Prêmio Moda Brasil: ah tah!

Glória Kalil a grande vencedora e Lenny uma das mais aplaudidas da noite (Charles Naseh para o Chic)

Ontem no Prêmio de Moda Brasil, no meio de uma explicação da Regina Casé dizendo que quando os jurados estavam entre os indicados, eles não votavam, eu soltei sem querer um sonoro Ah Tah! que ecoou no Teatro Municipal. Oooppsss!

Antes mesmo de conhecermos os vencedores, a maioria com quem conversei falava da obviedade dos indicados e alguns manifestaram isso publicamente como os blogues de Mario Mendes e Biti Averbach. Depois de ver todo o povo da moda reunido, longe das semanas de moda, me pareceu que prêmio criado pelo José Mauricio Machine estava chegando com alguns anos de atraso.

O júri bem que tentou agradar gregos e troianos, mas vamos combinar que o primeiro prêmio dedicado à moda brasileira deveria ter evitado algumas saias-lápis. Tem gente que ganhou pelo conjunto da obra e não pelo que realizou no último ano, como declarou o Duda Molinos ao receber o troféu de make up. Ou ainda, no chic discurso de Gloria Kalil ao receber seu segundo prêmio da noite por melhor jornalista de moda: “Há mais jornalistas de moda ativas. Acho que ganhei por antiguidade”, além de citar inúmeros nomes de jornalistas.

Já que a intenção muitas vezes foi homenagear muita gente que de fato construiu a moda brasileira, deveria ter uma grande homenagem para eles, assim não teriam que concorrer. Se houvesse a tal homenagem, não seríamos obrigados a ver um jogral de quinta série com as atrizes Maitê Proença, Camila Pitanga, Juliana Didone, Paola Oliveira e Luana Piovani, com frases de estilistas famosos.

Muita gente comentou, por exemplo, que o stylist Felipe Veloso, mesmo tendo uma trajetória interessante, não tem a mesma estatura do Paulo Martinez ou Giovanni Frasson. Ou como que o Oskar Metsavaht vence o Giovanni Bianco na categoria direção de arte?

Ainda na festa, um grupo juntou-se a colunista do JB Heloisa Tolipan para comentar os pontos altos da festa.

Veja quem são os ganhadores do Prêmio Moda Brasil:

Estilista Moda Masculina – Alexandre Herchcovitch
Estilista Moda Feminina – Reinaldo Lourenço
Estilista Revelação – R. Groove – Rique Gonçalves
Coleção Moda Praia – Lenny
Stylist – Felipe Veloso
Desfile do Ano – Maria Bonita Verão 2009 – (direção de desfile: Daniela Thomas)
Make Up – Duda Molinos
Hair-Stylist – Max Weber
Fotógrafo – Bob Wolfenson
Campanha Publicitária – Osklen Inverno 2008 (direção de criação: Oskar Metsavaht)
Modelo Feminino – Raquel Zimmerman
Modelo Masculino – Leo Peixoto
Designer de Acessórios – Francesca Giobbi
Figurinista – Marilia Carneiro e Karla Monteiro, por “Os Desafinados”
Veículo Mídia Impressa – “Vogue”
Veículo Mídia Eletrônica (Web) – Chic
Veículo Mídia Eletrônica (Programa de TV) – GNT Fashion – GNT
Jornalista de Moda – Gloria Kalil


19 Comentários

  1. Ai, nem te vi lá! Mas super concordo com o que você disse aqui. Valia muito mais uma homenagem do que esse meio que concurso para ver quem é melhor. Mas agora que os grandes já foram homenageados vamos ver se nos próximos nomes mais interessantes e ativos de fato aparecem na lista de indicados.

  2. […] blogs já postaram textos ótimos sobre o evento. Glauco contou suas impressões super sinceras e o Oliveros […]

  3. torcer pra no próximo as coisas melhoraram, mas acho que no fim vai acabar sendo essa mesma coisa sempre: óbvia e sem graça.

  4. gentemmmm, que premiação foi essa? tudo carta marcada. esse conceito de jornalista de moda então me dá meda… sem desmerecer a glória kalil, mas como disse no sue discurso “tem outros jornalistas na ativa por aí”. sabe aquela banda do hermes e renato? cansei de ser hype!

  5. Eu particularmente, enquanto ilustre desconhecido e desconhecedor que sou, me inscrevi, num prêmio que foi divulgado há um ano atrás que era para divulgar talentos fora do eixo Rio – São Paulo. Depois de nos esmerilar aqui na terrinha, com uma equipe que graças ao bom pai é fabulosa, que coloca a cara a tapa e que tem trabalho no mínimo mostrável, fiquei bem chateado quando da divulgação dos concorrentes. Eu, de verdade, duvido que o Paulo Martinêz tenha perdido tempo e enviado trabalhos para concorrência. Não me entendam mal, acho o trabalho do Paulo brilhante e primoroso e o brasil inteiro deve reverências ao que ele faz fez pra moda no país. É um Mídas. Mas perá lá, né? Será que eu viajei completamente errado, ou o quê?? Querem saber: fiquei chateado com o tempo que perdi, acreditando na mesma e velha balela pra trouxa! Um joguinho “cafona”de cartas marcadas. Pronto falei!

