Retrospectiva FM: novembro 2008

Novembro foi marcada pela tragédia em Santa Catarina

sc

Foto: G1

Ontem consegui finalmente falar com o Jaison Bogo, Presidente do Santa Catarina Moda Contemporânea. Dava para perceber que ele estava cansado. Sua fábrica, a Maré Cheia parou, assim como as indústria têxtil da região.

O Pense Moda rendeu mais uma vez muito pano pra manga

O evento PENSE MODA está (apenas) na sua segunda edição. Ele existe porque três jovens (Cami, Babu, Marcelo) resolveram que sim há a necessidade de se discutir moda, que está além da roupa que usamos dia-a-dia, fora das redações e por aí vai. Não tem a força de patrocínio de outros eventos como Claro Rio Summer ou Prêmio Iguatemi de Moda, já que pensar não gera dividendos. Será? A CAMI FEZ UMA REFLEXÃO PRA LÁ DE IMPORTANTE QUE VALE LER ATÉ O FIM.

Sobre a coleção Comme des Garçons para H&M

Entre os estilistas que eu adoro e venero está Rei Kawakubo. A loja de fast fashion desta vez se superou e convidou a estilista japonesa mais conceitual para elaborar uma coleção daquelas que fazem fila na porta quando são lançadas. Ela se junta a um seleto time de designers como Stella McCartney, Karl Lagerfeld, Viktor & Rolf e Roberto Cavalli.

comme

Sobre a história da roupa cáqui:

De acordo com João Braga, professor de História da Moda, “a primeira coisa foi se livrar dos enfeites e tecidos pesados originalmente utilizados na Inglaterra. Não podemos falar de camuflagem, porque é um conceito posterior, mas de um certo mimetismo na escolha da cor caqui, mais próxima dos tons da terra e da areia”. A palavra caqui vem do Persa khak que significa pó, e khaki que significa poeirento, empoeirado ou cor de terra.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário