FM declara: NÃO AOS PORTAIS!

Depois de declarar NÃO AO POST PAGO, hoje o FM declara NÃO AOS PORTAIS.

Eu quase fui para o UOL a convite da Carol Vasone. Depois a história não andou porque não consegui um designer para minha transferência, teria que começar do zero, e o pessoal de desenvolvimento do UOL não conseguiria dar atenção. Achei que era um sinal.

Agora, minha grande amiga Claudia Assef, que está editando o Vírgula, convidou meu blog para participar deste portal. Tem toda a história da visibilidade, da possibilidade de anúncios pagos, da credibilidade do conteúdo. Pensei, pensei e repensei. Com toda a delicadeza que a Clau merece, acabei dizendo não. Aqui está o email que enviei para ela e representa minha posição sobre o assunto:

“Pode parecer pedante a primeira vista, mas estou mais romântico (no sentido da filosofia alemã, of course!) do que nunca. Acho que todos precisamos pensar em formas para que os blogues se mantenham, com anuncios, etc etc. A visibilidade é muito bem-vinda para maioria, etc etc.
Com um ano e meio de vida, acabei criando um network de leitores com pessoas voltadas exclusivamente para o mundo da moda. Tenho desde Alcino Leite, Costanza Pascolato, estilistas como Basso&Brooke até estudantes de moda espalhados pelo Brasil, além dos blogues de moda, claro.

Juro que muitas vezes fico espantado como um blogue que é um misto de diário com informações de moda e arte podem interessar a tanta gente. Anyway, vou escrevendo com toda liberdade do mundo, que não tenho em nenhum outro veículo para qual trabalho. Aqui uma notícia que não foi confirmada oficialmente, posso escrever um post DIZ POR AÍ, sem ter que checar a fonte como fazia na UOL e agora na Playboy.

Tenho sido procurado também para fazer publipost para marcas das mais absurdas. Fiz um manifesto dizendo que o FORA DE MODA não faz post pago. Eu ganho (mesmo que mal) para escrever em outras publicações. Então, o blogue se tornou um local de minha livre manifestação.

Quando vamos para outro lugar, seja o Virgula ou UOL, sim nossa visitação aumenta e muito, mas também atrai outras pessoas que não estão interessadas somente em moda e arte. Você pode alegar que também podemos lidar com um aumento de interesse na área que escrevemos e está certa. But….

Tudo isso, para dizer, com toda a delicadeza do mundo que você merece por ser minha amiga, o que torna tudo mais difícil, claro, que por enquanto, prefiro a independência do WordPress, de estar num lugar aberto, não ligado a nenhuma corporação.

Espero de coração, que não ache pedante ou qualquer outra coisa. É um momento romântico, purista, como só tive na adolescência quando acreditava que esquerda podia mudar o mundo!”

9 Comentários

  1. Nossa, amei! Concordo demais com sua posição – em relação aos dois assuntos aliás!

    Quem trabalha – ou trabalhou – em veículos sabe que é mesmo uma sensação indescritível de liberdade poder dar notícia apenas do que é de fato notícia!

    bjo

  2. Acho que o UOL , Tera, IG, Virgula…as vezes não tem toda essa audiência que dizem, e ficam atrás de BLOGS como o seu justamente pra tentar melhorar a audiência deles que na maioria das vezes não é qualificada.
    Não adianta quantidade se não tem qualidade de quem ler. Vejo que o tempo de permanência das pessoas nesses portais são muito curtas, é tanto anúncio tanto JABÁ que o usuário instintivamente sai do portal muito rápido.
    Acho que com seu trabalho e liberdade de escrita em breve vai achar alguém que vai lhe pagar pela qualidade de seu publico e suas matéria.
    Tenha calma! Pois podem estar querendo o seu público, Não o seu trabalho,.
    Se querem Oliveros, montem um projeto, um site decente e contratem ele pra escrever. Muito simples . rsss

  3. Ricardo,

    Cada vez mais admiro você , suas opiniões, seu trabalho, sua ética. Não por acaso, está nos meus favoritos.
    Parabéns.
    Beijo,
    Luciana

  4. Querido,
    Há um ano fomos convidados por um grande provedor nacional para migrar o Finíssimo pra lá. Eles prometeram mundos e fundos e além da visibilidade, disseram que bombariam nossa publicidade. Lemos o contrato atentamente e tivemos o cuidado e analisar a publicidade dos sites que já estavam no tal pool de parceiros deles. Resultado da análise: nao valeria a pena migrar e dissemos não. Apesar da dor no coração, foi uma decisão acertada. Ganhamos muito mais (financeiramente mesmo falando) ficando independentes. É isso.

  5. Oi Thales
    Tudo bem?
    No caso do Finíssimo não vejo problema algum, porque é um site, assim como o Chic, não é um blog. Vocês têm equipe e precisam pagar o salário de todos. O FM é um blog que tem somente uma pessoa escrevendo. É esta questão que o “manifesto” está falando.
    Beijos

  6. Alê, João e Luciana!!!
    Muito obrigado pelo apoio neste momento “romântico”. Como escrevi para o Thales, neste hora de febre, temos que saber a diferença entre blog e site. Temos uma estrutura diferente.
    Isso também não que dizer que estou contra quem foi. Continuo lendo blogues que migraram para portais como a Olivia, Sylvain e Maria. Estou colocando apenas um posicionamento pessoal.

  7. Ricardo, nao entendo desse bussines mas… liberdade é bom ne?
    Confesso que a publiciade de alguns blogs me da preguiça!
    Lendo alguns posts a relação com o consumo as vezes fica confusa pra mim, mas como eu nao sou desse mundo, talvez seja ignorancia minha! mas desconfio que aquela opinião nao seja realmente do autor e sim daquilo que ele tem que falar e gostar!
    Mas se vc mudasse eu iria continuar lendo, e… respondendo o seu questinamento:”Juro que muitas vezes fico espantado como um blogue que é um misto de diário com informações de moda e arte podem interessar a tanta gente” facil! Vc escreve bem e sempre tema assunto! e as pessoas (eu pelo menos) , gosto da diferença, da variedade,sou advogada mas sinceramente: o “meu ” mundinho cansa, gosto de ver, ler, ouvir muito e tudo o que eu puder, pq acho que assim se evolui e assim acho que serei uma pessoa e mae melhor!
    bj

  8. Oi Ricardo,
    eu ainda não entendo direito esse tipo de problema, mas concordo com a sua posição. Eu ainda sou uma adolescente que acredita que a esquerda pode mudar o mundo!
    Abraço

  9. os portais têm feito isso com frequência. Tentam engolir os blogueiros. Parabéns pela decisão.


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

