Umbro apostando na moda

Na sexta fui almoçar com Paulo César Viscardi, Diretor da Umbro Brasil, para conhecer mais de perto a marca. Como todos devem imaginar meu conhecimento de futebol é quase zero, torço pelo Flamengo e sei que ele começou bem no Campeonato, depois caiu, subiu, e tomou uma goleada do Atlético Mineiro na Maracanã.

Durante o almoço a conversa foi ótima e ele me contou as novidades da Umbro. Paulo é um gaúcho bem simpático e falou o que ele pensa sobre a moda masculina e fiquei bem surpreso com seu conhecimento. A certa altura, ele disse que o investimento na linha casual da Umbro deveria crescer, já que seus concorrentes entenderam que as marcas hoje não sobrevivem somente com linhas de alta performance. Foi ótimo porque é sempre bom conhecermos gente em alguma posição de comando dentro de grandes empresas olhando para a moda.

Confesso que achava que a marca era italiana, mas ela foi fundada pelos irmãos Humphrey, mais conhecidos como “Humphrey Brothers”, em 1924 na Inglaterra, mais precisamente em Manchester. No começo, contou Paulo, os uniformes eram feitos por alfaiates, então ele acha perfeitamente natural a associação da marca com uma linha casual. Bom link o dele.

Falei para ele que a marca deveria fazer uma linha de ternos especiais para os times que eles patrocinavam, pois hoje muitos jogadores são sinônimo de elegância como o Kaka, modelo das campanhas do Armani, ou mesmo o fashionista, Beckham, e isso seria uma contribuição muito boa em termos de imagem para o homem brasileiro.

Depois segui para o show room da marca. Lá vi agasalhos bem transados, tênis, cardigans de lã, vestidinhos para meninas, tudo com uma inspiração meio retrô, tendo tanto o símbolo da Umbro como padrão, referências da Inglaterra como sua bandeira. Tem uma influência também da cena underground londrina. Mas o que conta é mesmo o tal football style.

O showroom divide o espaço com uma guerrilla store com produtos da Nike, Puma, Adidas. Eles também tem uma marca própria, a Size. O ambiente lembra um loft industrial e tem sempre uma música eletrônica tocando por lá. Quem quiser conhecer fica R. Andrade Pertence, 68 – Vila Olímpia. Tel.:(11) 3881-5244.

Me perguntaram novamente se eu gostava de futebol. Fui sincero e disse que não, mas que me interessava pelo lifestyle ligado ao futebol. Bingo! Ganhei de presente um livro incrivel patrocinado pela marca em que o fotógrafo Levon Biss percorre o mundo atrás da relação do futebol em diferentes culturas e meio sociais.

Foto feito no Peru por Levon Biss para o livro One Love

Fiquei interessado na Umbro e nas suas relações com a moda. Entre uma googada e outra, descobri que o estilista britânico Kim Jones fez várias coleções para Umbro. Ele é um nome bem interessante e suas roupas são vendidas na Dover Street Market, Maria Luisa ( a loja multimarcas parisiense preferida da Legendária), Fred Segal, Opening Ceremony. Além disso ele foi o vencedor estilista da moda masculina pelo British Fashion Council em 2006.

Um dos inúmeros modelos de tênis que o Kim Jones criou para Umbro

E aqui tem uma entrevista feita pela Hint Magazine com Kim Jones nos bastidores da semana de moda de NY nos lançamentos das coleções Outono/Inverno 2007:

Anúncios

1 Comentário

  1. Muito show o post..adorei conhecer um pouco da marca tb…assim como vc nao sou ligado em futebol..Só uma pergunta onde acho esse tennis incrível aqui no Brasil? abs
    http://www.marcvisao.blogspot.com


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s