Novos designers de jóias

jewellery1.jpg 

Como sempre eu digo, ESTOU jornalista, não SOU jornalista. Quando me passaram a pauta novos designers de jóias, confesso que sabia muito pouco sobre o assunto. Até já tinha feito uma pesquisa sobre a história do jóia e do adorno, mas era uma pesquisa hitórica, com os grandes nomes da joalheria.

Para esta matéria o que fiz? Consultei os amigos para me ajudarem em indicações sobre o tema. Recebi várias, e comecei a olhar o trabalho de cada um. Nunca imaginei que o universo fosse tão vasto, pois rico, a gente imagina que é.

É claro, estou fazendo uma seleção, não só em função dos talentos de cada um, e olhe que são muitos, mas entorno de uma questão que me surpreendeu no meio da pesquisa. Quem nem tudo o que reluz é ouro, ou a diferença entre jóia e bijuteria.

O senso comum nos faz acreditar que jóias estão associadas a materiais nobres, como ouro, prata e pedras preciosas e semi-preciosas. As bijouterias seriam mais baratas, porque os materiais não são tão nobres assim, correto???

+ ou -. As coisas nunca são tão simples assim. O que torna uma peça, uma jóia, além do material empregado, é ser uma peça assinada e geralmente não ser produzida em escala industrial. Um designer de jóia pode misturar materiais inusitados como madeira, titanio, como encontrei, misturado com outros materias e o produto que resulta é uma jóia. Em todos os sentidos.

A bijuteria é uma produção com escala maior. Mas aí me veio uma pergunta: existem bijoux que usam prata, pedras semi-preciosas e ainda assim são bijuterias.

Aí, me veio uma lição da moda, a diferença entre prêt-a-porter e couture. Você até tem um prêt-a-porter de luxo, mas ainda assim, não é couture. Assim como você pode ver algumas peças de couture com jeans, como em Chanel e Gaultier, e ainda assim é couture, sabe como?

Então, o que está me valendo como critério de seleção é: pesquisa de materiais, apresentar diferentes visões da joalheria, não ser um criador muito conhecido/fotografado por outras revistas, ter pouco tempo no mercado, estar disponível para ser fotografado entre segunda e terça, e ser de São Paulo, etc etc etc

Eu mesmo, muitas vezes, nem pararia para pensar quantas coisas entram em jogo numa matéria, aparentemente, bem simples. É isso que estou adorando no jornalismo Star Treck, conhecer mundos que eu nem sabia que existiam…

11 Comentários

  1. Olha o absurdo!

    Estadão contra os blogs

  2. Sabe o que eu adoro na moda?

    Como tudo pode ser mudado.

    Como digo, só depende do ponto de vista.

    Você entendeu isso, ao se ver empurrado pela idéia fixa de que jóia é carregar no diamante.

    Boa matéria.

    bjs

  3. Oi… Este é o site de uma designer de jóias brasileira que vive em Buenos Aires há pouco tempo. É bem legal o trabalho dela e parece que acabou de vencer um concurso importante por lá. Vale a pena dar uma olhada. Abraços!

    http://helenarezende.com.ar

  4. A Helena é super talentosa e fofa. O colar dela inspirado no filme “Encontros e Desencontros” ganhou um prêmio sim.
    Vale a pena olhar o site dela.

  5. […] Esta matéria que escrevi para Revista de Moda começou aqui no Fora de Moda, quando pedi indicações de designers de jóia. Recebi várias indicações bem […]

  6. GOSTARIA DE RECEBER INDICACOES DE DESIGNERS DE JOIAS, POIS MINHA EMPRESA ESTA LOCALIZADA NOS ESTADOS UNIDOS (FALTA CRIATIVIDADE) E IREMOS REALIZAR UM TRABALHO GRANDE NA EUROPA.

  7. Achei interessante, o que li , pois para o designer o importante , pelo menos para mim, e o que a peca representa pra aquela pessoa ,grupo , sociedade e para o mundo ,algo mais sutil e subjetivo do que somente o material que e empregado. Nao podemos esquecer que vivemos na modernidade e o momento pede que sejamos mais criativos lancando mao de materiais alternativos que carregam conceitos , e claro que exige dedicacao e muita pesquisa pois nao esta pronto , nunca foi pensado ou feito por alguem . O mundo pede cada vez mais criatividade , pois esta mais do que hora de pensar na sustentabilidade dos recursos naturais .

    • Por gentileza poderias remover meu comentario acima.Obrigada

      • gostaria de ter removido meu comentario desse blog, acredito que deva ser livre escolha a postagem de comentarios entao pesso que tenham consideracao de retirar ,pois nao julgue esse blog serio para postar meus comentarios. grata

  8. Oi Ricardo. Tudo bom? Li os comentários acima e gostária de saber se você poderia me passar o contato com o MARCO ANTONIO, que escreveu no seu blog no dia 8 Setembro , 2008, pois sou designer e estou procurando contatos fora do país.
    Obrigada.
    Grazi G.

  9. tenha a consideracao de respeitar o meu pedido e retirar meu comentario desse blog ,se for um blog serio faca isso, Marta


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário