Bastidores de um desfile moda: Cenografia

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Cenografia do Marton para Herchcovitch Inverno 2007

A passarela de um desfile é muito mais do que apenas o espaço por onde caminham as modelos – assim como a luz e a trilha sonora, ela serve para expor ao público o clima e o ambiente imaginado pelo estilista para apresentar sua coleção. É, assim como as roupas, uma imagem que deve ser bem elaborada e impactante. Alguns criadores optam por uma passarela simples, pretas ou brancas, mas há quem prefira cenários que reforcem a imagem proposta para a coleção.

Nome de respeito na área, José Marton é recordista de projetos temporada de lançamentos de Inverno 2007, assinando os cenários da Forum, Triton, Alexandre Herchcovitch (feminino), Iódice, Neon, André Lima, Vide Bula, Cori e Zoomp. Abaixo ele explica tim-tim por tim-tim como se planeja um bom projeto cenográfico.

Primeiro passo: “Briefing com o estilista. Peço para que ele exemplifique seu desejo, com palavras e imagens. O stylist da marca muitas vezes está presente nestas primeiras reuniões”.

Segundo passo: “Aprofunda-se o briefing com o stylist. Vejo a cartela de cores da coleção, que conta muito na hora de propor o cenário, e procuro saber as sensações que se quer passar no desfile. Por exemplo: se a intenção é despertar um frescor, vou pesquisar materiais que produzem esta sensação”.

Terceiro passo: “Execução da maquete, que geralmente é feita numa escala 1:50, ou seja, cinquenta vezes menor que o tamanho natural. Este modelo facilita a visualização da proposta pelo cliente. E eu sempre indico que se olhe na altura do olhos, e não de cima, para se tem uma visão realmente das proporções. Procuro usar os materiais que vou empregar, ou pelo menos, uma representação destes. Esta é parte mais importante do processo, porque ali se decide por onde entram as modelos, o ritmo do desfile, a entrada do público, localização do pit dos fotógrafos. Um cenário é bom quando o desfile é bem visto tanto por cinegrafistas e fotógrafos, quanto pelo o público presente na sala”.

Quarto passo: “Detalhamento do projeto, orçamento e logística de montagem. Dada a aprovação, as partes do cenário entram em linha de produção. Muitas vezes, tenho quatro cenários sendo fabricados simultaneamente. Com muitos clientes temos tempo para isso, mas há casos em que se têm apenas sete dias, o que é muito pouco”.

Quinto passo: “A montagem do cenário é decidida pelo horário em que a marca desfila. Se ela é o primeiro desfile de uma sala, temos a noite toda para montar. Quando é a segunda, muitas vezes temos apenas duas horas. Finalizado este processo, temos a afinação da luz, o ensaio do desfile, e finalmente a apresentação.”

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3 Comentários

  1. Olá, bom dia!

    Primeiramente gostaria de elogiar o site e as dicas de desfile…trata-se de um trabalho realizado mesmo por profissionais!!!

    Em seguida, desejaria saber se vcs poderiam me enviar um modelo de carta de ofício e, se possível tbm um modelo de projeto para desfile de moda. Pretendo organizar um desfile em minha cidade, junto aos lojistas (patrocinadores).

    Desde já agradeço a atenção!

    Att,

    Amanda.

  2. Cara Amanda
    Isto é um blog e não um site, ou seja, ele é feito apenas por uma única pessoa. Sou jornalista, tenho a impressão que você deveria procurar um produtor para te ajudar ok? Boa sorte!

  3. Olá ,eu faço eventos na minha comunidade comunidade, festa da primavera, que é realizado um desfile com as moeadoras do local,eu gostaria muito de umas dicas suas como eu posso montar um belo evento,como eu posso fazer o processo das camdidatas,enfim gostaria muito pode conversar com você se possivel.
    grata!


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