Casa de Criadores: segundo dia

Muito atrasado, eu sei. Foi tanta coisa nos últimos dias que deixei o blog meio de lado. Como diz a Sachi, “movimento slow-blog”. Mas como já tinha feito as notas do segundo e terceiro dia, vamos aos destaques.

O segundo dia foi de 2 marcas veteranas Gêmeas e P´tit , e uma muito nova: Der Metropol.

gemeas

A Carol e Isadora Foes Krieger, que no Verão fizeram um belo desfile na Casa das Rosas com inspiração no folk, desta vez voltaram ao balé e a personagem de Juliete Binoche no filme Perdas e Danos, claro que sem perder o lado rocker que elas sempre tem.

gemeas2

Elas começam com uma linha de vestidos sexies e curtos em negro, que vão dando lugar aos vestidos-chemise com cintura marcada em lamê dourado e prateado e negro. Eu que não sou chegado muito em brilho, então gostei do bonito efeito que elas conseguiram com um tecido transparente com estampa rendada usado sobre um vestido-tubinho prata. Chic e sexy ao mesmo tempo.

gemeas3

É sempre bom acompanhar a evolução de uma marca e as gêmeas tem trilhado um caminho bem interessante ao misturar seu punch rock com outras influências com resultados cada vez mais femininos. Já no masculino, com apenas 4 looks ficaram devendo, né?

A outra marca veterana, P´tit, desde a coleção passada começou um movimento bom para suavizar suas criações entorno da pesquisa de tecidos antigos. Criação a 4 mãos não é tarefa fácil, porque tem muitos desenhos juntos.

pitit3

A inspiração veio do Art-Déco, que apareceu mais em nos últimos looks como uma junção de estampas num vestido e no peito de um longo. Eles poderiam ter ido mais fundo na pesquisa, a sinuosidade das linhas do movimento, que é considerado uma das premissas para o modernismo, ficou muito diluído em algumas formas ou numa ombreira mais marcada.

pitit1

Contudo, ver que eles buscam uma contenção no estilo, propondo looks menos rebuscados, com sobreposições menos complicadas, é um bom caminho. E já que eles não vão abandonar o aspecto retrô que os acompanha,  mostram um desejo verdadeiro de evolução desta identidade da marca.

pitit4

A Der Metropol fez sua estréia elogiadíssima no Projeto Lab na temporada de Verão. Agora, Mario Francisco volta em carreira solo sem sua parceira de feminino, Luciana Campos. A inspiração veio da perigosa visão grunge da banda Alice in Chains. Perigosa porque a primeira coleção tinha uma pegada de lenhadores, então poderia ser um repeteco. Segundo, porque mesmo os anos 80 ainda sejam uma referência muito forte na moda, e o xadrez continua em alta, é muito difícil ser atual nesta linha.

der

Mas não é que o Mario Francisco se saiu bem? Tudo bem, que a forte estamparia do passado ficou restrita a um coração sangrando e ao desenho de flores. O melhor foram os exercícios com calças de cavalos baixos, com zíperes e abotoamentos em diagonal.

der2

Ele se arrisca mais em incursões em alfaiataria com blazers e calças em cetim listrado. Se tem um tecido difícil de trabalhar é este. O brilho e o caimento acabaram por encobrir um pouco a modelagem e a construção das roupas, que se destacaram mais nas malhas e moletons.

der3

Por outro lado, uma supresa boa foi sua camisaria, com interessantes efeitos na camisa listrada e no acabamento de uma branca com estampas de rosas, bem bonita. O feminino continua mais fraco e a marca deveria investir com mais foco no masculino, este sim, pela segunda vez melhor.

der4

Penso que com o tempo, se o Mario Francisco desenvolver mais no streetwear com toques de alfaiataria em tecidos mais simples, seu masculino pode fazer a diferença.

FOTOS: Charles Naseh (Chic)

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s