em caqui e branco. No tecido um pouco de elastano para conseguir uma silhueta mais fitness, como no ótimo conjunto de jaqueta+shorts+camisa com pregas. O acabamento interno é feito de seda com estampa exclusiva.

O comprimento do shorts é curto como já foi mostrado tanto em passarelas nacionais, quanto internacionais. Meu vizinho de blog, o especialista em moda masculina Sylvain Justum acredita que esta moda vai pegar. Tanto que esta semana vai colocar um editorial sobre bermudas urbanas no Hypercool. Eu acho que tem muito chão ainda por aqui, já que eu mesmo há um ano meio atrás usei e fui congado pela Regina Guerreiro. Ela acha que a imagem não dá credibilidade. Vamos ver. Anyway, eu já vou encomendar um conjunto do Akihito.

O estilista nascido em Bauru e radicado em Brasília, apresenta também um outro conjunto mais formal em príncipe-de-gales bem chic. É a sua versão entre o formal e ousado. Na lapela do paletó tem uma interessante costura que desloca um pouco este xadrez tradicional. O forro de seda também serve para pequenos acabamentos nos bolsos, lembrando vagamente os lenços que antigamente eram usados por homens elegantes e que aos poucos estão voltando.

Entre os hits, bermudas cargos que ganham bolsos extras que podem ser retirados. Tem várias calças e bermudas jodphurs que parecem ter conquistado seu lugar ao sol graças a Osklen. Muitos heteros antenados que conheço usam modelos da marca carioca.

O look mais ousado é uma saída de praia em cambraia de linho feita em moulage, técnica consagrada para o moda feminina, que aqui ganha uma versão interessante. Lembra o figurino do filme Lawrence da Arábia (1962) com Peter O’toole.

A jornalista de moda Mariza Macedo Soares já queria uma. Isso é uma informação interessante. Lembrei do sucesso que o Heidi Slimane fez com o público feminino na sua época a frente a Dior Homme. Muitas mulheres compraram roupas dele, o que causou um certo ciúme de John Galliano. Assim como várias mulheres querem a camisa florida do Ivan Aguilar.

Ou seja, informação+ousadia+consciência+talento é uma fórmula rara no mundo da moda. O novo príncipe da moda Akihito tem tudo isso. Ele vai longe.

4 Comentários

  1. Esse menino é incrível mesmo. Que desfile bom, não é???

  2. Ah Ivan! Não falei no post, mas ele super admira seu trabalho, querido!!!
    Sim, o desfile me impressionou muito, principalmente pelo pouco tempo que ele tem na moda.

  3. Ricardo, querido!
    Muito obrigado pelo post!
    E sim sim! Quando crescer, quero ser igual ao Ivan!
    Um grande abraco,

    Akihito Hira.

  4. […] Dos uniformes britânicos vêm a linha safari em caqui e branco. No tecido um pouco de elastano para… […]


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s