  6. felipe veloso melhor stylist ecoou em sp ainda ontem a noite!
    meu deus que moda é essa?
    sendo que o paulo martinez tem toda uma vida envolvida com a moda!
    basta citar que ele e o frasson trabalhavam juntos com a regina guerreiro na vogue né!
    estranho esse premio.
    triste e lamentavel!
    e mais estranho ainda se o premio é sobre a moda brasileira pra que usar dior,miu miu,prada,ysl?
    não seria melhor valorizar a moda made in brazilllllllllllllllllllllllllllll!
    preguiça!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. Oliveros mais uma vez tenho de concordar contigo, que prêmio foi esse?????Por que não fazer como no Oscar criar uma premiação para as pessoas que tiveram uma importância ao mundo da moda no conjunto da obra. Temos um prêmio que ja começa sendo posto em duvida da sua importância. Acho importante respeitar essas pessoas que estão a tempo mostrando e abrindo portas pra gente nova como eu, e que tanto admiro como o Paulo Martinez, Giovani, porém acho que não foi um bom começo. Agora que se foi seguido esse critério no primeiro, que pelo menos realmente as pessoas que relmente merecem tivessem sido premiadas. Bom, vi a premiaçõ e preferi acreditar no minha relação de ganhadores, acho que muito mais justa e menos óbvia. Abafa…..

  8. Acho uma grande besteira essa férrie em cima deste premio de “cartas marcadas”. As pessoas estão superestimando a importancia de um premio que só tem toda essa midia por conta dos organizadores e o dinheiro que está envolvido por trás. E quando dizem que brasileiro tem memória curta é verdade mesmo neh! Vejo em todos os veiculos citando que é o primeiro premio de Moda no Brasil…será que as pessoas esqueceram da importancia que tiveram similares nos anos 90 como o Pythoervas Fashion Awards, o Premio Rio Sul de Moda e do mais recente Premio ABIT Fashion, que por sinal pareciam ser bem mais serios, pois tive a oportunidade de estar nos outros tres eventos no meu inicio de carreira. Saudosismo a parte, deixem o Iguatemi e sua prole presentear quem eles acham que tem importancia e nao quem merece…Um dia a Moda brasileira será realmente séria e espero estar vivo um dia pra ver isto! Amém!

  9. hahahahahaahahahhahaahah adorei teu comentário!

    delício :*

  10. FORA TODA ESTA PANELINHA NA ENTREGA DESTEs PREMIOs,ONDE QUEREM MANIPULAR AS PESSOAS,EU DIGO QUE NAO SO É MARKETING MAS TAMBEM SAO OS MARKETEROS QUE ESTAO INVADINDO O MUNDO DA MODA,O NIZAN AGORA COM ESTA SEMANA CLARO RIO SUMMER,GOSTARIAMOS SO DE MAIS TRANSPARENCIA….

  11. Eu também espero ver a moda brasileira respeitada, tratada como cultura e séria.
    Um prêmio com jurados concorrentes, que não homenageia, e sequer menciona o celeiro de novos talentos que abastece boa parte de tudo o que se conhece (marcas e spfw) realmente precisa evoluir muito. Ah, e investir um pouquinho mais em uma produção mais bacana de palco do que investir todo o $$$ na vinda de celebridades que…o que tem a ver com o assunto?

  12. Muito boa suas colocações…este porêmio soou de um ridículo premiável.

  13. Gostei do seu “Ah tá!” rs bom se eu estivesse lá não seria phyna,jogaria um pqp na hora uhum.E me desculpa Alexandre Herch ganhou a pelo amor de Deus eu odiei o SPFW.
    Olha eu a íntima aqui rs
    entreili e gostei o meu blog tá no começo ainda aparece se quiser o/

  14. Parabéns pelo blog!

  15. Well !!!
    Este panelaço acontece e aconteceu mesmo, o que as pessoas se enganaram foi o fato de terem usado o nome BRASIL de MODA, acredito que foram infelizes no título, até mesmo homenagear por conjunto de obra deveriam ter um olhar Brasileiro e discutirem as “obras”. Esta ciranda das cadeiras marca e mostra que não adianta discutirem A Moda Brasileira, nós não a temos, temos sim uma MODA FEITA NO BRASIL. voilá

  16. Ah Vá! (2)
    Que novidade!

    http//meninamalvada.wordpress.com

  17. Concordo plenamente com vc. Esse prêmio foi uma furada!

  18. POR TANTOS COMENTARIOS GONGANDO PELO VISTO OQUE ROLOU FOI O “PREMIO DEMODÊ BRASIL”, QUE PENA, MAS VAMOS DAR UMA CHANCE PRA TURMA DA VANDERLÉIA GENTE AFINAL ELA E…ESTÃO NA CRISTA DA MODA.

  19. […] O júri bem que tentou agradar gregos e troianos, mas vamos combinar que o primeiro prêmio dedicado… […]


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

