João Braga dá curso sobre História da Moda para jornalistas

Estudar nunca é d+. Não sei de quem foi a idéia, mas hoje começou um curso de História da Moda para jornalistas da ABRIL dado pelo João Braga. Ele vai falar sobre as dinâmicas da moda ao longo do tempo e apresentar o trabalho, as inspirações e os processos de criação de significativos nomes da moda mundial, bem como a importância de cada um para a História da Moda, num total de 8 aulas.

Peguei “emprestada” esta foto do site Finíssimo (Tudo bem, não é Thales?)

Hoje, ele fez um apanhado histórico falando sobre sobre os períodos históricos e como a moda surgiu. Ele tem uma capacidade de síntese muito grande, sem perder questões fundamentais sobre o história e a cultura de cada período abordado.

Ao mesmo tempo, Braga conta um monte de coisas curiosas, como por exemplo, que foi graças a armadura medieval que uma indumentária foi pensada em partes. Ou que a palavra “investimento” vem de vestimenta, já que na Renascença as roupas eram tão ricas, com bordados feitos de fios de ouro e pedras preciosas, que quando um nobre estava em apuros financeiros era só ir no guarda-roupa e ir retirando seus adornos.

São duas horas que passam rápido. Sei que todo mundo adoraria que eu fizesse um post a cada aula. Mas depois da experiência de hoje, confesso que seria impossível. É muita informação!

1ª aula

01/10: Linha histórica do tempo inserida nas dinâmicas da moda

2ª aula

22/10: Continuação e finalização da linha histórica do tempo inserida nas dinâmicas da moda

3ª aula

29/10/2008: Os precursores: Rose Bertin, George Bryan Brummell, Charles Frederick Worth, Jacques Doucet, Redfern, Paul Poiret, Mariano Fortuny, Mena Fiala.

4ª aula

05/11: Os clássicos: Chanel, Madeleine Vionnet, Jeanne Lanvin, Lucien Lelong, Valentino, Giorgio Armani, Oleg Cassini, Walter Rodrigues.

5ª aula

12/11: Os mestres: Cristóbal Balenciaga, Christian Dior, Jacques Fath, Hubert de Givenchy, Yves Saint Laurent, Dener Pamplona de Abreu, Oscar de la Renta, Claude Montana.

6ª aula

19/11: Os inovadores: Pierre Cardin, Paco Rabane, André Courrèges, Jean-Paul Gaultier, Walter van Beirendonck, Hussein Chalayan, Zuzu Angel, Victor et Rolf.

7ª aula

26/11: Os exóticos: Elsa Schiaparell, Emilio Pucci, Zandra Rhodes, Vivienne Westwood, Christian Lacroix, Giani Versace, Lino Villaventura, Dolce & Gabanna.

8ª aula

03/12: Os contemporâneos: Issey Miyake, Rei Kawakubo, Martin Margiela, Calvin Klein, Alexander McQueen, John Galliano, Alexandre Herchcovitch, Ronaldo Fraga.

Anúncios

3 Comentários

  1. adoro essa estória do investimento. adoraria derreter as roupas de vovó pra ter ooooouro puro. =)

  2. Que inveja branca!! Queria participar dessas aulas… daria até a ponta do dedinho… brincadeira.

  3. Fiquei sabendo que tava rolando esse curso na abril, vou tentar me infiltrar lá! estagiária também pode ? haha


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s