Retrospectiva FM: abril 08

Em abril eu estava bem ansioso com a publicação da minha primeira colaboração para PLAYBOY. Resolvi contar um pouco sobre o conceito de cada editorial.

O conceito de todos os editoriais é “Um homem elegante, é um homem bem informado”. Existe agora um termo chamado menergy que é uma contraposição ao metrossexual, menos afetado, mais natural, mais real. Todos os editoriais têm isto como fio condutor.

Uma pessoa que admiro muito é Karlla Girotto. Fiz um post comentando as relações que ela estabelece entre arte e moda.

karlla-adormecidas.jpg

A performance “Invisível”, consiste numa mulher que dorme com a roupa durante uma noite na Galeria Vermelho. Seu sono é velado por um homem que usa uma roupa em que se assemelha a um animal. Embaixo uma mulher representa o tempo. Eles permaneceram lá durante a noite, sem que ninguém pudesse presenciar a ação. Era o inverso da superexposição que ela sofreu nos desfiles cariocas.

O mês foi muito corrido. Então republiquei um texto da época do BlogView que fala sobre como sobreviver de moda no Brasil é muito difícil e como muita gente ainda acha que é assunto menor:

Fui tentando me acalmar e me lembrei do desfile do Adriano Costa, (uma das minhas performances como modelo, UIUIUI), que duas frases sintetizaram a coleção: A moda não vai salvar o mundo e A arte não vai salvar o mundo. Sim, a mais pura verdade. Depois, me lembrei de uma conversa no Fashion Rio com uma editora de moda de uma revista que não é de moda, e ela contou que a diretora de redação sempre ligava dizendo: “Ai, já que você está aí SÓ vendo desfiles, será que não daria para…” e o quanto ela ficava incomodada com a palavrinha SÓ. Sim, nas redações de jornais e revistas, a maioria acha que estamos lá nos divertindo e que moda é assunto menor.

Ao mesmo tempo que o FM estava completando um ano de vida, fomos todos tomados de assalto com a morte do Ailton Pimentel. Uma tristeza geral na moda brasileira.

airton.jpg

Quanto tempo eu conhecia? Já perdi as contas. Assim como ele, trabalhamos com um monte de gente. Ele já tinha passado pela Regina Guerreiro, Lilian Pacce, Vogue, depois foi editor da FMag e ultimamente colaborava no UOL. Nas salas de desfile, estava sempre com seu grande amigo, Paulo Martinez.


Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s